Denomina-se color cast, termo emprestado do inglês, a predominância na fotografia de determinada cor sobre todas as outras, como por exemplo a predominância do azul ou do verde em fotos sob luzes fluorescentes produzindo, neste caso, imagens de atmosfera fria. O recurso Balanço do Branco ajuda o fotógrafo a controlar essas influências, que encontra seu grande desafio nas fotos sob lâmpadas de tungstênio: elas costumam tingir de tons quentes as imagens, cuja intensidade vai depender da competência da câmera em administrar o problema.
É preciso lembrar que em alguns casos a influência da iluminação gerada por lâmpadas residenciais pode favorecer as fotos. É quando, suavizada pela luz do flash, ela acrescenta tom ligeiramente “aquecido” e agradável à pele das pessoas retratadas.
Porém, de forma geral os efeitos do color cast são vistos com muita cautela. Além das lâmpadas artificiais, também as diferentes temperaturas da luz natural podem provocar a predominância do amarelo, do azul ou de outros tons, conforme a hora do dia. Em câmeras desprovidas de um sistema eficiente de Balanço do Branco, o cast poderá destruir a dinâmica das cores, comprometendo toda a beleza e o realismo das fotos.
Observe nas fotos abaixo e à esquerda, que o color cast (amarelo, vermelho e azul) comprometeu o colorido das fotos. Para que se possa melhor avaliar essa distorção, os tons próximos ao real foram revelados, por meio da programas de edição, nas imagens da direita.