Elegante design e sólida construção, a supercompacta Canon S1100 IS encanta de imediato seu público alvo. O monitor de 2,5 polegadas (alta resolução) não chega a ser um diferencial, mas é de tamanho suficiente para tornar prazeroso compor as cenas. Ao contrário, o minúsculo visor óptico desafia quem tentar usá-lo, mas marca ponto por ser item raramente encontrado nas câmeras digitais supercompactas.
Também o zoom óptico de 3x não se destaca e os 38 mm (equiv.) do lado largo de sua lente poderão obrigar você a dar uns passos para trás ao enquadrar grupos de pessoas a curta distância. Mas nada disso nos impede de afirmar que a SD1100 IS tem quase tudo de importante como manda o figurino, considerando-se suas proporções. Assim, conforme o esperado neste padrão, além dos controles básicos (ISO, EV, etc.) disponibiliza ajuste de longas exposições: quem acha pouco e deseja exercer maior controle sobre a exposição deverá se dirigir a câmeras mais volumosas, não necessariamente mais caras.
Já a qualidade de imagem produzida pela Canon SD1100 IS se compara à de diversas grandes câmeras atuais e deverá satisfazer seus usuários, especialmente se eles evitarem a aplicação dos altos fatores ISO e não forem muito detalhistas com o que se encontra nas áreas de realce ou sombras. Foco eficiente, cores atraentes, ela ainda apresenta decente performance, exigindo alguma paciência apenas ao se fotografar com o flash. É, em suma, uma respeitável opção aos que procuram uma câmera digital para levar no bolso.
- Atraente, supercompacta, fabricada em alumínio com cinco opções de cores: prata, azul, rosa, marrom e dourada
- Produz imagens com foco preciso, alto nível de detalhes e cores bem saturadas
- Possui estabilizador de imagens para minimizar a produção de fotos tremidas
- É das poucas digitais em sua espessura equipada com visor óptico, além do LCD
- Fotos macro a 3 cm do objeto, captura áreas desde 3,5 cm x 2,6 cm
- Detecta até 9 rostos para otimizar ajustes; segue pelo quadro o que o fotógrafo selecionar
- Mostra o ponto em foco ampliado, no meio-disparo
- Correção de olhos vermelhos pelo monitor em fotos gravadas
- Facilita a criação de panorâmicas com até 26 quadros, unidos por meio do software
- Interessantes efeitos, como o que troca cores ou reproduz uma só cor em fundo P&B
- Vídeos de até 1 hora ou 4 GB. Não altera o zoom óptico, só o digital. Função time-lapse
- Vem com bateria (formato proprietário) e carregador que leva apenas 1h45 na recarga
- Acessórios opcionais: flash HF-DC1 e caixa subaquática para mergulhos de até 40 m
- Granulação e efeitos do redutor de ruído limitam o tamanho das ampliações para manter a qualidade das imagens em fotos tiradas a partir do fator ISO 400
- Eventual perda de detalhes em áreas de brilho e sombras
- Reciclagem do flash mais lenta que o desejável
- Não produz fotos no formato 3:2. O modo Postal adapta arquivo formato 4:3 para impressão em 10 x 15 cm
- Não exibe histograma ao vivo, apenas para fotos gravadas
- Consumo de energia ligeiramente acima da média atual: tira 240 fotos por carga com o LCD ligado, segundo a Canon
- Só imprime data e hora em fotos de 2 megapixels (Postal)
- Cores vibrantes ainda assim precisas. Como é comum entre as digitais, fotos sob luzes residenciais tendem para tons mais quentes. A opção Tungstênio do Balanço do Branco suaviza o cast alaranjado mas para obter tons mais naturais o melhor é acionar o flash.
- Alto nível de detalhes nas fotos tiradas com baixo fator de sensibilidade ISO sob iluminação adequada.
- Limitação quanto à gama dinâmica resulta em eventuais “estouros” nas áreas de realce e perda de detalhes nas sombras.
- Ocorrência de purple fringing um pouco acima da média.
- Moderada distorção do tipo barril no ângulo largo.
- Alto nível de ruído, bastante visível desde o fator 400 de sensibilidade ISO. Fatores mais altos são desaconselháveis.
- Eficaz remoção de olhos vermelhos em fotos gravadas.
A Canon PowerShot SD1100 IS apresenta decente performance para uma câmera de sua dimensão. É bastante rápida ao se preparar para a primeira foto após ligada: em torno de 1,5 segundo. O atraso do obturador não deverá ser problema, especialmente com a técnica do meio-disparo. Alguns outros intervalos são menos impressionantes, como os 2 segundos entre os disparos, ou o índice de 1,3 foto por segundo no modo contínuo. O inconveniente fica por conta dos quase 10 segundos que aguardamos para tirar nova foto, após acionar o flash.