|
Color Cast na Fotografia |
B.
C. Deiró
|
Denomina-se color
cast, termo emprestado do inglês, a predominância de
determinada cor sobre todas as outras, como por exemplo a predominância do azul ou
do verde em fotos sob luzes fluorescentes produzindo, neste caso, imagens
de atmosfera fria. O recurso Balanço
do Branco ajuda o fotógrafo a controlar essas influências,
que encontra seu grande desafio nas fotos sob lâmpadas de
tungstênio: elas costumam tingir de tons quentes as imagens,
cuja intensidade vai depender da competência da câmera
em administrar o problema.
|
|
|
|
|
|
|
Mesma cena e mesma iluminação através
de diferentes câmeras. É evidente a dose de magenta
à
esquerda
e do alaranjado à direita. A foto do meio é
a que menos sofreu com a influência da luz ambiente. |
|
|
É preciso lembrar
que em alguns casos a influência da iluminação
gerada por lâmpadas residenciais pode favorecer as fotos.
É quando, suavizada pela luz do flash, ela acrescenta
tom ligeiramente “aquecido” e agradável
à pele das pessoas retratadas. |
|
|
|
|
|
A
iluminação do flash misturada ao tom
alaranjado da luz residencial produziu aquecido color
cast na foto da esquerda, resultado, neste caso,
mais desejável que o tom natural mas frio do recorte da direita. |
|
|
|
Porém, de forma geral os efeitos
do color cast são vistos com muita cautela. Além
das lâmpadas artificiais, também as diferentes
temperaturas da luz natural podem provocar a predominância
do amarelo, do azul ou de outros tons, conforme a hora do
dia. Em câmeras desprovidas de um sistema eficiente
de Balanço
do Branco, o cast poderá destruir a dinâmica
das cores, comprometendo toda a beleza e o realismo
das fotos. |
|
|
Abaixo e à esquerda, o color cast (amarelo,
vermelho e azul) comprometeu o colorido das fotos que tiveram os tons reais revelados à direita, por
meio de programas gráficos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Voltar |
|
|
|