Design anatômico, sólida construção em metal, a Panasonic Lumix DMC-ZS3 ou, em alguns países, Panasonic Lumix DMC-TZ7, foi rotulada de câmera "híbrida" devido à seus diferenciados atributos como filmadora. Equipada com lente Leica de superzoom reproduz, com nitidez e riqueza de detalhes, tanto o que captura ao aproximar 12x os assuntos, quanto através de seu ângulo largo de 25 mm, proeza conquistada por poucas digitais, atualmente.
A tela LCD de 3 polegadas, constituída por mais pontos que o padrão, oferece boa visibilidade sob qualquer situação de luz. Ampla gama de comandos automáticos torna muito fácil usar a câmera e obter bons resultados. A Panasonic ZS3 é capaz não só de detectar faces como de memorizar as mais fotografadas e reconhecê-las quando entram em cena, para priorizar seu foco e exposição. Entre os recursos comuns em câmeras de seu preço está o sensor de 10,1 megapixels e seu eficiente estabilizador óptico. O consumo de energia e a performance estão dentro da média, mas os variados modos sequenciais incentivam o registro de fotos de ação.
Importante diferencial da Lumix ZS3 é a qualidade de imagem que ela produz, com gama dinâmica, nitidez e nível de detalhes superiores ao que costumamos ver atualmente. Há ruído mesmo em fotos tiradas com baixos fatores ISO, mas ele não aparece nas resoluções usadas para exibir pelo computador nem nas cópias impressas em tamanho padrão. Resultado: suas imagens saltam aos olhos e dificilmente irão decepcionar os usuários. Veja mais no quadro abaixo específico sobre a qualidade da imagem que observamos nas fotos tiradas com esta câmera.
Ela ainda grava vídeos HD (720p) com zoom óptico e som estéreo que, no formato AVCHD, apresentam qualidade superior e podem ser mais longos. Mesmo sem utilizar esse formato, a nitidez e definição de cores de seus clipes também se diferenciam.
Enfim, a Panasonic Lumix DMC-ZS3 é, indiscutivelmente, uma das melhores opções do mercado de digitais tanto para fotografar quanto para filmar. O que pesa contra ela é a falta de controles manuais e, claro, o preço pouco amigável.
- Nitidez e alto nível de detalhes através de toda a imagem, com ou sem zoom.
- O modo Noturno produz paisagens noturnas bem iluminadas e límpidas, com baixo ISO.
- Bons retratos com flash. Agradável tom de pele, baixa incidência de olhos vermelhos.
- Cores próximas ao real e bem saturadas, eventualmente podem se beneficiar do efeito "Vivid" para tornar-se mais vibrantes.
- Apesar da análise das imagens pelo computador revelar sinais de ruído desde os baixos fatores da sensibilidade ISO, a bem dosada atuação do redutor de ruído da Panasonic ZS3 mantém bom nível de detalhes e permite arriscar pequenas cópias impressas mesmo no fator 800.
- A forte granulação desaconselha o uso do fator 1600.
- Distorções do tipo barril e purple fringing bem controladas.
- Gama dinâmica menos limitada do que temos visto em compactas, resulta em menos estouros em áreas de realce.
No geral, a performance da Panasonic Lumix DMC-ZS3 está na dentro da média. Após ligada, em aprox. 2,5 segundo está pronta para a primeira foto. O atraso do obturador não será problema, apesar de não ser dos menores: a técnica do meio-disparo é sempre recomendável.
Há vários modos de fotos sequenciais para o registro de assuntos de ação. Ao índice de 1,8 fps a Lumix ZS3 tira fotos de alta resolução até esgotar o espaço no cartão e atinge 2,3 fps, em sequências de no máximo 5 fotos. Ainda é possível atingir o excepcional índice de 10 fps, ao reduzir a resolução para 3 megapixels.
- Corpo em metal, design anatômico, é uma das menores e mais leve digitais com superzoom
- Lente Leica com zoom óptico de 12x e ângulo excepcionalmente largo: 25 mm (equiv.)
- Qualidade de imagem acima da média, alto nível de detalhes, agradável nitidez
- Excelente tela LCD de 3 polegadas, com boa visibilidade sob qualquer situações de luz
- Fotos macro a 3 cm do objeto garante closes de impacto
- Mais de 20 modos programados da exposição; entre eles o divertido "Transformar" que emagrece as pessoas
- Vários modos de fotos sequenciais estimulam a cobertura de assuntos de ação
- Balanço do Branco com ajuste fino aplicável em cada predefinição, menos em Auto
- Detecta e memoriza os rostos mais fotografados para priorizar seu foco quando surgem na cena, segue objetos em movimento pré-focados, reconhece cenas e faz os ajustes, etc.
- Facilita a criação de imagens panorâmicas; mas as fotos são unidas por meio do software, fora da câmera
- Grava vídeos HD 720p com zoom óptico, som estéreo e de até no formato 60 fps (AVCHD) que garante qualidade superior e filmes mais longos (até esgotar o espaço livre)
- Dispõe de caixa subaquática opcional para mergulhos até 40 metros
- Recursos da Lumix ZS3 comuns em câmeras de seu tipo: estabilizador, sensor de 10,1 MP
- Menos controles manuais que o desejado em câmeras de seu preço
- Sinais de ruído em imagens com baixo ISO, mas imperceptíveis nas cópias impressas
- Balanço do Branco sem a opção Fluorescente obriga o uso do ajuste manual ao fotografar sob esse tipo de iluminação
- Sem visor ocular, recurso útil quando, por exemplo, for necessário economizar a bateria
- Não elimina olhos vermelhos em fotos gravadas, apesar de evitá-los ao fotografar
- É impossível trocar o cartão de memória com a câmera sobre tripé
- Como a grande maioria das compactas, a Panasonic ZS3 não possui sapata para flash externo nem produz arquivos RAW
Conheça a Panasonic Lumix DMC-ZS1, irmã da Panasonic Lumix DMC-ZS3, e a concorrente direta dessas digitais, a Canon PowerShot SX200 IS, câmera compacta como elas, também dotada de lente de superzom óptico que aproxima 12 vezes os assuntos. Lançadas no início do ano (2009) por preço semelhante, as três possuem estabilizador de imagens, vêm com bateria recarregável e são desprovidas de visor ocular, o que poderá fazer falta em algumas situações. No quadro abaixo, confira importantes diferenças entre elas.
- Amplos planos - as três, com destaque à lente de 25 mm das Panasonic DMC-ZS1 e ZS3
- Eventos regados a flash - as duas Panasonic; o flash da Canon SX200 IS se diferencia por ser pop-up, em compensação, é de curto alcance
- Sem flash, apesar do risco de ruído - a escala ISO selecionável das três vai de 80 a 1600, mas a das câmeras Lumix ZS1 e a Lumix ZS3 atingem o fator 6400 no Alta Sensibilidade
- Fotos macro - as três, em especial a Canon que pode encostar no assunto
- Controle total da exposição e modos de prioridades - só disponibilizados pela Canon
- Assuntos de ação - as Panasonic levam mais chances, apesar do limite no número de fotos
- Vídeoclipes - a Panasonic ZS3 e a Canon têm a vantagem de gravar em HD
- Repare ainda na superior qualidade da tela LCD da Panasonic Lumix DMC-ZS3 e no sensor da Canon, com 2 Mpixels a mais que o das concorrentes