- Leve e pequena
- Sensor de 5 MP: cópias de 17 x 22 cm
- Lente de 32 - 96 mm (equiv.)
- Excelente LCD de 2,5 polegadas
- Imagens adequadamente contrastadas com cores bem saturadas e vibrantes
- Foco preciso mesmo em fotos com pouca luz, apesar de não ter luz assist.
- Alto nível de detalhes e acentuada nitidez dos assuntos no ângulo largo
- Baixo nível de ruído em especial nas fotos tiradas durante o dia
- Atraente tom de pele nos retratos
- Boa macrofotografia a 6 cm dos objetos
- Criação de imagens panorâmicas
- Alcance do flash: 4 metros
- Vem com bateria e carregador
- Muito fácil de usar
- Não disponibiliza ajuste do fator ISO
- Eventual color cast desagrada quem deseja reproduzir cores reais
- Balanço do Balanço automático
- Não possui visor ocular
- Intervalo entre as fotos
- Não faz fotos sequenciais
- Sem luz assistente de foco
- Não exibe histograma
- Sem efeitos, como Preto e Branco
- Memória interna: apenas 9 MB
A Olympus FE-150 é uma câmera com recursos básicos, mas que ostenta consideráveis pontos positivos. Com sensor de 5 megapixels, resolução superior à média em sua faixa de preço e que permite ampliações de 17 cm x 22 cm com qualidade profissional, ela cumpre muito bem seu papel especialmente nas fotos diurnas, e apresenta atraentes resultados nos retratos com flash. As imagens são límpidas, os assuntos bem definidos e ricos em detalhes, suas cores bem saturadas apesar de alguns tons serem menos precisos. Há uma certa suavidade ao se aplicar o zoom (e nas bordas das imagens sem zoom), mas o problema é pouco perceptível nas fotos impressas ou de menor resolução.
Equipada com lente de zoom óptico que aproxima 3 vezes os assuntos, ela se diferencia pelo seu comprimento focal: com 32 - 96 mm (equiv.), comporta mais assunto no ângulo largo do que acontece com câmeras digitais que partem de ângulo menor. A maior limitação fica por conta da ausência de controles manuais, que deverá ser sentida por usuários de nível avançado quando, por exemplo, quiserem capturar a luz natural de ambientes mal iluminados. Também observamos mais color cast que o desejado em determinadas situações, mas especialmente nas fotos diurnas seu Balanço do Branco, apesar de operar apenas no modo automático, produz colorido confiável e agradavelmente vibrante.
Enfim, o balanço entre os pontos fortes e fracos da Olympus FE-150, face a seu preço que atualmente beira o limite inferior de sua faixa (está em torno dos R$ 1.000), nos leva a um veredicto positivo e a acreditar que ela representa favorável relação custo-benefício ao fotógrafo iniciante que deseja uma supercompacta descomplicada e agradável de usar, com excelente LCD e que produza fotos atraentes e com qualidade de imagem bastante satisfatória. Porém, se você deseja uma máquina digital com resolução um pouco superior (6 MP) que permita ampliações de até 18 x 24 cm, navegue no review da Olympus FE-160 para saber tudo sobre esta “irmã” da Olympus FE-150, antes de decidir qual comprar.
Para facilitar sua pesquisa, adiantamos que, além do sensor mais robusto, a única diferença entre essas duas câmeras digitais está no zoom óptico de 2,8x da Olympus FE-160, sutilmente inferior aos 3x da Olympus FE-150.