O revestimento na cor preta é só o que distingue a Sony Cyber-shot DSC-W215 de sua irmã, a Sony DSC-W210, além dos itens inclusos: um pouco mais cara, a Sony W215 vem com cartão de 4 GB (o da W210 é de 2 GB) e bolsa para transporte. Ambas são boa opção para quem deseja, sem gastar muito, levar para casa uma supercompacta com face em metal, sensor de generosa resolução, tela de alta qualidade e lente que, apesar de não ser de ângulo largo, favorece mais que o padrão fotos de paisagens e de grupos de pessoas (30 mm).
Dirigida aos que desejam fotografar com o mínimo de trabalho, a Sony DSC-W215 é capaz de detectar até 8 faces para otimizar os ajustes, aguardar sorrisos de adultos ou crianças e, então, disparar sozinha! Por meio de seus divertidos efeitos, você ainda poderá pôr um sorriso nos lábios de quem se manteve carrancudo (rss). No modo contínuo, ela estimula o registro da agilidade da garotada nas quadras: dá até 100 disparos ao decente índice de 1,66 fps. Vem com bateria, carregador e, econômica, tira até 430 fotos por carga, segundo a Sony.
Entre os recursos equiparados aos das concorrentes (sem destaque em Prós x Contras) está o flash de alcance padrão (3,9 metros) indicado para ambientes de pequeno a médio porte. A distância de 4 cm dos objetos pouco surpreende, mas ainda é bem aceita por amantes da macrofotografia. Como a maioria das digitais de seu preço, não possui estabilizador, mas evita fotos tremidas por meio de processo que produz menos ruído que o habitual: num clique ela captura 2 fotos e as combina preservando a nitidez. Caso você faça questão do estabilizador óptico, considere a Sony Cyber-shot DSC-W220, outra irmã da Sony Cyber-shot DSC-W215.
- Face em metal (cor preta) e dimensões supercompactas para deslizar bolsos adentro
- Sensor de 12,1 MP para fotos de até 26 x 34 cm, qualidade profissional de impressão
- Lente de zoom óptico que aproxima 4x os assuntos (o padrão é 3x) e versátil alcance focal
- Monitor LCD de tamanho padrão (2,7 polegadas), mas alta qualidade (230.400 pontos)
- Ampla escala ISO favorece fotos com pouca luz, apesar da usual tendência ao ruído
- Decente modo contínuo (1,66 fps) tira até 100 fotos enquanto muitas mal chegam a 10
- Dispõe de bracketing: dá 3 disparos num só clique, aplicando diferentes exposições (EV)
- Detecta faces e sorrisos (de intensidade selecionável), prioriza adultos ou crianças
- Reconhece 4 condições de cena específicas e aplica o modo programado correspondente
- Corrige olhos vermelhos em fotos gravadas e aplica retoques como o Happy Faces
- Grava vídeos de até 2 GB (aprox. 25 min. no formato VGA com 30 fps), mas sem zoom
- Especial slideshow, possibilita transferência de músicas para a Sony W215
- Vem com bateria, carregador, cartão Memory Stick Duo de 4 GB e bolsa para transporte
- Econômica, tira até 430 fotos por carga da bateria, segundo a Sony
- Como a maioria das supercompactas e câmeras de preço econômico, é desprovida de visor ocular e de estabilizador óptico para evitar fotos tremida (utiliza processo digital)
- Sem opções para a qualidade de compressão das fotos
- Não dispõe de recursos para a criação de imagens panorâmicas
- Não sobrepõe data e hora nas fotos. É possível imprimir esses dados por meio do software que acompanha a Sony DSC-W215
- Utiliza cartões Memory Stick Duo, de preço pouco competitivo
Abaixo, as principais diferenças entre a Sony Cyber-shot DSC-W215 e três de suas fortes concorrentes, a Olympus X-920 / FE-4000 a Panasonic DMC-FS12 e a Canon A1100 IS, todas de mesma faixa de preço, equipadas com sensor de 12 MP e lente de zoom óptico 4x.
Vantagem evidente, a Canon e a Panasonic possuem estabilizador óptico. Todas, menos a Canon, têm lente de ângulo favorável para fotos de amplas paisagens e de grupos de pessoas, mas a Olympus é a campeã neste quesito. Já para capturar os lances quando tudo se acelera em sua volta, o modo sequencial da Sony DSC-W215 leva mais chances.
Repare que todas são câmeras de bolso, menos a Canon, mais bojuda mas a única com visor ocular. Em compensação, seu LCD é de baixa qualidade, constituído pela metade dos pontos dos outros monitores. Último detalhe: desconte do preço da câmera, especialmente da Sony Cyber-shot DSC-W215, a economia que você fará graças ao cartão incluso.
Avaliação comparativa entre a Sony Cyber-shot DSC-W215, Sony Cyber-shot DSC-W210, Sony Cyber-shot DSC-W220 e Sony Cyber-shot DSC-W275, supercompactas lançadas no começo do ano (2009), equipadas com sensor de 12,1 megapixels, tela LCD de 2,7 polegadas (constituída por 230.400 pontos), luz assistente de foco, etc. As quatro são alimentadas por bateria recarregável incluída no pacote. Veja abaixo importantes diferenças entre elas.
. As câmeras Sony Cyber-shot DSC-W215 e Sony Cyber-shot DSC-W210 são praticamente iguais, a não ser pelas opções de cores de seus revestimentos e a capacidade do cartão Memory Stick que as acompanha: o da Sony W210 é de 2GB e o da Sony W215 de 4 GB.
. Também a Sony DSC-W220 muito se assemelha à Sony DSC-W210 e à Sony DSC-W215, mas repare que a W220 e a Sony DSC-W275 são equipadas com estabilizador óptico.
. Um pouco mais cara, a Sony W275 traz outras vantagens como lente de ângulo largo, zoom óptico superior (5x), filma em HD (1280 x 720) e possui modo contínuo mais rápido. Perde ponto para as outras no consumo de energia e na macrofotografia (10 cm).