Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Campo de visão das Lentes Objetivas
B. C. Deiró              
O campo de visão da lente, ou a extensão da área que se consegue enquadrar através da câmera, refere-se a seu comprimento focal que é dado pelos fabricantes em equivalência à tradicional fotografia de 35 mm. Quando você lê, por exemplo, "35 mm - 105 mm equiv.", significa que esse é o comprimento focal equivalente da lente, calculado a partir de seu comprimento real.
  . Ângulo Largo
Numa câmera com zoom óptico, o lado do ângulo largo é o extremo da lente sem zoom. Ao aplicar os fatores de multiplicação entramos no lado do telefoto. Se o comprimento focal da lente é, por exemplo, 33 mm - 99 mm equiv., seu ângulo largo (ou "wide", em inglês) é de 33 mm. Quanto menor for esse número, menor será o tamanho das pessoas e dos objetos visualizados através da lente, consequentemente, mais assunto vai caber no quadro e mais amplo será o ângulo retratado. Veja nas fotos abaixo a diferença entre as áreas capturadas por câmeras com lente de 31 mm e de 38 mm.
Copyright©  Câmera versus Câmera
Copyright©  Câmera versus Câmera
Copyright©  Câmera versus Câmera
A foto no topo à esquerda foi tirada com lente de 38 mm e a de baixo, com lente
de 31 mm, sempre do lado do ângulo largo. À direita, a área sublinhada, mostra
o que foi capturado pela lente de 38 mm em relação à mais larga, de 31 mm.
Fotógrafos que se dedicam a fotos de paisagens ou de grupos de pessoas dão preferência a máquinas dotadas de lentes com campo de visão amplo do lado do ângulo largo. Há câmeras com lentes de até 14 mm, mas as mais comuns possuem em torno de 28 mm. Chamadas grande-angulares, elas são raras entre as digitais para o público amador que dispõem de objetivas com ângulos moderadamente largos, normalmente entre 32 mm a 39 mm.
Para se ter uma idéia, segundo nossas avaliações e testes, ao ficar a exatos 3 metros de um grupo de pessoas posicionadas lado a lado, a lente de 28 mm enquadra 6 delas, com folga. A de 33 mm exigirá que você tire alguém da cena ou dê um bom passo em marcha a ré para se distanciar do assunto, ampliando a área capturada. Com lente de 39 mm o ângulo de visão compreendido é ainda menor e vai obrigar você a dar mais um passo para trás... ou a convencer o grupo a se unir mais.
 
  . Recurso para Panorâmicas
É possível fotografar paisagens satisfatoriamente amplas mesmo com lentes de 39 mm, mas para que a câmera jamais restrinja seus horizontes e criatividade, garanta-se com modelos que facilitam a criação de imagens panorâmicas. Com esse recurso você emenda várias fotos numa só composição e consegue resultados muito mais impressionantes que os obtidos até mesmo por objetivas super grande-angulares de 14 mm!
  . O Ângulo do Telefoto
Do lado inverso do ângulo largo e, portanto, ao aplicar o zoom óptico, entramos no ângulo do telefoto. No exemplo acima (lente de 33 mm - 99 mm, equiv.), ele corresponde a 99 mm. Quanto maior esse número, maior o assunto vai aparecer através da lente. Assim, na foto de um cesto cheio de maçãs, apenas uma delas ocupará todo o quadro, conforme você aplicar o zoom. Para conseguir isso, o ângulo de visão se “afunilou”, capturando uma pequena área da composição. Então, quanto maior o número, menor o ângulo, certo?
Copyright©  Câmera versus Câmera
Dica para usuários iniciantes: se o ângulo largo da lente é 33 mm e no telefoto 99 mm, o fator de aumento de seu zoom óptico é 3x. Basta dividir o valor do ângulo largo pelo do telefoto.
Assim, também têm fator 3x lentes de 38 mm - 114 mm. Já o fator do zoom óptico de
lentes de 35 mm - 210 mm é de 6x, e assim por diante.
 
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados