Design anatômico típico das câmeras avançadas, a Sony Cyber-shot DSC-HX é das poucas digitais do planeta com poderosa lente de superzoom que aproxima 20x os assuntos. Possui grande LCD articulável, grava vídeos HD e, graças à alta tecnologia de seu sensor CMOS, apresenta um dos mais rápidos índices de modo sequencial: 10 fotos por segundo, façanha que a recomenda na cobertura de esportes de ação (mantendo-se a calma durante os longos processamentos) e possibilitou inovadores recursos. Entre eles, o que tira 6 fotos a cada clique e as combina de forma a evitar imagens tremidas, além do surpreendente sistema de varredura da cena para criação de panorâmicas.
Diferente de tudo que temos visto, este modo, chamado Sweep Panorama ou Varredura Panorâmica, consiste em manter o obturador pressionado e girar a câmera para que ela "veja" do primeiro ao último ângulo que deve incluir na imagem, sentido horizontal ou vertical, até 224 graus. Contínua e automaticamente, a máquina fotografa e une os quadros numa imagem final. Os resultados são muito bons, tendo-se o cuidado de evitar assuntos em movimento, contra-indicados nas panorâmicas em geral.
Entre os atributos importantes da Sony HX1 que não constam entre os Prós por serem comuns em digitais de seu tipo (e preço!), estão os 9,1 MP de seu sensor, controles manuais, estabilizador de imagens, visor EVF, etc. Clique aqui e confira todos eles. Feita para satisfazer usuários de nível avançado (que não façam questão de arquivos RAW e sapata), não há dúvida de que, descomplicada apesar de complexa, ela tem tudo para impressionar e deliciar também os interessados em operações automáticas.
A Sony Cyber-shot DSC-HX1 apresenta boa performance no geral. Em aprox. 2,2 segundos está pronta para a primeira foto, após ligada. O atraso do obturador é imperceptível mesmo ao aplicar o zoom. Também o intervalo entre as fotos é de rápido 1,2 segundo.
O modo de fotos sequenciais atinge o espantoso índice de 10 fps, o que a indica para esportes de ação, porém, as sequências são de no máximo 10 fotos e não há na Sony HX1 opção que permita ultrapassar esse limite. O fotógrafo ainda deverá aguardar longos processamentos (mínimo de 15 segundos, dependendo do tipo de cartão) para tirar novas sequências.
32 fotos para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera digital Sony Cyber-shot DSC-HX1
- Lente Sony “G” de exepcional zoom óptico 20x e versátil alcance focal (28-560 mm equiv.)
- Grande monitor LCD de 3 polegadas, alta resolução (230.400 pontos) e articulável
- Tira 10 fotos por segundo, índice comparável ao de poucas câmeras profissionais
- Fotos macro a apenas 1 cm do objeto possibilitam impressionantes capturas
- Inovador recurso "Varredura Panorâmica " para fácil e automática criação de panorâmicas
- Flash pop-up de longo alcance: 9,2 m - com zoom 5,1 m. Ajustável por meio de EV
- Foco manual e o Flexível, que permite direcionar o alvo usando teclas de direção, pelo LCD
- Função que reconhece as condições da cena e aplica o modo programado ideal
- Identifica até 8 rostos na cena para otimizar os ajustes, prioriza adultos, crianças ou quem o fotógrafo selecionar, dispara sozinha quando o assunto sorri e detecta piscadas
- Recurso que, num clique, tira e combina 6 fotos para reduzir o efeito de imagens tremidas
- Corrige olhos vermelhos em fotos gravadas e aplica retoques como o Happy Faces
- Produz videos HD com som estéreo e zoom óptico. Clipes de até 29 minutos ou 2 GB
- Econômica, tira aprox. 390 fotos por carga. Vem com bateria e carregador
- Outros diferenciais: 3 tipos de bracketing (do EV, de efeitos e do Equilíbrio do Branco); sensibilidade ISO atinge fator 3200; slideshow aceita músicas transferidas para a Sony HX1; dispõe de lente opcional Sony de telefoto
- Modo contínuo limitado a 10 fotos por sequência; processamento passa de 15 segundos.
- Sem opções para a qualidade de compressão das fotos
- Sem o formato RAW que gera imagens sem processamento para edição fora da câmera
- Não possui sapata para flash externo
- Memória interna de apenas 11 MB exigirá urgência na compra de cartão
- Utiliza cartões Memory Stick Duo (preço pouco competitivo)
- Reduzida escala da abertura, comum nas SLR-like, desagrada usuários avançados
- É impossível trocar o cartão de memória com a câmera sobre tripé
- Não imprime data nas fotos, recurso útil para alguns usuários. Isto é possível por meio do software que acompanha a câmera
- Não inclui cabo HDMI ou adaptador de saída HD necessários para a conexão com HDTV
Para facilitar a comparação da Sony Cyber-shot DSC-HX1 com outras digitais, o quadro abaixo relaciona importantes diferenças entre ela e suas concorrentes diretas, a Canon PowerShot SX20 IS e a Olympus SP-565UZ, também equipadas com lente de superzoom 20x.
Quadro das diferenças, seguido da avaliação comparativa dos recursos da Sony Cyber-shot DSC-HX1, Sony Cyber-shot DSC-H20 e o modelo anterior, a Sony Cyber-shot DSC-H50.
Sony HX1 - tudo nela supera as outras... especialmente o peso e o preço que se justifica, por exemplo, a superpoderosa lente de zoom óptico 20x e no modo contínuo de 10 fps que a habilita a criar panorâmicas por meio da inovadora função de varredura.
Sony H20 - tela de LCD fixa enquanto a das outras é inclinável; não possui visor ocular nem modos de prioridades e sua lente tem comprimento focal mais modesto (10x), itens que a colocam em desvantagem, porém, é a mais leve e a de menor preço.
Sony H50 - apesar de mais velha se equipara bem com a Sony HX1, perdendo pontos no comprimento focal da lente (15x) e no índice do modo contínuo, apesar deste se estender por 100 fotos. Também consume mais energia, não filma em HD nem cria panorâmicas.