Balanço do Branco
Artigo de B. C. Deiró

A fotografia digital traz um importante recurso, o Balanço do Branco (White Balance), também denominado Equilíbrio do Branco, que atua para reproduzir o colorido real das cenas e preservá-lo da interferência de luzes (artificiais ou naturais) que possam alterar matizes originais.

Enquanto na fotografia analógica era preciso adaptar filtros de cor às lentes para evitar color cast, na digital basta regular o Bal. do Branco. Assim, com um simples toque de botão, o fotógrafo ajusta a câmera para que os brancos do assunto se mantenham brancos na foto e que todas as cores sejam retratadas livres da influência esverdeada das lâmpadas fluorescentes, alaranjada das incandescentes, etc.

Além da luz artificial, também a iluminação natural em suas diferentes temperaturas ao longo do dia concorrem para imprimir o predomínio de tonalidades nem sempre desejáveis às fotos, como mostramos abaixo. À esquerda, as fotos estão no estado em que saíram de câmeras, onde a tendência ao vermelho, amarelo e magenta sacrificaram as cores reais das cenas, reveladas nas imagens à esquerda, após edição por meio de programas gráficos.

Farol sobre rochedos à beira-mar: color cast altera as cores reais
Farol sobre rochedos à beira-mar: cast corrigido, cores reais vêm à tona
Restaurante em área pitoresca e dia ensolarado, sob efeito de forte color cast
Restaurante em área pitoresca e dia ensolarado, cores reais
Foto à beira-mar, coqueiros ao fundo: cast avermelhado
Foto à beira-mar, coqueiros ao fundo: cast corrigido, cores equilibradas

Câmeras com eficiente sistema do Balanço do Branco conseguem controlar essas tendências mesmo mantendo-se o recurso no modo automático, mas a maioria das digitais oferece opção dedicada a fotos à luz do dia e inclusive a dias nublados.

Dessa forma, o recurso corrige o color cast específico das fotos ao ar livre e ainda oferece ao fotógrafo a possibilidade de transformar a atmosfera local e acrescentar um pouco de vibração, por exemplo, ao colorido entristecido por um céu carregado, como se pode ver abaixo. Essas fotos foram tiradas em dia nublado com a Fuji HS20EXR: ela batizou de "Sombra" a opção do Balanço do Branco que dá uma revigorada nas cores.

Bal. do Branco Auto
Bal. do Branco Sombra
Opções predefinidas e o Balanço do Branco manual

O recurso Balanço do Branco pode ser configurado para agir sob diferentes fontes de luz que vão além das opções predefinidas para fotos à luz do dia ou para dias nublados que citamos acima. Entre as opções mais comuns está a dedicada a fotos sob lâmpadas de tungstênio (incandescentes) ou fluorescentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Algumas câmeras sofisticam e disponibilizam o Bal. do Branco específico para diferentes tipos de lâmpadas fluorescentes. Há também a opção predefinida para fotos com flash, e até mesmo para capturas submarinas, presente em digitais à prova d'água ou que possuem caixa protetora opcional.

Câmeras de uso avançado ainda possibilitam o ajuste fino do Balanço do Branco de acordo com a temperatura da luz ambiente, tudo no esforço para reproduzir cores reais.

Bal. do Branco Auto
Bal. do Branco Incandescente
Bal. do Branco Manual

As fotos desse ursinho de pelúcia foram tiradas sob luzes residenciais de tungstênio, que costumam produzir forte cast alaranjado, como ocorreu na foto da direita, com o Bal. do Branco automático. A opção "Incandescente" do recurso disponibilizado pela câmera suavizou a influência da luz ambiente na foto do meio. Mas nada se compara ao terceiro resultado, quando aplicamos o Balanço manual: só com essa configuração o ursinho aparece branco, como de fato é.

Assim, apesar das opções predefinidas do Bal. do Branco serem uma forma bem prática de se preservar a fidelidade das cores, é muito importante que o fotógrafo esteja preparado para fazer uso do ajuste manual deste recurso, normalmente disponibilizado pelas digitais. Isso porque sempre há a possibilidade dele se encontrar sob um tipo de iluminação que desafie o sistema de sua câmera, ou que não coincida com as situações predefinidas que ela oferece.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio do Bal. do Branco manual o usuário poderá personalizar a referência do branco ao apontar a objetiva para um objeto branco ou cinza da cena.

Hall em mármore, mobiliado e com parede sulferino ao fundo: tudo amarelado pelo cast
Mesmo ambiente, cast corrigido, cores reais reveladas

Ao fotografar com câmera digital Olympus o ambiente acima iluminado por um tipo especial de lâmpadas dicróicas, o melhor resultado que obtivemos testando as opções predefinidas do Bal. do Branco da câmera foi a foto amarelada da esquerda. Graças ao ajuste manual do recurso, reproduzimos cores bem mais naturais na foto da direita.

Abrimos aqui um parênteses para os retratos, esse tipo tão especial de fotografia em que nem sempre cores reais são as mais desejáveis e onde um ligeiro color cast poderá ser bem vindo, como mostram as fotos a seguir.

Mesmo enquadramento, coloração alterada ao aplicar o Bal. do Branco manual
Bal. do Branco Manual
Retrato sem flash com a Fuji HS20EXR, manequim de cabelo loiro comprido, fundo azul
Bal. do Branco Incandescente

Nos retratos acima tirados sob luzes residenciais, sem flash, com câmera bridge da Fuji, as cores mais próximas do real estão na foto da esquerda, capturada com o Balanço do Branco manual. Mas repare que a manequim se beneficia com o color cast que a câmera produziu na outra foto, ao aplicarmos o Bal. do Branco automático: seu rosto ganhou um tom dourado bem mais agradável que o aspecto pálido da foto com o recurso manual.

Retrato à luz do dia de manequim loira, tirado pela Fuji S4500 no modo automático
Bal. do Branco Auto
Retrato à luz do dia de manequim loira, tom mais quente com o Bal. do Branco manual da Fuji S4500
Bal. do Branco Manual

Acima, retratos à luz do dia tirados por outra câmera de uso avançado. Repare que aqui o modo manual do Balanço do Branco produziu um retrato com cores mais aquecidas e atraentes do que o modo automático.

Conclusão

É compreensível que muitos usuários selecionem a opção "Auto" do Bal. do Branco de suas digitais e, sem medo de ser felizes, fotografam sob as mais diversificadas fontes de luz, deixando o gerenciamento das cores totalmente por conta da câmera.

Cada vez mais aprimorado, o recurso Balanço do Branco costuma dar conta do recado e sua atuação, mesmo que automática, dificilmente decepciona. Mas para tirar maior proveito desse recurso, sugerimos que você teste as opções predefinidas e o Bal. do Branco manual da sua máquina para entender como eles reagem nas diferentes situações de luz.

Essas informações permitirão que você interfira na reprodução de cores e, por meio da rápida configuração do Bal. do Branco, obtenha cores mais precisas ou atraentes, fazendo deste recurso um forte aliado para conseguir fotos ainda mais surpreendentes!