- Nítido visor óptico
- 6 Modos de flash
- Baixo consumo de energia: tira aprox. 400 fotos/carga com pilhas recarregáveis NiMH
- Simples e intuitiva
- Preço atraente
- Não faz fotos sequenciais
- Pequenos clipes mudos, a 10 fps
- Memória interna de 12 MB
- Comandos pouco sensíveis
- Sem luz assistente de foco
- Sem efeitos Preto e Branco ou Sépia
- Não cria panorâmicas
As câmeras Fujifilm FinePix A400 e Fujifilm FinePix A500 são "irmãs”, ou seja, praticamente iguais, com a diferença de 1 MP na resolução de seus sensores. Apenas a FinePix A500 foi submetida à bateria completa de testes do Câmera versus Câmera, assim, o review da A400 se concentra na análise comparativa de seus recursos. Porém, sugerimos que você navegue no review da Fuji A500 para ter uma idéia da performance e da qualidade de imagem produzida pela Fuji A400, já que essas digitais são muito semelhantes.
A Fujifilm A400 é uma das máquinas digitais mais em conta do mercado, mais acessível inclusive que a Fujifilm A500, devido ao megapixel de desvantagem de seu sensor: enquanto o da Fuji A500 tem 5,1 MP, o da Fuji A400 é de 4,1 MP, resolução dentro da média atual nesta faixa de preço. A câmera é equipada com lente de zoom óptico que, como a maioria das câmeras digitais, amplia em três vezes os assuntos.
Em matéria de visual, seus outros atributos físicos lhes conferem classificação apenas mediana: design em linhas retas, corpo construído em plástico rígido metalizado, visor LCD de 1,8 polegada. Seus botões, entretanto, podem dificultar o manuseio: alguns são muito pequenos e o de navegação é pouco sensível ao toque. Nossa dica é que você experimente operá-los para não haver dúvida de que se sente confortável com eles, antes de decidir se a Fujifilm FinePix A400 é a câmera certa para você. O destaque positivo fica por conta do visor óptico que apresenta uma qualidade rara entre os visores das câmeras digitais: é bastante nítido. Outra vantagem: ela apresenta baixo consumo de energia.
Os recursos da Fuji FinePix A400 são básicos, com macrofotografia a 10 cm de distância e poucos controles da exposição, o que faz dela uma câmera digital mais indicada para usuários iniciantes que desejam apenas apontar e disparar, e não para os de nível mais avançado que preferem acesso aos ajustes manuais. O que se espera dela, é que produza a mesma admirável qualidade de imagem que observamos na Fujifilm A500. Como exemplo, podemos lembrar que mesmo a ausência do Balanço de Branco personalizado não prejudicou o bom gerenciamento de cores da sua “irmã”: ela apresenta menos color cast do que muita câmera digital consegue por meio da opção manual do Balanço.
O que deixa a desejar tanto na Fuji A400 quanto na Fuji A500, desestimulando usuários que planejam filmar com suas câmeras digitais fotográficas, é elas só gravarem videoclipes sem som. em tamanhos pequenos e ao índice de somente 10 quadros por segundo. Também a ausência do modo de fotos sequenciais para agilizar os disparos poderá limitar a atuação do fotógrafo na cobertura dos eventos de ação.
Resta, agora, você pôr na balança o convidativo preço da Fujifilm FinePix A400, seus pontos fortes e fracos, e concluir se sua relação custo-benefício é boa, dependendo do que espera da sua nova digital. Lembre-se que o lado positivo de câmeras com recursos básicos como a Fuji A400 é que elas são fáceis de usar, seus menus simples e intuitivos, ideais para os usuários que desejam começar na fotografia digital. Só mais um detalhe: recomendamos que você some ao preço da câmera o de um cartão de memória, já que o de 12 MB que vem com a câmera possibilita apenas 5 disparos na mais alta resolução e qualidade.
6 fotos para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera digital Fujifilm FinePix A400