Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Fujifilm FinePix HS20EXR
Fujifilm FinePix HS20EXR - Frente   Fujifilm FinePix HS20EXR - Costas   Fujifilm FinePix HS20EXR - Topo
Data da análise: 14/12/2011 Analisada por  B. C. Deiró
Resolução: 16 megapixels
Zoom óptico: 30x
Tela de LCD: 3 polegadas
Preço: Acima de R$ 1.700
Fabricante: Fujifilm
Modelo de Janeiro, 2011

Overview
C x C
Imagem 1 - 2
Conclusão
Especs
Galeria
F. Opinião
 Retratos com e sem flash
Sem flash, Balanço do Branco Incandescente Sem flash, Balanço do Branco Manual
Os retratos acima, tirados sem flash sob luzes residenciais, mostram que nessas condições o melhor é aplicar o Balanço do Branco Incandescente, apesar dele produzir cast um pouco alaranjado (ainda mais acentuado no modo Auto, não exibido aqui). O modo manual deste recurso beneficiou o colorido das fotos em outras situações, mas sob luzes de tungstênio produziu tom frio, a foto ficou rosada e a pele pálida. Ao lado,  sob o efeito do flash, o colorido da pele se aproximou bastante do real.
Boa notícia: nos testes com modelos humanos a Fujifilm FinePix HS20EXR produziu baixa incidência de olhos vermelhos.
É possível selecionar o fator máximo do ISO a ser utilizado pela câmera: 400, 800, 1600 ou 3200. Câmera sobre tripé, escolhemos o fator 400 para todas essas fotos. Como resultado obtivemos imagens quase sem ruído e ligeiramente suaves, ainda assim preservando finos detalhes, conforme mostra o close abaixo. Para evitar imagens borradas, lembramos que ao retratar pessoas não tão bem comportadas quanto nossa modelo será preciso elevar um pouco o ISO e pedir que fiquem imóveis durante o disparo sem flash.
Nível de ruído, JPEG e RAW
A Fujifilm HS20EXR mantém bom nível de detalhes e cores bem saturadas até o fator 400 da sensibilidade ISO em imagens JPEG. Certamente, fotos de assunto em movimento ou sob iluminação menos farta que requerem ISO 800 também produzirão boas cópias impressas, se você não exagerar em seus tamanhos. As imagens tornam-se mais mais suaves e a perda de detalhes evidentes nos fatores 1600 e 3200, que devem ser evitados sempre que possível.
Recortes (visualização 100%) de fotos JPEG e, à direita, no modo RAW, tiradas nos diversos fatores ISO.
No modo RAW as fotos não recebem na câmera o processamento que, para reduzir a granulação, elimina junto os detalhes mais delicados. Por isso, essas imagens conservam os detalhes e a saturação das cores. O fotógrafo poderá editá-las por meio de programas gráficos, reduzindo manualmente a granulação, de forma a preservar os detalhes que deseja.


