- Sensor de 4 MP: cópias de 15 x 20 cm, qualidade profissional de impressão
- Diversos recursos, como o BSS, para evitar o efeito de fotos tremidas
- Boa macrofotografia, a 4 cm do assunto
- Fotos externas límpidas, com nível de ruído abaixo da média
- 16 modos de cena
- Velocidade máxima: 1/3000 seg
- D-Lighting: luz nas sombras
- Balanço do Branco personalizado
- performance favorável
- Modo Multi-shot 16 e Sport Composite
- Aplica cinco diferentes efeitos
- Recurso para fotos panorâmicas
- Dupla ação contra olhos vermelhos
- Impressão de data e hora
- Tira aprox. 360 fotos/carga (NiMH)
- Caixa subaquática opcional
- Devido à falta da luz assistente de foco, as perdem a nitidez à medida que se reduz a iluminação ambiente
- Não disponibiliza ajuste do fator ISO
- Não exibe histograma
- Lentidão no uso do flash
- Clipes mudos, "irreais“ 640 X 480 e com apenas 15 fps
Repleta de recursos, a Nikon Coolpix 4600 é indicada para usuários que não se interessam por controles manuais da exposição e, fácil de usar, para quem está iniciando na fotografia digital.
Entre seus recursos como o BBS e o Blur Warning, que ajudam o usuário a evitar os feitos de fotos tremidas, o Corretivo para Olhos Vermelhos, indisponíveis nas outras câmeras até agora analisadas. Mas há muito mais, como o recurso D-Lighting que deverá ser bastante utilizado já que freqüentemente estamos diante de cenas com áreas de sombras intensas em contraste com as bem iluminadas: ao toque de um botão ele equilibra essa desproporção.
Com 16 modos programados a Nikon 4600 é recordista nesta modalidade entre as câmeras digitais analisadas e deverá auxiliar o fotógrafo frente às mais diversas situações. Há ainda o Modo Multi-shot 16 e o Sport Composite para agilizar a captura dos assuntos em movimento, como de atividades esportivas. Outro importante recurso que atrai quem aprecia retratar as cores como elas realmente são, é ela disponibilizar a opção manual do Balanço do Branco.
Como a maioria das concorrentes, possui lente de zoom óptico 3x e tela LCD de 1,8 polegadas. Perde pontos por não permitir o controle do fator da sensibilidade ISO, disponibilizado pela maioria das câmeras digitais, e por gravar videoclipes sem som.
Quanto à sua performance, apesar da Nikon 4600 se colocar bem em relação às outras digitais nas fotos sem flash, ao usar esse recurso o intervalo entre as fotos se eleva muito, o que reduz o rendimento da câmera digital nas festas e eventos noturnos. Os usuários não terão problemas se puderem manter a calma nessas horas e conter a velocidade com que seu dedinho assedia o obturador, procedimento recomendável também nas fotos diurnas em ambientes internos pouco iluminados, que irão requerer o uso mais constante do flash para evitar que o foco perca precisão, o que parece ser uma tendência desta câmera digital, sob baixas condições de luz.
Especialmente nas fotos externas, a imagem que a Nikon Coolpix 4600 produz surpreende a grande maioria dos usuários devido ao seu rico colorido, apurada nitidez e alto nível de detalhes. Além disso, na macrofotografia ela se destaca mais do que qualquer câmera até agora analisada: é a que mais se aproxima do objeto, em fotos de qualidade impecável.
20 fotos para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera digital Nikon Coolpix 4600