Além de pesquisar qual o modelo de câmera ideal para você, de fazer a cotação de preço para encontrar o melhor negócio, você ainda deverá observar alguns cuidados na compra e após a compra da sua digital para se proteger de futuras dores de cabeça. Confira aqui as nossas dicas.
Desconfie de lojas que vendem produtos por preço muito abaixo da faixa de mercado sem nota fiscal e com prazos de garantia que, reduzidos, mal passam de três meses! Faça as contas: é preferível você pagar um pouco mais pela câmera em vez de se arriscar a perder tudo o que entregou a um lojista duvidoso, caso ela apresente defeito.
Antes de assinar o cheque, confirme com o vendedor se a garantia da câmera é direto com o fabricante ou oferecida pelo lojista. Teoricamente, a garantia de fábrica é mais segura porque o risco do fabricante fechar as portas enquanto a câmera está na garantia é menor do que o da loja sumir do mapa. Assim, ao fazer a compra com garantia direto com a loja, certifique-se antes de que seja uma empresa idônea e bem estabelecida.
Por outro lado, nem sempre estamos livres de dores de cabeça com a garantia de fábrica. Não raro vemos pessoas levarem meses para resolver pequenos perrengues com o fabricante, o que poderia ser solucionado rapidamente e sem burocracia por uma loja responsável e comprometida a prestar bom atendimento aos seus clientes.
Nossa sugestão é que você faça uma boa pesquisa sobre a loja e sobre o serviço de atendimento ao cliente do fabricante antes da compra. Poderá encontrar depoimentos a respeito de ambos no Google e conferir avaliações em sites especializados como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br).
Com esses cuidados minimizamos os riscos de nos depararmos com problemas inesperados depois da compra. Havendo interesse, você ainda poderá conseguir o telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante e ligar para sondar sua disponibilidade e a qualidade do atendimento. Desta forma, terá uma idéia de como será o contato com eles, caso venha a necessitar.
Tanto ao comprar na loja quanto ao receber o produto adquirido por telefone ou pela Internet, não aceite embalagens avariadas: elas deverão estar lacradas. Na loja você poderá abrir a embalagem com cuidado na frente do vendedor, observar se todos os itens estão no pacote e, inclusive, ligar e testar o funcionamento da máquina. Confira e guarde muito bem a nota fiscal e o termo de garantia.
No caso de compra fora da loja, ou seja, por telefone ou pela Internet, ao receber a encomenda, se você notar que a embalagem não é lacrada, não aceite e não assine nenhum recibo: a empresa terá de enviar outro produto.
De posse da nova câmera, tudo o que se deseja é abrir o pacote e se divertir, sem pensar em problemas, muito menos em “devolução” ou “troca”. Mesmo torcendo para que eles não aconteçam, sugerimos que você esteja preparado para eventuais contratempos. Para isso, o ideal é ao realizar a compra informar-se com o vendedor ou com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da loja sobre a política de devolução e troca em prática.
Muitos fornecedores fazem na própria loja a troca do produto por outro de mesmo modelo, caso o consumidor constate algum tipo de defeito nos primeiros dias ou horas após a compra. Confirme qual o prazo para esse tipo de troca. Se o lojista fizer promessas generosas, ótimo, mas elas deverão constar na nota fiscal. Teste a câmera dentro do prazo para troca direta e, qualquer problema, corra para a loja e traga outra em perfeito estado. Isso evita um transtorno maior: enviar a máquina recém-adquirida para a assistência técnica e aguardar sua reparação.
Algumas lojas exigem embalagem sem avaria do produto para fazer a devolução ou troca, portanto, nada de rasgar o pacote! E não rabisque o manual antes de estar certo que a câmera está perfeita.
É bom lembrar que por determinação do Procon (http://www.procon.sp.gov.br) produtos adquiridos fora da loja, ou seja, pela Internet ou por telefone, podem ser devolvidos no prazo de sete dias, caso o comprador tenha desistido da compra. Já ao adquirir o produto em loja física, o vendedor tem o direto de não aceitar a devolução por desistência. Assim, cuidado com as compras por impulso especialmente dentro de loja física: pesquise antes e só bata o martelo se estiver seguro quanto ao produto escolhido, preço e condições de pagamento, que é para não se arrepender depois.
Também é importante saber que dentro do prazo de garantia do produto, se este apresentar algum problema, mesmo que no último dia dentro deste prazo, conta-se, a partir da data em que o consumidor entregar o produto à assistência técnica, 30 dias para o fabricante resolver o defeito. Se ele não conseguir resolver - e for constatado que o problema não se justifica no mal uso do produto - o consumidor terá o direto à devolução.