Interferências visuais nas margens e cantos
Artigo de B. C. Deiró

Um dos tipos de interferências visuais bastante frequente e que costuma decepcionar os fotógrafos quando eles inspecionam as imagens pelo computador na visibilidade 100%, é a que produz margens e cantos escurecidos, ou bordas suavizadas, com perda da nitidez e da definição dos detalhes conforme se afasta do centro da imagem.

Paisagem urbana e 2 recortes de varanda localizada na borda esquerda, um bem mais nítido que o outro

Observe acima como se manifesta a suavidade nas bordas da imagem. A paisagem mostrada em miniatura no topo foi capturada sob as mesmas condições de luz e distância (em momentos diferentes) por duas câmeras com sensores de igual resolução. Exibimos lado-a-lado em tamanho natural recortes extraídos de cada uma das fotos. Como se pode notar, essas varandas nem estão tão próximas às bordas do enquadramento e, mesmo assim, o foco se apresenta bastante suave no recorte da esquerda. Já no da direita os detalhes mostram-se melhor definidos, apesar desta foto revelar purple fringing, distorção cromática que pode ocorrer em áreas de alto contraste.

Se o seu interesse é apenas publicar fotos em tamanho reduzido na rede, provavelmente interferências desse tipo nem serão notadas. Mas se deseja maior liberdade para fazer recortes ou pretende trabalhar com fotos impressas, procure câmeras mais robustas e de melhor qualidade que consigam manter o nível de detalhes em toda a extensão da fotografia.