Mirrorless em estilo retrô, a elegante Samsung NX300 oferece aos que iniciam na categoria de câmeras digitais de lentes intercambiáveis as maravilhas high tech das compactas além, claro, de disponibilizar o que os usuários avançados esperam: controle total da exposição, foco manual, produção de arquivos RAW, etc. Para deixá-los mais felizes, faltou ela incluir visor ocular.
Em compensação, a tela LCD da Samsung NX300 reúne muitos predicados: seu tamanho ultrapassa o da maioria das concorrentes, ela é articulável, sensível ao toque, AMOLED e de alta qualidade. O ângulo de inclinação da tela atinge 90º para cima e 45º para baixo, o que facilita a produção de interessantes fotos, mas não de autorretratos. Os interessados em selfies deverão procurar a Samsung NX300M, cuja tela gira 180º ficando de frente para o assunto.
Capaz de entregar não apenas fotos como também filmes 3D, a Samsung NX300 ainda cria imagens panorâmicas pelo sistema de varredura e produz filmes na resolução Full HD com som estéreo gravados ao impressionante índice de 60 frames por segundo, modo progressivo.
Também conhecida como Samsung Smart Camera NX300, ela possui conexão Wi-Fi para facilitar a transferências das fotos e filmes. Vem com bateria recarregável que, segundo a Samsung, tira aprox. 330 fotos por carga, número na média atual em câmeras deste tipo.
A despeito das dimensões compactas e de seu peso mal passar da metade do peso da maioria das digitais de lentes intercambiáveis tradicionais, a Samsung NX300 produz uma das melhores qualidade de imagem, comparada a câmeras semiprofissionais reflex ou mirrorless. Alto nível de detalhes, cores vibrantes e boa gama dinâmica garantem o sucesso das fotos tanto em dias claros quanto nos ambientes internos ou em cenas mal iluminadas.
Mesmo utilizando-se os modos automáticos da câmera a atuação do foco é afiada e a exposição precisa. Cores e detalhes resistem aos altos fatores ISO, úteis quando se deseja retratar a luz natural dispensando o flash. As fotos da Samsung NX300 possibilitam o aproveitamento de recortes até mesmo ao aplicar o fator 3200, apesar de se notar algum ruído ao inspecionar essas fotos pelo computador com 100% de visibilidade. Você deverá ser mais cuidadoso apenas a partir do fator 6400 e evitar os fatores 12800 e 25600.
35 fotos para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera digital Samsung NX300
- Sensor de 20,3 megapixels, fotos de até 46 x 31 com qualidade profissional de impressão
- Grande tela inclinável AMOLED de 3,3 polegadas, alta qualidade e sensível ao toque
- A Samsung NX300 produz excelente qualidade de imagem, uma das melhores entre as câmeras digitais semiprofissionais reflex ou mirrorless
- Rápido modo contínuo para a cobertura de atividades esportivas: tira até 8,6 fotos por segundo ou, reduzindo a resolução para 5 MP, até 30 fotos por segundo
- Escala ISO atinge o fator 25600 e favorece a captura de cenas com pouca luz sem flash
- Vários tipos de foco, como o que se concentra no assunto que você tocar na tela
- Luz assistente de foco, nem sempre presente em câmeras de lentes intercambiáveis
- Oferece recursos para embelezar os rostos; reconhece diferentes cenas e aplica o modo ideal para ajudar iniciantes a obter boas fotos; disponibiliza efeitos como o Miniatura
- Produz fotos e também filmes 3D para visualização em TVs 3D compatíveis
- Cria imagens panorâmicas por meio do prático processo de varredura
- HDR: tira e mescla fotos com diferentes exposições para revelar detalhes claros/escuros
- Filma em Full HD com 60 fps (até aprox. 30 min.), sistema progressivo, com som estéreo
- A Samsung NX300 possui tecnologia Wi-Fi para facilitar o compartilhamento das fotos
- Desprovida de visor ocular, o que poderá fazer falta quando for difícil visualizar pelo LCD
- Será necessário adquirir lentes com estabilizador de imagem, já que a Samsung NX300 não dispõe deste recurso em seu corpo
- Função HDR mescla apenas duas fotos em vez de três como faz a maioria das câmeras
- Não possui flash embutido. Vem com unidade de flash externo de modesto alcance que você terá de carregar junto, o que é bem menos confortável do que se fosse integrado
- A bateria recarrega dentro da câmera. Para usar a Samsung NX300 enquanto a bateria recarrega você terá de comprar carregador compatível, além da bateria sobressalente
- Não processa arquivos RAW na câmera, só por meio do software que a acompanha
- Sem saída AV para conexão em TVs convencionais: só é possível conectar Samsung NX300 em aparelhos HDTV (cabo não incluso, como é o padrão)
Quadro comparativo entre a Samsung NX300 e sua irmã, a Samsung NX2000, lançada quatro meses depois da Samsung NX300, além de outras duas câmeras mirrorless, a Nikon 1 J3 e a robusta Sony Alpha ILCE-3000 que se destaca pelo estilo SLR e por ostentar preço bastante competitivo. As quatro possuem luz assist. de foco e nenhuma é equipada com estabilizador, assim, necessitam lentes com sistema de estabilização para evitar imagens tremidas. Elas produzem imagens RAW, panorâmicas pelo processo de varredura e disponibilizam a função HDR. São alimentadas por bateria recarregável inclusa.
Ao menos três diferenças entre a Samsung NX300 e a Samsung NX2000 justificam o preço mais elevado da Samsung NX300: ela grava vídeos Full HD ao índice de 60 frames por segundo contra os 30 frames por segundo da sua irmã (ambos no sistema progressivo), vem com lente de comprimento focal mais amplo e sua tela LCD é articulável e AMOLED - apesar do tamanho e da qualidade da tela da Samsung NX2000 serem ainda superiores.
Outras vantagens da Samsung NX300 sobre sua irmã: modo de fotos sequenciais um pouco mais rápido e a velocidade de seu obturador atinge 1/6000 segundo. Mas é preciso observar que, nesses quesitos, a taça vai mesmo para a Nikon 1 J3, capaz de tirar até 60 fotos por segundo e de congelar imagens à velocidade de 1/16000 segundo!