Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Estabilizador de Imagem
B. C. Deiró                   
O estabilizador óptico de imagens, antes privilégio de máquinas profissionais, é um dos melhores recursos no combate a fotos tremidas causadas pelo eventual movimento da câmera durante o disparo, problema que tanto aflige os usuários das compactas. Os fabricantes adotam diferentes tecnologias, mas no geral este sistema detecta a vibração do sensor e, por meio de processo mecânico, faz a compensação de seu movimento.
Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera
Fotos feitas com a câmera na mão, sob condições de iluminação que obrigaram o sistema automático a aplicar velocidade mais baixa que o aconselhável ao fotografar sem tripé. Nestas condições, por mais que o fotógrafo tenha se esforçado para não tremer, a foto da direita tirada sem o estabilizador perde em nitidez para a da esquerda, onde o estabilizador de imagem “SteadyShot” de câmera Sony Cyber-shot da série “T” mostrou sua eficiência.
Estabilizadores ópticos eficientes minimizam, de fato, os efeitos do tremor da câmera e possibilitam fotografar com a máquina na mão sob condições de luz um pouco mais precárias do se conseguiria sem ele. Porém, não se iluda: movimentos bruscos com a câmera dificilmente serão compensados. E conforme a luz ambiente reduz e obriga a aplicação de longas exposições, o bom e velho tripé continua indispensável para preservar a nitidez das imagens. O prazer de fotografar com a câmera na mão recebe forte apoio dos estabilizadores, mas é preciso lembrar que eles não fazem milagres.
  . Sistema de estabilização digital
É importante não confundir  "estabilizador óptico de imagens" com "estabilizador digital de imagens". Este segundo também se dedica ao combate de fotos tremidas mas sua estratégia é muito simples e, infelizmente, menos efetiva. Limita-se a elevar o fator ISO (algumas vezes também a velocidade do obturador) o que, aliás, qualquer usuário pode fazer por si só, já que a grande maioria das digitais disponibiliza o ajuste manual deste fator. Além do mais, se por um lado o aumento da sensibilidade ISO permite registro mais rápido da cena e consequentemente reduz o risco dela sair tremida, por outro, eleva o nível do granulação.
Alguns fabricantes confundem os consumidores e batizam o sistema de estabilização digital de suas câmeras com o subjetivo - e sugestivo - rótulo de “estabilizador de imagem”. Por isso, incluímos esse item nos reviews e nos quadros com as especificações das câmeras. Investigamos cada uma delas para descobrir se possuem de fato estabilizador ou o “falso” estabilizador. Fique esperto e confira esse item em nossas avaliações antes de comprar sua nova digital.
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados