Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Modo Burst, Contínuo ou Sequencial
B. C. Deiró              
Se você planeja levar sua câmera para o estádio e registrar os melhores lances, deverá escolher um modelo capaz de tirar fotos em sequência rápida. Este recurso se apresenta com diferentes nomes, como modo "Contínuo", "Burst", ou "Sequencial". É útil ao fotografar qualquer assunto em movimento, incluindo as traquinagens da garotada, mas se seu interesse se concentra nos esportes de ação, recomendamos ficar de olho no "fps", índice de fotos por segundo (frames per second), que traduz a velocidade do modo contínuo da câmera.
Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera
Sequência tirada por câmera digital com índice de 2 fotos por segundo (fps) no modo contínuo.
Normalmente o foco, a exposição e o Balanço de Branco são ajustados e travados na primeira foto da sequência, o que não costuma prejudicar os resultados, já que neste tipo de foto é comum o assunto se manter sob mesma iluminação e distância da objetiva. Poucas câmeras fazem ajustes a cada disparo, permitindo intercalar assuntos próximos e distantes, iluminados e obscuros: todas as fotos sairão nítidas e bem expostas... se você for capaz de obedecer o ritmo da máquina e a mantiver imóvel sempre que ela estiver disparando.
A maior parte das digitais limita o número de disparos de cada sequência, algo que varia consideravelmente, indo de 3 a 100, conforme temos visto. Mas há as que, generosas, não impõe qualquer limite: você aciona o recurso e enquanto mantiver o botão do obturador pressionado as fotos se sucedem num mesmo ritmo, até esgotar o espaço de armazenagem.
O modo de fotos sequenciais ainda pode ser útil para ajudar o fotógrafo a driblar eventuais problemas relacionados à performance da câmera, garantindo o registro dos lances importantes. A sugestão é que ele seja disparado nos segundos que antecedem momentos imperdíveis, como quando o aniversariante se prepara para apagar a velinha ou quando o esportista está prestes a atravessar a linha de chegada. Após registrar a sequência você poderá selecionar pelo monitor de LCD as melhores fotos e apagar as reprovadas, abrindo espaço para novos cliques.
  . Modo de Multifotos
Variação do modo contínuo, alguns fabricantes disponibilizam a produção de multifotos que num único clique dispara uma série de fotos com fps (índice de frames por segundo) superior ao praticado no modo contínuo normal da câmera. Claro que isto tem seu preço, no caso, pago com resolução: as fotos são pequenas, reunidas num só arquivo, algo que nos remete aos “copiões” da era analógica. Suas dimensões variam dependendo da câmera digital, mas mesmo que impróprias para impressão, poderão ser visualizadas pelo computador ou exibidas na Internet, enviadas por e-mail... e ajudar no tira-teima dos melhores lances esportivos.
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados