Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

ResoluÇÃo e Qualidade das Fotos
B. C. Deiró                
Enquanto na fotografia tradicional o tamanho das fotos só entra em questão quando você encomenda as ampliações no laboratório fotográfico, na digital você escolhe antes do clique a resolução, ou seja, as dimensões em pixels da imagem, que podem variar a cada disparo. A maioria das câmeras digitais disponibiliza também várias qualidades de compressão (como por exemplo, ”Normal”, “Boa”, “Ótima”, "Fina", "Superfina", etc.) que deverão ser combinadas aos tamanhos. Quanto melhor a qualidade, menor a compressão do arquivo, e vice-versa.
 
Como se pode deduzir, os maiores tamanhos (resoluções) e as qualidades superiores (menos compressão) geram arquivos mais pesados que ocupam maior espaço de armazenamento. Porém, esta é a melhor combinação para garantir a qualidade das cópias, quando o objetivo for passá-las para o papel. Já se elas serão apreciadas apenas pelas telas dos computadores, destinadas à exibição pela Internet ou ao envio por e-mail, o indicado é aplicar baixas resoluções e modestas qualidades (maior compressão) para produzir arquivos mais leves. Copyright©  Câmera versus Câmera
Observações sobre alguns tamanhos/resoluções:
. 640 x 480 pixels (VGA) - opção disponibilizada pela maior parte das digitais, produz fotos leves o bastante para o envio por e-mail, sem serem muito pequenas: seu tamanho equivale ao das telas dos monitores de 14 ou 15 polegadas. A sigla VGA (Video Graphics Array) usada como sinônimo desta resolução, refere-se ao sistema introduzido pela IBM em 1987 para telas de computadores.
. Formato 3:2 e Widescreen - a maioria das digitais disponibilizam atualmente opções de tamanhos na proporção 3:2, que gera cópias formato 10 x 15 cm, e a proporção widescreen 16:9. Clique AQUI para saber mais sobre os diferentes formatos da fotografia digital.
 
Conclusão: quanto mais opções de tamanho e de qualidade de compressão a câmera oferecer, mais flexível será seu uso, maiores suas possibilidades de gerar arquivos ajustados à cada situação e, finalmente, menor o risco de você ser obrigado a empregar resolução acima da necessária... o que será um problema quando houver pouco espaço disponível e muitas fotos por fazer.
Veja também: Tamanho das Ampliações
Formatos e Proporções da Fotografia Digital
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados