- Sensor de 10 MP: cópias de 24 x 30 cm
- Lente de zoom óptico 4x
- Monitor LCD de 2,5" giratório
- Imagens nítidas, cores bem saturadas
- Boas fotos macro a 1 cm do assunto
- Controle total da exposição com modos de prioridades da abertura e velocidade
- Várias modos de cena
- Balanço do Branco personalizado
- Boa performance, no geral
- Mais de 10 efeitos
- Panorâmicas com Assist. de Junção
- Orientação automática
- Alcance do flash: 4,2 metros
- Clipes com efeitos e zoom digital
- Timer personalizado
- Tira aprox. 500 fotos/carga (NiMH)
- Fotografa por meio do computador
- LCD de baixa resolução
- Mais volumosa e pesada que as concorrentes
- Granulação e perda de detalhes no ISO 400, claramente visíveis no fator 800 que só deverá ser aplicado em situações emergenciais e para pequenas cópias impressas
Apesar do acabamento de primeira e de seus contornos arredondados, desenhados para melhor se encaixar nas mãos dos fotógrafos, a Canon PowerShot A640 é das poucas digitais analisadas pelo site cujos dotes físicos não receberam destaque em “Prós”. Motivo: 245 gramas e quase 5 cm de espessura que pesam contra ela, na comparação com esbeltas concorrentes. Mas basta percorrer a longa lista dos seus úteis recursos para encararmos com outros olhos esses milímetros e gramas em excesso.
Entre os mais importantes diferenciais estão os 10 MP de seu sensor que produz fotos para ampliações de “posters” com 24 x 30 cm (qualidade de impressão profissional), o fator 4x da lente de zoom óptico que ultrapassa os 3x da maioria e o monitor LCD giratório de 2,5”, sem dúvida, o diferencial que mais atrai olhares de cobiça. É incontestável que a capacidade do visor rotacionar irá expandir a criatividade do fotógrafo, na arte de compor os enquadramentos. Pena ser constituído por menos pixels que a média, o que prejudica sua nitidez, apesar do problema não chegar a comprometer a visibilidade.
Outros recursos da Canon PowerShot A640 pouco comuns entre as concorrentes: macrofotografia a apenas 1 cm de distância, orientação automática do sensor, Balanço do Branco personalizado, flash com 4,2 metros de alcance, software que permite fotografar por meio do computador, rico cardápio de modos programados e efeitos incluindo a possibilidade de aplicar alguns deles nos videoclipes.
A Canon A640 dirige-se a usuários iniciantes que desejam simplesmente enquadrar e disparar, sem maiores preocupações, mas também aos que buscam exercer controles manuais da exposição. Além de disponibilizar todos esses ajustes, a máquina traz os modos de prioridades da abertura do diafragma, da velocidade do obturador, e deverá conquistar usuários de nível avançado também por aceitar unidade de flash externo e lentes opcionais.
Entre os pontos positivos e negativos de sua performance, a avaliação final foi favorável, apesar de nossos testes registrarem índice do modo seqüencial ligeiramente inferior ao de 1,5 foto por segundo avaliado pela Canon, e da reciclagem do flash depender das baterias estarem bem carregadas para não fazer feio. Quanto ao consumo de energia, é o mais econômico encontrado até agora entre as câmeras analisadas pelo site mas, justiça seja feita, a Canon A640 compete com quatro pilhas AA, enquanto as outras digitais, com apenas duas.
Sobre a qualidade de imagem, é excelente e há bem poucos pontos fracos a comentar. Como tem acontecido com a maioria das câmeras que disponibilizam altos fatores ISO, eles vêm acompanhado de muita granulação, claramente visível no fator 800 desta PowerShot: sugerimos que ele seja evitado, sempre que possível. Ao observar as imagens na visualização 100% do computador, notamos também certa suavidade na nitidez, mas ela é imperceptível nas fotos impressas e não deverá incomodar o usuário padrão. O que lhes deverá encher os olhos, na maior parte das fotos, são cores vivas e bem saturadas, imagens ricas em detalhes, límpidas e com foco preciso mesmo em situações de pouca luz.
Por todas essas qualidades e tão poucos aspectos negativos, acreditamos que a relação custo-benefício da Canon Powershot A640 é uma das mais tentadoras do mercado e que ela pode ser a câmera ideal, a menos que o objetivo seja uma digital compacta o suficientne para caber no bolso. Ainda assim, se você gostaria de um modelo um pouco mais acessível, visite também o review da "irmã" da Canon A640, a Canon Powershot A630, que com 2 megapixels a menos, é encontrada a preço mais convidativo.