Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

InterferÊncias Visuais: RuÍdo/GranulaÇÃo (Noise)
B. C. Deiró              
Tanto a fotografia digital quanto a convencional estão sujeitas a diversos tipos de indesejáveis interferências visuais que, quando em grau leve a moderado, passam despercebidas e não comprometem a qualidade das imagens. Porém, dependendo da câmera ou da lente objetiva, sua incidência poderá ser mais intensa e evidente.
Uma das interferências mais comuns é o ruído ("noise", em inglês), que adiciona aspecto granulado às superfícies lisas, aparecendo também em forma de ondas, listas ou pontos coloridos, sempre em prejuízo da beleza das imagens. Assim como acontece com filmes de 35 mm, conforme se eleva sua antes denominada "velocidade ASA", hoje conhecida como sensibilidade ISO (sigla de International Standards Organization), maior a tendência à granulação. As fotos abaixo ilustram os efeitos do fator ISO sobre a imagem digital.
 
Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera
Compare esses recortes: a foto mais límpida é a da esquerda, as outras apresentam
diferentes níveis de ruído/granulação que ocorreram conforme elevamos o fator ISO.
  . Redutor de Ruído
 
No esforço para produzir imagens límpidas, as câmeras digitais possuem sistemas redutores de ruído que "alisam" a eventual granulação. Do lado negativo, há o risco de, junto com a granulação, os redutores eliminarem os detalhes mais delicados da imagem, como fios de cabelos, das sobrancelhas, textura da pele, dos tecidos, nervuras das folhagens, etc. O grande desafio enfrentado por esses sistemas é reduzir a granulação da forma mais efetiva possível, sem que haja perda significativa dos detalhe, também importantes na qualidade final das fotos.
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados