Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Zoom Óptico X Zoom Digital
B. C. Deiró                  
Zoom é a capacidade da câmera aproximar visualmente o assunto. Na fotografia digital existem dois tipos de zoom, o óptico e o digital. O óptico tem o mesmo efeito que vemos nas máquinas fotográficas analógicas: por meio do sistema de lentes ele aproxima a imagem e nos permite identificar detalhes que nossos olhos não alcançam naturalmente, como o que está escrito na placa de trânsito fotografada há dezenas de metros de distância.
Já o zoom digital é produzido pelo software interno da câmera. Ele simula a aproximação dos assuntos mas na verdade apenas amplia a parte da imagem que passa a preencher toda a tela de cristal líquido. Nada é de fato aproximado e nenhum detalhe acrescentado aos que foram capturados antes de se iniciar sua aplicação. Assim, este zoom irá aumentar o tamanho da placa de trânsito do parágrafo anterior, mas seu conteúdo continuará indecifrável. E quanto mais você elevar o fator do zoom digital, mais a imagem vai se deteriorar.
 
Copyright©  Câmera versus Câmera Copyright©  Câmera versus Câmera
Vistas fotografadas à mesma distância, ambas com zoom 15x, totalmente óptico na câmera que tirou a foto da esquerda, e obtido por zoom óptico 3x e digital 5x, na outra foto. Repare que mesmo nas imagens em tamanho reduzido acima a perda de detalhes é evidente ao aplicar zoom digital (à direita).
Copyright©  Câmera versus Câmera Copyright©  Câmera versus Câmera
Examinamos na visibilidade 100% recortes da varanda do primeiro sobradinho geminado (não o que pintaram de amarelo no intervalo em que as fotos foram tiradas). Compare os detalhes obtidos à esquerda, foto com zoom óptico, e à direita, onde entramos na escala do zoom digital. Algumas câmeras conseguem melhores resultados mas, normalmente, reduzindo o fator de ampliação do digital.
 
Copyright©  Câmera versus Câmera Copyright©  Câmera versus Câmera
Nos recortes acima, detalhe do rótulo de garrafa que, na imagem à esquerda, foi aproximada por meio do zoom óptico. A seu lado, a aproximação foi conseguida por meio de interpolação semelhante a aplicada pelo zoom digital nas digitais. Repare na perda de qualidade, mais evidente nas inscrições menores que se tornaram quase indecifráveis, à direita.
Essas ilustrações mostram que para capturar detalhes distantes, caso não seja possível contar com o zoom óptico, o melhor é aproximar-se fisicamente do assunto, caminhando o mais que puder em sua direção. Entretanto, quando não confundido nem aplicado como se dotado dos poderes do óptico, o zoom digital é um importante recurso das câmeras da nova era. Devidamente empregado, torna-se útil ao fotógrafo, capaz de produzir satisfatórios resultados.
Veja nossas dicas de como utilizar adequadamente o zoom digital
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados