- Sensor de 5 MP: cópias de 17 x 22 cm, qualidade profissional de impressão
- Bom nível de detalhes tanto em fotos no ângulo largo quanto ao aplicar o zoom
- Colorido vibrante e próximo ao real
- Controlado nível de granulação
- Produz fotos no formato 10 x 15
- Orientação automática
- Macrofotografia: 5 cm
- 15 modos de exposições programadas
- Ajuste manual de longas exposições
- Bracketing: diferentes valores do EV
- Clipes sonoros de 640 x 480 e com até 80 minutos de duração
- Intervalo entre as fotos
- Dificuldade em encontrar nos retratos a curta distância sob luz artificial
- Lentidão no uso do flash
- Sem luz assistente de foco
- Não faz panorâmicas
- Não exibe histograma
Construída em material resistente e com design anatômico, a Kodak Easyshare C360, lançada internacionalmente em maio de 2005, é desde junho de 2006 a primeira máquina digital Kodak montada no Brasil. Fácil de usar e dirigida ao público iniciante, apesar de seu preço econômico ela traz alguns recursos sofisticados e todos bastante úteis ao fotógrafo. Entre eles está a orientação automática: você não vai mais dobrar o pescoço ao ver as fotos formato retrato na tela do LCD, da TV ou do computador. Elas são apresentadas na posição correta pela Kodak C360, sem que você tenha de girá-las usando comandos da câmera ou do software.
Outros recursos importantes: produção de fotos na proporção 10 x 15; controle sobre velocidades prolongadas que permitirá maior autonomia em situações de pouca luz, como nas paisagens noturnas; macrofotografia a apenas 5 cm de distância; 15 exposições programadas e o prático recurso “Sucessão da Exposição” (bracketing) que bate três fotos sucessivamente aplicando diferentes valores de exposição compensada (EV). Na comparação com digitais de sua categoria, entre os pontos fracos que mais poderão pesar está a lentidão ao produzir fotos em sequência, o que a contraindica para assuntos de ação.
Câmera com lente de zoom óptico 3x e tela LCD de 2 polegadas, a Kodak C360 possui sensor de 5 MP, resolução acima da média na faixa de preço da câmera. A análise da qualidade de imagem que ela produz revela imagens com satisfatório nível de detalhes, cores vibrantes e bem próximas ao real, em impressões até 17 cm x 22 cm. Por não ser equipada com luz assistente poderá haver dificuldade em encontrar o foco nos retratos, conforme observamos em nossos testes, apesar de produzir imagens suficientemente nítidas de objetos em ambientes pouco iluminados, fotografados a curtas distâncias.
Como poucas compactas de sua classe, permite o controle da velocidade para longas exposições o que, combinado com outros ajustes disponíveis, poderá evitar o ruído que a Kodak C360 produz nos altos fatores ISO, inconveniente bastante comum entre as digitais compactas. Enfim, como toda máquina, a Kodak EasyShare C360 apresenta pontos positivos e negativos mas recursos suficientes e alguns até bastante sofisticados para, na nossa opinião, ser uma câmera ideal a usuários que, apesar de iniciantes, pretendem um pouco mais de controles manuais sobre a exposição. Segundo nossos estudos ela produz fotos de qualidade que permitirão boas surpresas na maior parte de seus cliques. A um preço médio abaixo de R$ 1.000, coloca-se entre as câmeras diigitais mais acessíveis do mercado e nosso veredicto é, sem dúvida, que ela representa favorável relação custo-benefício.
27 fotos para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera digital Kodak EasyShare C360