Revestida de metal e plástico, a Panasonic Lumix DMC-FZ28 vem com praticamente tudo o que se espera deste tipo de câmera digital e há bem pouco o que se falar contra ela. Entre os recursos equipados aos das concorrentes (confira na página Especificações), encontramos controles manuais com prioridades, foco manual, estabilizador, produção de arquivos RAW, etc. Também a resolução de seu sensor com 10,1 MP, o LCD de 2,5 polegadas e o visor eletrônico não se destacam, mas satisfazem.
Especialmente leve para sua classe, é ainda dotada de ampla gama de recursos automáticos, o que a torna recomendável tanto a usuários de nível avançado como aos que só desejam apontar e disparar, mas portando uma câmera de superzoom e alta performance, pronta para registrar todos os lances tanto nas festas regadas a flashes quanto nas quadras esportivas.
- Lente Leica com zoom óptico de 18x, fator acima da média mesmo em câmeras avançadas
- Excelente qualidade de imagem com foco preciso, suavidade nas bordas das imagens muito abaixo da média, cores agradavelmente saturadas e produção de ruído bem controlada
- Câmera rápida, indicada inclusive para assuntos de ação. Veja abaixo em Performance
- Detecta até 15 rostos para otimizar ajustes e segue objetos em movimento pré-focados
- Fotos macro a apenas 1 cm do objeto
- Diversos tipos de foco como o que permite direcioná-lo para uma das áreas do quadro
- Mais de 20 modos programados; o "Sens. Alta" eleva o ISO para até 6400
- Balanço do Branco com ajuste fino e, como em câmeras SLR, ajuste da temperatura da cor
- O modo “Autom. Inteligente” aciona 4 recursos da câmera para garantir boas fotos
- Modos personalizados armazenam as configurações preferidas do usuário
- Alcance do flash ligeiramente acima da média (confira nas Especs). Possui EV dedicado
- Produz vídeos HD (até 1280 x 720 e 30 fps) com zoom óptico
- Econômica, tira 460 fotos por carga, segundo a Panasonic. A bateria recarrega em 2 horas
- Outros: dois tipos de bracketing (EV e cor); permite limitar o fator ISO máximo praticado pela câmera; aceita lentes de conversão (usando-se adaptador) e filtros
- Tendência a “estourar” áreas de realce
- Não traz na câmera recursos que facilitem a criação de imagens panorâmicas. Seu modo programado "Panorâmico" dedica-se a reproduzir o efeito "panning"
- Reduzida escala da abertura, comum nas SLR-like em geral, frustra usuários avançados
- As filmagens não podem exceder 15 minutos ou 2 GB, assim, a duração máxima dos clipes HD de 1280 x 720, por exemplo, será de 8 minutos e 20 segundos
- Balanço do Branco sem a opção Fluorescente obriga o uso do ajuste manual ao fotografar sob esse tipo de iluminação
- Não possui sincronismo para flash externo
- É impossível trocar o cartão de memória com a Lumix FZ28 sobre tripé, o que costuma desagradar os usuários deste tipo de câmera
- Alto nível de detalhes e nitidez através de toda a imagem. Praticamente sem suavidade nas bordas especialmente nas fotos tiradas no ângulo largo.
- Distorção geométrica bem controlada tanto no ângulo largo quanto no telefoto.
- Presença de purple fringing limitada às áreas de acentuado contraste.
- Cores adequadamente saturadas, próximas ao real na maior parte das situações. Apenas sob luzes residenciais nota-se um desvio para tons quentes.
- Exposição precisa, beneficiada pelo recurso “Exposição Inteligente”.
- Perda de detalhes nas áreas de brilho que tendem a “estourar”
- Granulação e efeitos do redutor de ruído começam a comprometer o tamanho das imagens a partir do fator 800 da sensibilidade ISO, enquanto em várias câmeras concorrentes isso já acontece no fator 400.
A Panasonic Lumix DMC-FZ28 revelou muito boa performance nesta avaliação. Em menos de 2 segundos preparou-se para a primeira foto, após ligada. Fotografa praticamente sem atraso do obturador com a técnica do meio-disparo. Seu intervalo entre as fotos também não chega a 2 segundos e, com flash, é inferior a 4 segundos, em média. O modo programado “Arreb. Flash” permite fotografar continuamente com flash, o que pode acelerar ainda mais sua reciclagem. Ela conta com dois modos contínuos, o de 2 fps e o que atinge 2,5 fps mas limita o número de fotos (confira em Especs). O ritmo de ambos é apropriado para fotos de ação.
Essas câmeras são aparentemente muito semelhantes mas a Lumix FZ28, um ano mais nova, vem com mais recursos: sensor de 10,1 MP contra 8,1 MP da "irmã" mais velha; habilidade de manter o foco sobre assuntos em movimento pré-focados com o meio-disparo; ajuste da temperatura da cor no Balanço do Branco; clipes com zoom óptico e até 1280 x 720 pixels; transferência USB de alta velocidade.
O bracketing de cor e o flash Sincro com primeira e segunda cortinas são outros privilégios da Lumix FZ28. Ela possui quase o dobro de espaço na memória interna e é mais econômica, chegando a 460 fotos por carga enquanto a FZ18 tira 400. Entre as sutis diferenças, o LCD da FZ28 é 0,2 polegadas maior (2,7" para 2,5" na FZ18) e sua lente tem 1mm de vantagem, no ângulo largo (27 mm para 28 mm).
Só mais um detalhe que favorece a FZ28: seu visor EVF tem menos da metade do tamanho do que equipa a Lumix FZ18, mas superior quantidade de pontos, o que garante maior nitidez.