Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

MÉtodos de MediÇÃo da Luz
B. C. Deiró                  
Na maior parte dos casos, basta você enquadrar o assunto, disparar e, indiferente das cores dos objetos em cena e da situação de luz, a foto sairá bem exposta. A façanha se dá graças ao sistema de medição de luz interno da câmera que, ao clique do obturador, lê as tonalidades dos objetos e programa a melhor forma de captura.
Mas algumas composições podem confundir a fotometria da câmera e produzir resultados menos realistas. Acontece mais frequentemente nas paisagens de neve, ou mesmo de praia quando a areia clara se estende pela maior parte do quadro. Também os closes de simpáticos ou sinistros animaizinhos totalmente brancos ou totalmente pretos desafiam o desempenho das câmeras.
Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera
Composições com predominância do branco são difícil desafio para a fotometria das
câmeras. É o que explica, eventualmente, paisagens de neve saírem acinzentadas ou
mesmo "chumbadas", como a foto da esquerda. Para conseguir o resultado da direita,
mais fiel à cena real, foi necessário editar a foto em programa gráfico.
Nessas situações, alterar o método de medição da câmera será providencial, porque diferentes métodos levam a diferentes leituras de uma mesma cena, de forma a interpretar mais corretamente o que a objetiva tem pela frente. São três os métodos mais comuns: o que avalia a cena e determina a melhor exposição considerando o todo, o que analisa toda a cena mas dá mais importância ao que está no centro do enquadramento, e o que não faz a leitura de toda a cena, mas apenas de pequena área, normalmente o centro. Seus nomes variam, de fabricante para fabricante.
Se sua câmera possui mais de um método e permite que você selecione qual deverá ser aplicado, leia o manual para entender como cada um deles funciona e tire proveito de mais esse recurso para garantir o sucesso de suas fotos.
Copyright©  Câmera versus Câmera   Também fotos com predominância do preto podem revelar resultados duvidosos. No caso,
tivemos menos problemas com a macrofotografia
do teclado do que
com as cenas
de objetos
claros.
 
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados