Abertura do Diafragma
Artigo de B. C. Deiró

Diafragma é o sistema que controla a abertura por onde entra a luz que vai impressionar o filme das câmeras analógicas, ou o sensor da digitais, para produzir a imagem. Quanto maior a abertura do diafragma, mais luz entra e vice-versa. Isso explica o fato das lentes dotadas de grandes aberturas serem denominadas "lentes luminosas". Essas lentes favorecem quem se dedica a fotos em ambientes fechados, nem sempre claros o suficiente: elas permitem entrar o máximo possível da pouca luz disponível, evitando fotos escuras.

É importante saber que quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo. Ao tirar um retrato com o diafragma bem aberto, por exemplo, você poderá ter o plano de fundo e os objetos à frente da pessoa fotografada desfocados: apenas a pessoa e o que estiver na mesma distância em que ela se encontra da lente sairá nítido. Esse efeito é interessante para dar destaque ao objeto em foco. Mas se você prefere que todos os planos da cena saiam nítidos, deverá fechar um pouco o diafragma aplicando aberturas menores.

Vasinhos decorativos, enfileirados sobre fundo infinito reflexivo bege
Concentramos manualmente o foco no quarto vaso (o de fundo branco). Na foto acima, aplicamos a menor abertura disponível, no caso f/6.6, o que estendeu o foco para todos os outros vasinhos, mais distantes ou próximos da lente. Na foto abaixo aumentamos a abertura para f/2.9: foi o suficiente para o comprimento focal encurtar e perdermos a nitidez dos vasos mais próximos da objetiva.
Vasinhos decorativos enfileirados, nitidez reduzida no da frente

As aberturas são indicadas pelos números f. Veja esta escala do diafragma, da maior à menor abertura:
f/1, f/1.2, f/1.4, f/1.8, f/2, f/2.4 f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/45 e f/64.
Escala comumente encontrada nas digitais: f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8 e f/11.

Lembramos que a abertura pode ser representado por meio da letra "f" seguida da barra (f/), ou com a letra "f", maiúscula ou minúscula, sem a barra. Assim, f/2.8, f2.8 e F2.8 significam exatamente o mesmo valor de abertura.

Algumas pessoas encontram dificuldade para entender o porquê da abertura f/1 ser a maior de todas, já que o "1" é o menor número f. Basta notar que se tratam de frações e quanto menor o valor do divisor de f (como o 1), maior será o resultado (ou seja, a abertura), e quanto maior o divisor, menor o resultado. Assim, f/64 é a menor abertura. Prevenimos que a escala de f/2.8 a f/22 é a mais encontrada nas câmeras.

A combinação entre a abertura do diafragma, a velocidade do obturador e o fator ISO possibilitarão, aos que possuem câmeras com controle total da exposição, aplicar técnicas que vão acrescentar ainda mais criatividade às fotos.