Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

BalanÇo ou EquilÍbrio do Branco
B. C. Deiró              
No esforço para reproduzir toda a riqueza do colorido real das cenas e preservá-lo da interferência de luzes (artificiais ou naturais) que possam alterar matizes originais, a fotografia digital traz um importante recurso, o Balanço do Branco (ou White Balance), também denominado Equilíbrio do Branco, que na maioria das câmeras é operado pelo usuário.
Enquanto na fotografia analógica era preciso adaptar filtros de cor às lentes para evitar color cast, na digital basta regular o Bal. do Branco da câmera. Assim, com um simples toque de botão, o fotógrafo ajusta a câmera para que os brancos do assunto se mantenham brancos na foto e que todas as cores sejam retratadas com precisão, livres da influência esverdeada das lâmpadas fluorescentes ou alaranjada das incandescentes, avermelhada do entardecer, azulada dos dias nublados, etc.
Além da luz artificial incandescente ou fria, a iluminação natural em suas diferentes temperaturas ao longo do dia concorrem para alterar a tonalidade das fotos. Veja abaixo, à esquerda, fotos no estado em que saíram de câmeras cujo Balanço do Branco não conseguiu controlar a tendência do vermelho, amarelo e magenta. As cores reais se revelam nas imagens à esquerda, após edição por meio de programas gráficos.
Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera
Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera
Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera
  . Opções Predefinidas e o Balanço do Branco Manual
Câmeras dotadas de eficiente sistema de Balanço do Branco são capazes de eliminar completamente o color cast. Além da opção automática, elas trazem opções predefinidas para várias situações de luz, como diferentes tipos de lâmpadas fluorescentes e até mesmo para fotos submarinas, em câmeras à prova d'água ou que possuem caixa protetora opcional.
Ainda assim, é desejável que a câmera permita também o ajuste manual do Balanço do Branco, útil quando nos encontramos sob iluminação não coincidente com as previstas pela câmera. Por meio desta opção o usuário poderá personalizar a referência do branco ao apontar a objetiva para um objeto branco ou cinza da cena
 
Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera
Ao fotografar este ambiente iluminado por um tipo especial de lâmpadas de tungstênio, o
melhor resultado obtido ao experimentar a opção automática e as predefinidas do Balanço
do Branco foi a foto amarelada da esquerda. Graças ao ajuste manual do recurso
reproduzimos cores bem mais naturais, na foto da direita.
 
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados