A Sony Cyber-shot DSC-H9 expõe com precisão os assuntos e dificilmente você sentirá necessidade de alterar o EV. Produz cores vibrantes, agradáveis e bem próximas do real. Em ambientes fechados, eventualmente a opção Auto ou Manual do Equilíbrio do Branco poderá produzir tons mais frios que os desejáveis: nestes casos, a opção Nebuloso, própria para interiores ou situação de sombra, produzirá melhores resultados conforme mostra, abaixo, um de nossos testes de cores.
Nos testes sob luzes residenciais sem o uso do flash, grande desafio para as câmeras em geral, esta Cyber-shot consegue suavizar o usual color cast alaranjado ao se selecionar a opção Tungstênio ou Manual. Ao manter o Equil. do Branco em Auto a tendência se intensifica, e vai para o alaranjado ou o vermelho, conforme o tipo de luz artificial.
Para onde quer que se dirija a Sony DSC-H9, na grande maioria das vezes ela irá “adivinhar” qual o objeto principal da cena e acertar o foco de acordo com a inteção do fotógrafo. Tanto o Multi AF quanto os outros tipos de foco, assim como o recurso Detecção de Caras recomendável ao se fotografar grupo de pessoas, mostraram-se bastante eficientes sob quaisquer situção de luz.
A foto abaixo, tirada no escuro total, comprova a potência do flash. Para evitar ruído, reduzimos o fator ISO para 200 em vez deixar os 400 automaticamente aplicados com o flash pela H9. Mesmo assim, tivemos os quase 10 metros de extensão inundados de luz. Também nos impressionou sua luz assistente de foco cuja eficiência vai longe mesmo no escuro absoluto, conforme mostra o recorte à direita em tamanho natural Perceba que o objeto, fora do centro e um dos mais distantes da câmera, está em foco.
Apesar da Sony H9 reproduzir alto nível de detalhes, a intensa ação de seu redutor de ruído elimina os detalhes mais sutis e, com isso, apesar de seu elogiável sistema de foco, as imagens apresentam certa suavidade, no geral. Se você prefere imagens com nitidez mais acentuada, poderá fotografar com a Nitidez em “+”. A medida não recupera os detalhes que foram "alisados" pelo redutor, mas resolve a suavidade. Aplicamos o recurso em algumas fotos do teste de cores, feito com as flores de tecido: compare os resultados abaixo. O efeito é praticamente o mesmo que o conseguido ao aplicar filtros de Nitidez por meio de programas gráficos, o que dispensaria, portanto, esse trabalho.
Graças ao ajuste manual da velocidade do obturador e do fator de sensibilidade ISO é possível graduar a quantidade de luz que se deseja capturar e controlar o nível de ruído, mas mesmo no modo Crepúsculo você poderá conseguir ótimas exposições em imagens límpidas. A qualidade da imagem que ela produz ao aproximar os assuntos nestas condições impressiona.
A foto sem zoom à esquerda dá uma idéia da distância em que nos encontramos do bar da esquina indicado pela flechinha: aproximadamente 100 metros. À direita, também na íntegra e em tamanho reduzido, foto em que aplicamos por meio da lente objetiva da Sony DSC- H9 a aproximação de 15x. Veja abaixo pequeno recorte em tamanho natural da foto com zoom.
Os closes obtidos com a câmera digital Cyber-shot H9 à noite e à longa distância impressionam pela precisão do foco e o alto nível de detalhes, apesar deles serem um pouco suaves. Com o fator 100 da sensibilidade ISO foi possível obter imagem límpida e bem iluminada, com cores naturais mesmo sob luz artificial. Como a exposição é longa, pessoas em movimento produzem contornos borrados. Felizmente, ninguém se moveu durante esse clique e o recorte mostra uma imagem bem definida. É possível perceber que dois garotos aguardam o garçom enquanto, ao lado, um rapaz descansa uma caixinha sobre a mesa... Seria o vendedor de chicletes?
O que mais admiramos nos retratos com flash da Sony DSC-H9 é como a potência de seu flash se afunila e ilumina homogeneamente o modelo, mesmo a curtas distâncias. Misturado às lâmpadas residenciais, ele produz favorável tonalidade de pele, levemente aquecida. Ao manter o fator ISO em Auto a Sony H9 aplica fator 400: abaixamos para 200 e mesmo assim, percebe-se um pouco de ruído nas regiões escuras do cabelo e na pele (pontos amarelados). Mas o problema não é visível em cópias impressas, apenas ao examinar as fotos de alta resolução pelo monitor na visualização 100%.
Repetimos esse teste com mais de um modelo e não tivemos nenhuma incidência de olhos vermelhos ao manter o recurso que reduz esse problema acionado. Assim, não foi necessário utilizar a função Retoque para eliminar eventuais olhos vermelhos.