
- Sensor de 6 MP: cópias de 18 x 24 cm
- Cores bem saturadas e próximas à matizes reais, nas fotos externas
- Equipada com visor óptico
- Produz fotos 10 x 15 e widescreen
- Alto nível de detalhes e precisão do foco na maior parte das fotos
- Boa macrofotografia a 2 cm do assunto
- Histograma ao vivo
- Ajuste da nitidez e do contraste
- Alcance do flash: 4,2 metros
- Rápida performance; modo Multi Burst
- Clipes 640 X 480 sonoros, sem limites
- Vem com bateria e carregador
- Aprox. 400 fotos por carga da bateria
- Aceita adaptador para lentes
- Aceita flash externo
- Caixa subaquática opcional
- Sem recursos para criação de fotos panorâmicas
- Alto nível de ruído (e cores menos vibrantes) nos fatores ISO 800-1000, apesar de mais discreto do que em algumas concorrentes
- Utiliza cartões Memory Stick (preço pouco competitivo)
A Sony Cyber-shot DSC-W30 tem algumas “irmãs” no mercado das digitais e o Câmera versus Câmera analisou também duas delas, a Sony Cyber-shot DSC-W50 e a Sony Cyber-shot DSC-W70.

Em estilo compacto e elegante, a Sony Cyber-shot W30 é fácil de usar e recheada de diferencias, a começar pelos 6 MP de seu sensor, resolução muito acima da média em câmeras econômicas, que possibilita cópias de até 18 x 24 cm, com qualidade profissional de impressão. Entre as outras vantagens estão: histograma ao vivo, macrofotografia a apenas 2 cm do assunto e visor óptico, componente que privilegia poucas supercompactas.
A lente de zoom óptico 3x e o monitor LCD de 2 polegadas se equiparam ao da maioria das câmeras e o LCD é menor que o da Sony W50 e da Sony W70. Esta máquina digital apresenta excelente performance (é ligeiramente mais rápida que a Sony W50 e a Sony W70), baixo consumo de energia e produz vídeos sonoros nas melhores configurações disponíveis em digitais de sua categoria: sem limite de duração, podem ser gravados, entre outras opções, na resolução 640 X 480 à taxa de 30 frames por segundo.


A qualidade de imagem produzida pela câmera digital Sony DSC-W30 deverá agradar seus usuários e é muito semelhante a que observamos em suas “irmãs”: bom nível de nitidez mesmo sob baixas condições de luz (graças à luz assistente de foco), cores bem saturadas, imagens ricas em detalhes. Notamos uma capacidade ligeiramente mais reduzida para capturar a luz em ambientes fechados sem flash que as outras câmeras digitais da série "W" analisadas. Como elas, também suas paisagens noturnas revelam menos luminosidade do que gostaríamos de ver, apesar de serem livres de ruído. A granulação aparece é nos altos fatores da sensibilidade ISO, como acontece com a maioria das supercompactas.

Ao ponderar suas qualidades e pontos contra, chegamos a uma avaliação positiva da Sony Cyber-shot DSC-W30, especialmente pela excelente qualidade das suas fotos tiradas durante o dia: para qualquer lado que você dirija a câmera, basta clicar e os resultados surpreendem os usuários. Também nos eventos sociais ela não irá decepcionar dentro do alcance de seu flash que, com 4,2 metros, vai mais longe que o de muitas concorrentes. Ela só não será a melhor escolha se você deseja uma câmera digital com mais ajustes manuais e maiores possibilidades para fotos noturnas à distância. De qualquer forma, antes de decidir qual a câmera certa para você, sugeriríamos que observe nossa análise da Sony Cyber-shot DSC-W50, com monitor de cristal líquido maior que o da Sony W30, e também a análise da Sony Cyber-shot DSC-W70 que, além do monitor maior, tem 1 megapixel de vantagem em seu sensor e permite produzir macrofotografia a apenas 1 cm do assunto.