Projetada para atrair especialmente usuários de câmeras compactas que migram para as DSLR com o objetivo de produzir melhores fotos sem gastar muito, a Sony Alpha SLT-A58 entra no mercado para substituir a Sony Alpha SLT-A37, a Sony Alpha SLT-A57. Mais acessível do que o sistema convencional, a tecnologia SLT desenvolvida pela Sony traz outra vantagem: empregando espelho translúcido em vez do mecanismo das reflex tradicionais, seu autofoco é mais rápido, "driblando" a lentidão comum das DSLR, o que facilita aos que estão habituados à agilidade das compactas adaptar-se a esse tipo de câmeras.
Entre as diferenças da linha DSLR tradicional e a tecnologia SLT é que esta utiliza visor ocular do tipo eletrônico em vez de óptico, detalhe que não deverá incomodar os que vêm do mundo das compactas, câmeras normalmente desprovidas de qualquer tipo de visor ocular. Já os fotógrafos acostumados ao visor óptico das reflex costumam torcer o nariz para visores eletrônicos. Mas eles que se preparem: a Sony SLT-A58 vem repleta de qualidades para, de alguma forma, atrair também esse público.
Além dos ajustes manuais, modos de prioridades, foco manual, sapata para flash externo e tudo o mais que se espera das DSLRs, a Sony SLT-A58 disponibiliza muita automação para a alegria dos que desejam fotografar livres de ajustes. Detecção de face e de sorrisos, sistema de foco capaz de se concentrar e rastrear assuntos em movimento, função que dá uma mãozinha para o fotógrafo na composição de retratos são alguns dos destaques, além de filmagem em Full HD. Do lado negativo, o que mais poderá desagradar é o limite no número de fotos por série do modo sequencial na resolução máxima. Confira a seguir os Prós e Contras que diferenciam a Sony SLT-A58 de suas concorrentes.
- Preço mais amigável que o padrão em câmeras de lentes intercambiáveis
- Sensor de 20,1 MP para fotos de até 46 x 31, qualidade profissional de impressão
- O sistema SLT possibilita autofoco mais ágil do que o das reflex padrão
- Tela inclinável facilita a captura de diversos ângulos (mas não do autorretrato)
- A Sony SLT-A58 possui estabilizador (de deslocamento do sensor) no corpo da câmera
- O recurso "Varredura Panorama" possibilita fácil e automática criação de panorâmicas
- Recursos que num só clique tiram e mesclam várias fotos para revelar detalhes claros e escuros (HDR), reforçar a nitidez (Hand-held Twilight), reduzir o ruído (Multi-Frame)
- A sensibilidade ISO da Sony Alpha SLT-A58 atinge o estratosférico fator 25600
- Detecta rostos e sorrisos; reconhece diversos tipos de cenas e aplica o modo ideal; mantém o foco sobre o assunto mesmo que este se mova no quadro
- Registra até 8 rostos para priorizar seu foco quando surgirem diante da objetiva
- Função que amplia e recorta os retratos para entregar melhores composições
- O rápido modo de fotos sequenciais da Sony A58 chega a 5 fotos por segundo
- Disponibiliza efeitos como o Miniatura, Cor Parcial, Câmera Brinquedo, entre outros
- Grava vídeos Full HD com som estéreo e zoom óptico (utilizando-se lente com zoom). A Sony Alpha SLT-A58 disponibiliza diversos ajustes manuais para as filmagens
- Produz, segundo a Sony, aprox. 700 fotos por carga no modo LCD e 690 no modo visor
- Guia de ajuda integrado explica funções da câmera para facilitar a vida dos iniciantes
- A Sony SLT-A58 é equipada com visor EVF em vez do visor óptico padrão das DSLR
- Vídeos Full HD gravados à taxa de 24 fps (sistema progressivo) em vez de 30 fps padrão que garante melhor qualidade de imagem. Ela aplica 60 fps mas no sistema entrelaçado
- Duração máxima dos filmes Full HD: 2 GB, o que corresponde de 10 a 15 minutos
- Tela de modestas 2,7 polegadas, tamanho menor que o utilizado pela maioria das digitais
- Também a articulação da tela é limitada e não facilita fotos como o autorretrato
- Luz assist. de foco substituída por disparos do flash, indesejáveis em alguns ambientes
- A restrição no número de fotos por sequência no modo contínuo da Sony SLT-A58 (7 a 8 fotos JPEG, 6 RAW ou 5 RAW-JPEG) poderá limitar sua atuação na cobertura esportiva
- Não processa arquivos RAW na câmera; não corrige olhos vermelhos em fotos gravadas
- O curto alcance do flash poderá apressar a compra de unidade de flash externo
- Sem saída para aparelhos de TV convencionais: só dispõe de conector para HDTV
Veja algumas das diferenças entre a Sony Alpha SLT-A58 e câmeras reflex padrão que concorrem com ela: a Canon EOS 100D / Canon EOS Rebel SL1, a Nikon D3200 e a Nikon D5200. A Canon e a Nikon D5200 são mais caras do que a Sony SLT-A58 mas a Nikon D3200, por estar a mais tempo no mercado, é encontrada atualmente a preço bem próximo ao da Sony. As quatro produzem filmes Full HD.
Quadro comparativo entre a Sony Alpha SLT-A58 e os dois modelos que ela substitui, a Sony Alpha SLT-A57 e a Sony Alpha SLT-A37, além da Sony Alpha NEX-F3, câmera mirrorless que também atrai os interessados em trocar as câmeras compactas por modelos de lentes intercambiáveis. Como é o esperado em câmeras dessa categoria, as quatro disponibilizam controles manuais da exposição com modos de prioridades da abertura e velocidade, produzem arquivos RAW e gravam vídeos Full HD.