Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Prioridade da Abertura e Velocidade
B. C. Deiró                 
Esse recurso permite ao usuário de nível iniciante dar um passo em direção às técnicas avançadas da fotografia, assumindo o controle parcial da exposição.
Câmeras com controle total deixam a cargo do fotógrafo selecionar e combinar adequadamente a velocidade, a abertura, e o fator ISO. Nem todos dominam as técnicas para isso, e há também usuários de nível avançado que procuram agilizar o processo manual: por meio das prioridades, tudo fica mais rápido e fácil. Basta selecionar a abertura do diafragma que garanta o efeito desejado e a câmera se ocupará de calcular e aplicar automaticamente a velocidade e o fator da sensibilidade ISO para a correta exposição, frente às condições de iluminação ambiente.
 
Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera
Aplicamos o modo de Prioridade da Abertura e reduzimos a abertura na foto da esquerda para obter maior profundidade de campo. A câmera se ocupou em ajustar a velocidade de modo a obter uma boa exposição. À direita, aumentamos a abertura para desfocar o plano de fundo, e novamente, deixamos a câmera resolver sobre a velocidade.
Da mesma forma, o fotógrafo poderá preocupar-se apenas em aplicar uma velocidade do obturador capaz de “congelar” as águas de uma cachoeira ou a evolução do trapezista no ar, e deixar a câmera “pensar” em todo o resto, na abertura do diafragma e no fator de sensibilidade ISO adequados, sempre de acordo com a luz disponível.
Como se pode perceber, além de permitir interferência criativa sobre os parâmetros adotados pela máquina, esse recurso possibilita que, pouco a pouco, o usuário menos treinado adquira maior compreensão dos efeitos da abertura e da velocidade na fotografia, preparando-se para digitais com controle total da exposição.
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados