- Sensor de 6 MP: cópias de 18 x 24 cm
- Diversos recursos, como o BSS, para evitar o efeito de fotos tremidas
- 15 modos de cena
- D-Lighting: luz nas sombras
- Face Priority detecta rostos em cena
- Balanço do Branco personalizado
- Modo Multi-shot 16 e Sport Composite
- Cinco diferentes efeitos
- Recurso para fotos panorâmicas
- Dupla ação contra olhos vermelhos
- Clipes VGA sem limite de duração
- Impressão de data e hora
- Mensagens sonoras nas fotos
- Tira aprox. 320 fotos/carga (NiMH)
- Não disponibiliza ajuste do fator ISO
- Não possui visor ocular
- Sem luz assistente de foco
- Não exibe histograma
A Nikon Coolpix L2 possui outras duas “irmãs” analisadas pelo Câmera versus Câmera: a Nikon Coolpix L3 e a Nikon Coolpix L4. Apenas a qualidade de imagem produzida pela Nikon L4 foi analisada pelo site, assim, os review da Nikon L2 e da Nikon L3 se concentram no balanço comparativo de seus recursos. Como essas digitais são semelhantes, para ter uma idéia da magem e performance da Nikon L2, sugerimos que você visite também o review da Nikon L4.
Construída em plástico rígido metalizado, a Nikon L2 tem forma elegante, anatômica e as mesmas medidas supercompactas da Nikon L3 que facilitam seu acesso aos bolsos, nos passeios em que se deseja dispensar a bolsa mas não a câmera digital. Outro diferencial sobre as concorrentes é a resolução de seu sensor que, com 6 MP, possibilita cópias de até 18 cm x 24 cm, com qualidade profissional de impressão.
Equipada com lente Nikkor de zoom óptico que aproxima 3 vezes os assuntos e visor LCD de 2 polegadas, a Nikon L2 traz uma longa e merecida lista de itens em destaques. Entre eles, estão dois recursos dedicados a minimizar o problema das fotos tremidas (“Blur Warning“ e “BSS“), o “D-Lighting”, que num toque de botão clareia os escurões das imagens, e o “Face Priority”, novidade da Nikon, que concentra o foco nos rostos, onde quer que eles se encontrem, no enquadramento.
Há bem poucos itens contra a Nikon Coolpix L2, como a falta do visor óptico (problema comum em máquina digital de seu porte) e de controles manuais, o que não faz dela uma boa indicação a usuários de nível avançado que buscam acesso aos ajustes manuais. Fácil de usar, é voltada ao público que deseja apenas apontar e disparar. Também a falta da luz assistente de foco poderá requer atenção nas fotos em ambientes de pouca luz, conforme notamos na sua irmã, a Nikon L4.
Mas vários recursos que faltam na Nikon L4 estão presentes na Nikon L2 e na Nikon L3, além dos sensores dessas câmeras serem de resolução superior. Nelas, os videoclipes são sonoros e podem ser gravados com até 30 frames por segundo (na Nikon L4 são mudos e só atingem a metade deste índice). Elas ainda disponibilizam o modo de foto sequencial (1,7 foto por segundo) que falta na Nikon L2. Num detalhe, quem sai na frente é a Nikon L4: ela permite ao fotógrafo ficar a apenas 4 cm do assunto, na macrofotografia, enquanto suas “irmãs” o obrigam a manter-se a longos 10 cm de distância.
Enfim, caso você esteja na dúvida sobre qual modelo comprar, esses estudos deixam evidente que as câmeras Nikon L2 e Nikon L3 seriam melhor escolha que a Nikon L4. Porém, um fator essencial poderá fazer você mudar de opinião: a Nikon L4 é uma das câmeras digitais mais acessíveis do mercado, mal chega aos R$ 750,00 e mesmo por volta dos R$ 500,00 encontramos promoções que ainda incluem no pacote robustos cartões de memória. Ou seja, se você está mais interessado em fotografar do que filmar e é um amador da macrofotografia, a L4 poderá ser a câmera certa para você. Mas se considera os videoclipes tão importantes quanto as fotos, então terá de investir um pouco mais e optar pela pela Nikon L2 ou a Nikon L3. Entre as duas, a principal diferença está em 1 megapixel de vantagem no sensor da Nikon L2 e, consequentemente, em poucos centímetros a mais na impressão de suas fotos.