O flash da Olympus X-845 ilumina de forma homogênea os assuntos e produz colorido natural na maior parte das situações. A Olympus não declara o alcance do flash. Até a publicação deste review consta, apenas em seu site oficial, que o alcance da X-845 é de “3,9 m a ISO 800” mas, lembramos, o fator máximo desta câmera é 640.
Em repetidos testes, observamos que ela aplica ISO 125 nas fotos até aproximadamente 2,80 metros do assunto, elevando o fator para 160 aos 3 metros de distância. A partir daí o fator ISO será 200 e a 4 metros ele sobe para 250. Em todas estas distâncias as cenas são bem iluminadas, mas a perda dos detalhes em função da ação do redutor de ruído se intensifica quanto maior o fator de sensibilidade ISO.
Se você planeja grandes ampliações, aconselhamos preservar os detalhes e ficar em torno de 3 m de distância do assunto. Para ampliações menores, poderá se afastar mais.
Obtivemos ótimos retratos com flash tirados pela Olympus FE-330, com agradável tom de pele sob a influência da coloração quente de luzes artificiais de tungstênio. É admiravelmente baixa ou mesmo inexistente a incidência dos indesejáveis olhos vermelhos, problema tão comum em fotos com flash. Queríamos experimentar o corretivo para olhos vermelhos disponível na FE-330 mas não conseguimos nenhuma foto com esse problema, mesmo pedindo para nossa modelo desviar o olhar, o que costuma ser a receita certeira para as câmeras reproduzirem olhares diabólicos.
Quanto ao sistema de Detecção de Face, notamos ele que funciona apenas para um rosto em cena e é preciso que este esteja próximo da câmera, até aprox. 1,80 metro ao fotografar no ângulo largo, distância que se estende conforme aplica-se o zoom.
A Olympus X-845 / FE-330 possui o modo Macro que fotografa a 10 cm de distância do assunto e o Super Macro, que se aproxima até 3 cm dele, cobrindo uma área mínima de aproximadamente 3,5 cm x 2,6 cm. Ficamos bem impressionados com sua macrofotografia: as cores são bastante vibrantes e os detalhes nítidos em grande área da imagem. Nível moderado de distorções tipo barril e suavidade nas bordas, comuns neste tipo de fotografia. Discreta presença de purple fringing.
Boas fotos do relógio (parado!) com a câmera a 3 cm dele. Ótimos resultados também com 10 cm de distância entre a lente e os assuntos, como mostra a foto da direita.
O modo programado sugerido para fotos noturnas pelo Guia de Disparo integrado da câmera é o “Noite+Retrato”, mas em nossos testes este modo aplicou fator ISO muito alto que, combinado a longas exposições, resultou em fotos exageradamente iluminadas, com muito ruído e poucos detalhes. Em suma: terríveis! Fomos bem melhor sucedidos por meio dos modos Fogos de Artifícios e o Vela que aplicam fator mais baixo. Com eles obtivemos fotos límpidas e adequadamente iluminadas, apesar dos escurões em áreas desprovidas de qualquer fonte de luz. Ao aplicar o zoom óptico observamos colorido e nível de detalhes satisfatórios para esse tipo de fotografia.
Estas fotos foram tiradas com o modo Fogos de Artifício, zoom 5x. À esquerda, plano geral de uma esquina e, à direita, recorte do posto de gasolina de outra esquina, já bastante ornamentado para o Natal. Os frentistas pouco gesticularam e por isso foram capturados com nitidez pela Olympus X-845, apesar da prolongada exposição e de estarem a um quarteirão e muitos andares de distância.
A distorção cromática purple fringing é bem controlada pela X-845. O teste com maior incidência é o que exibimos abaixo e, mesmo assim, sua presença é moderada.
Outra distorção, a que produz suavidade nas bordas das imagens, é menos evidente do que se costuma ver nas concorrentes, enquanto a do tipo barril mostra-se ligeiramente acima da média, nas fotos sem zoom: observe que os prédios próximos às margens laterais do enquadramento abaixo aparecem com uma angulação côncava.
A Olympus não informou o índice de frames por segundo gravados nos videoclipes por esta digital, mas as cenas fluem com naturalidade e eles são de qualidade visual superior à que costumamos assistir: exibem imagem particularmente nítida, sem granulação e de colorido bem definido. A única recomendação é que, caso você pretenda aplicar para zoom, faça-o antes de iniciar a gravação porque ela não ajusta foco e exposição, durante a filmagem.