A câmera ainda disponibiliza os
fatores ISO 6400 e 12800 para
fotos de até 8 e 4 MP, respectivamente,
mas os resultados são terríveis, como se
pode constatar à direita. Não é possível
contar com o socorro do modo RAW
nesses fatores que, portanto, devem
ser evitados a todo custo.
Nitidez no ângulo largo x telefoto
 . Observe a nitidez e o nível de detalhes deste detalhe, recortado de fotos de 16 MP. À esquerda, a Fuji FinePix HS20EXR fotografou próxima ao vaso, sem zoom, do lado wide (largo) de sua lente. Em seguida nos afastamos do assunto e aplicamos o zoom máximo: 30x.
Recorte em tamanho original: foto sem zoom Mesmo detalhe, obtido com zoom 30x
Os detalhes são mais impressionantes na foto sem zoom e a nitidez menos cortante ao aplicar o zoom máximo. Mas você não notará diferença nas imagens reduzidas para caber na tela dos computadores (ou TV), nem nas fotos impressas nos tamanhos recomendáveis para a resolução do sensor da máquina.
Purple fringing e outras distorções
Notamos baixa incidência de distorções como purple fringing nas fotos tiradas pela Fuji FinePix HS20 EXR. A distorção geométrica do tipo barril é evidente, conforme você deve ter observado na paisagem exibida da página anterior: os prédios encurvam para o centro da foto. Mais notada em paisagens com edifícios nas margens direita e esquerda do quadro (como a do teste), essa distorção é comum em câmeras com lente de ângulo largo, especialmente no caso da Fujifilm HS20EXR, que ostenta um dos ângulos mais largos encontrados nas digitais atualmente: 24 mm (equiv.).
Conclusão
B. C. Deiró         
Câmera de recursos avançados, a Fujifilm FinePix HS20EXR foi lançada para substituir a Fujifilm FinePix HS10, modelo também equipado com lente capaz de aproximar 30 vezes os assuntos. Forte apelo do novo modelo está no EXR que traz no nome e que dá ao seu sensor CMOS de generosos 16 MP a capacidade de se comportar de três diferentes maneiras. Dependendo da cena a ser fotografada ele prioriza o nível de detalhes, a gama dinâmica ou o controle do ruído, sempre para conseguir os melhores resultados.
Monitor articulável, criação de panorâmicas por varredura da cena, gravação de bons vídeos na resolução Full HD com som estéreo e de clipes com efeito câmera lenta, o que não faltam são diferenciais na Fujifilm HS20EXR. Além desses recursos em destaque na sua longa lista de "Prós", ela traz tudo o que se espera de câmeras digitais avançadas, como eficiente estabilizador de imagens, visor EVF com ajuste de dioptrias, sapata para flash externo, controle manual da exposição com modos de prioridades, produção de arquivos RAW (e RAW+JPEG), etc. Alimentada por 4 baterias AA, a Fuji HS20 EXR tira aprox. 400 fotos por carga das recarregáveis NiMH, número dentro da média em câmeras SLR-like.
A imagem produzida pela Fujifilm HS20EXR é de boa qualidade, nítida e com alto nível de detalhes. O colorido é confiável e vibrante, apesar de ter se mostrado pouco saturado nos detalhes das fotos de grandes planos tiradas no ângulo largo. Ao aplicar o zoom, as cores e impressionantes detalhes se revelam, não apenas nas fotos mas também nos vídeos.
Cuidado: o volume da câmera, peso, design e o zoom ajustável girando-se o anel da lente vão fazer você sentir como se estivesse operando uma câmera profissional, mas não se esqueça, ela não é uma DSLR e suas limitações aparecem nas fotos com pouca luz quando os fatores da ISO acima de 800 roubam a saturação das cores e os detalhes mais finos das imagens. Utilizada como a câmera bridge que é, a Fujifilm FinePix HS20EXR deverá agradar quem deseja exercitar os controles manuais, fazer belas fotos, retratos, cobrir eventos noturnos com flash e, ainda, esnobar nos estádios tirando 8 fotos por segundo para colaborar com o tira-teima.
Sobre os testes
Os testes aplicados pelo Câmera versus Câmera submetem criteriosamente as câmeras às mesmas condições de cena sempre que isto for necessário para validar a comparação dos resultados de diferentes digitais. Sugerimos aos leitores redimensionar e colocar lado-a-lado (ou acima e abaixo) as janelas do seus browsers de modo a facilitar estas comparações.


Voltar para a página Imagem-1

Galeria dos Usuários da Fujifilm FinePix HS20EXR: 33 fotos
para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida

Especificações da Fuji FinePix HS20EXR

Veja no Fórum de Opinião o que os usuários da Fujifilm FinePix HS20 EXR
revelam sobre ela... E se você já utiliza esta digital, dê também a sua opinião
Ir ao Topo
 
   
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2017    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados