Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Abertura do Diafragma
B. C. Deiró                 
Diafragma é o sistema que controla a abertura por onde entra a luz que vai impressionar o filme das câmeras analógicas, ou o sensor da digitais, para produzir a imagem. Quando maior a abertura do diafragma, mais luz entra, e vice-versa. Daí, as lentes dotadas de grandes aberturas serem denominadas "lentes luminosas". Essas lentes favorecem quem se dedica a fotos em ambientes fechados, nem sempre claros o suficiente: elas permitem entrar o máximo possível da pouca luz disponível, evitando fotos escuras.
É importante saber que quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo. Ao tirar um retrato com o diafragma bem aberto, por exemplo, você poderá ter o plano de fundo e os objetos à frente da pessoa fotografada desfocados: apenas a pessoa e o que estiver na mesma distância em que ela se encontra da lente sairá nítido. Esse efeito é interessante para dar destaque ao objeto em foco. Mas se você prefere que todos os planos da cena saiam nítidos, deverá fechar um pouco o diafragma aplicando aberturas menores.
 
Copyright©  Câmera versus Câmera
Concentramos manualmente o foco no quarto vaso (o de fundo branco). Na foto acima, aplicamos a menor abertura disponível, no caso f/6.6, o que estendeu o foco para todos os outros vasinhos, mais distantes ou próximos da lente. Na foto abaixo aumentamos a abertura para f/2.9: foi o suficiente para o comprimento focal
encurtar e perdermos a nitidez dos vasos mais próximos da objetiva.
Copyright©  Câmera versus Câmera
 
As aberturas são indicadas pelos números f. Veja sua escala, da maior à menor:
f/1, f/1.4, f/1.8, f/2, f/2.4 f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/45 e f/64.
Algumas pessoas encontram dificuldade para entender o porquê da abertura f/1 ser a maior de todas, já que o "1" é o menor número f. Basta notar que se tratam de frações e quanto menor o valor do divisor de f (como o 1), maior será o resultado (ou seja, a abertura), e quanto maior o divisor, menor o resultado. Assim, f/64 é a menor abertura. Prevenimos que as mais encontradas vão de f/2.8 a f/22.
A combinação entre a abertura do diafragma, a velocidade do obturador e o fator ISO possibilitarão, aos que possuem câmeras com controle total da exposição, aplicar técnicas que vão acrescentar ainda mais criatividade às fotos.
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados