Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

ProteÇÃo para a Lente... mas nÃo para o LCD
B. C. Deiró              
As lentes são os "olhos" das máquinas fotográficas e, frágeis, necessitam proteção contra sujeiras ou riscos que comprometam o sucesso de suas fotos ou mesmo o futuro da câmera. Digitais de maior porte possuem tampas para suas imponentes objetivas, que devem ser colocadas e retiradas manualmente (sem serem esquecidas sabe lá onde!). Já nas compactas as proteções são embutidas e, inteligentes, cobrem a lente assim que a máquina é desligada e a descobrem quando esta é ligada. Podem se apresentar em diversas formas, como de uma cortina metálica que se fecha sobre a lente, ou como face decorativa que desliza sobre a objetiva e a mantém escondida.
Nikon Coolpix S50 - Edição Câmera versus Câmera   Nikon Coolpix L11 - Edição Câmera versus Câmera
Passe o mouse nessas Coolpix e veja dois exemplos de como as
lentes são automaticamente protegidas ao se desligar as câmeras
Com esses recursos, manuais ou automáticos, o usuário pode escorregar a câmera para dentro de bolsos ou bolsas e partir para suas aventuras fotográficas despreocupado com a segurança de suas digitais. Verdade? Quase. Embora a engenharia eletrônica tenha conseguido desenvolver câmeras com cada vez mais recursos, ainda não conseguiu um sistema eficaz de proteção para a tela de LCD. O problema aumenta à medida que essas telas assumem proporções cada vez maiores e mais expostas a arranhões e, no sentido oposto, as supercompactas tornam-se cada vez menores, conquistando sua entrada em cantinhos ainda mais justos e congestionados.
Nikon Coolpix S50 - Edição Câmera versus Câmera   Nikon Coolpix L11 - Edição Câmera versus Câmera
Assim, os cuidados com os visores de cristal líquido ficam por conta de seus usuários. Uma sugestão é transportar a câmera em estojos apropriados, adquiridos nas casas de material fotográfico. Apesar de representarem considerável aumento no volume das digitais, indesejável especialmente no caso das que foram milimetricamente projetadas para caber nos bolsos, eles são a maneira mais segura para se garantir a integridade da câmera e partir - agora sim, despreocupado! - para seus passeios.
 
Visor Giratório
Presentes em algumas digitais mais encorpadas, os monitores giratórios facilitam o enquadramento dos mais variados ângulos, proporcionam maior comodidade ao fotógrafo e ainda permitem que a face de cristal líquido seja virada contra a câmera quando esta for desligada. Assim, como mostra a PowerShot à direita, o LCD se manterá protegido.
Lembramos porém, que ao transportar a máquina o ideal é sempre utilizar estojos apropriados para viagem: eles protegem também o visor ocular e todos os outros componentes da câmera.
   
Canon PowerShot S5 IS - Edição Câmera versus Câmera
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados