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Dicas
de como Comprar a CÂmera Digital |
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B.
C. Deiró
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O diversificado mercado das digitais
deixa os consumidores de cabelo em pé na hora de escolher
a câmera. Se você já tem alguns modelos em mente, navegue nos reviews do Câmera versus Câmera: eles revelam os Prós x Contras de cada digital para ajudar
na sua decisão.
Mas se a profusão de câmeras e seus
ilimitados recursos o deixam confuso, sem saber quais modelos selecionar
ou mesmo como deve ser sua futura máquina, você está
na página certa... comece aqui sua pesquisa! |
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Descrevemos abaixo algumas das mais importantes especificações das digitais e sugerimos que, lápis e papel à mão, você leia e anote o que deseja para a sua digital, pensando no tipo de fotografia
que pretende fazer e em como planeja usar a câmera. A definição
de suas expectativas é meio caminho andado para encontrar
a máquina certa. Depois, basta levar as anotações
para a página Câmera
- BUSCA e selecionar suas preferências: em segundos localizaremos
em nosso banco de dados os modelos mais indicados
para você. |
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. Câmera para levar no bolso |
Há desde câmeras
com menos de 100 gramas até as que passam de 1 quilo.
As mais leves e supercompactas, deslizam bolso adentro para
estar sempre à mão. Graciosas e multicoloridas
são, em sua grande maioria, do tipo "point-and-shoot",
traduzindo, repletas de comandos automáticos para os
que desejam fotografar livres de ajustes da exposição.
Mesmo que você já esteja tentado a se definir
por estas supercompactas, aguarde alguns parágrafos
para obter mais informações sobre ela. |
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. Resolução do sensor e tamanho das ampliações |
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Atualmente, a resolução do sensor da maioria de digitais passa de 10 MP, o
que garante cópias de até 24 x 30 cm com qualidade de impressão profissional, igual à praticada pelos minilabs (300 dpi). Mais do que suficiente para
o uso doméstico, esse tamanho passa do dobro do popular 10 x 15 cm. Além disso, fotos com boa qualidade
de imagem podem até
ser impressas com menos de 300 dpi e ainda assim revelar resultados bem aceitos. |
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Conclusão: a resolução dos sensores, um dos recursos mais alardeados no mercado das digitais, já pode ser dispensado
da lista de exigências do usuário padrão. A menos que seu
negócio seja imprimir pôsteres ou você pretenda dar asas à sua criativiade ao recortar as fotos, outros recursos além dos megapixels deverão roubar a cena na escolha da câmera. |
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. Câmera para fotos em ambientes fechados, festas à
noite, etc. |
Se você deseja levar
a câmera para as baladas, fique atento ao alcance do flash. Supercompactas são ótimas companheiras
porque vão no bolso ou encontram espaço em qualquer
bolsinha, porém, o alcance de seu flash costuma limitar
o usuário a fotos de ambientes de pequeno a médio porte. |
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Para ganhar maior liberdade nesses eventos, poder circular e registrar todo tipo de ângulo, inclusive tomadas gerais, melhor
dirigir seu foco para as compactas um pouco mais
encorpadas. Elas exigem mais espaço na
bolsa mas oferecem flashes potentes, com alcances
que ultrapassam os 6 metros. |
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Praticamente
todas as câmeras possuem flash com redutor
de olhos
vermelhos, portanto você não precisa
se preocupar com esse detalhe. Alguns são
mais eficientes que outros, mas lembre-se: para
funcionarem as pessoas fotografadas devem olhar
na direção da máquina. |
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Outro item importante nas digitais que
irão marcar presença em ambientes fechados ou
à noite é a luz
assistente, componente que ajuda o sistema de foco nas fotos
em locais escuros, aumentando suas chances de produzir imagens
bem nítidas, sob qualquer iluminação. |
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. Automáticas versus Manuais |
Câmeras automáticas
são as que fazem quase tudo para o fotógrafo:
basta ele mirar o assunto e apertar o obturador, faça
chuva ou faça sol, esteja o assunto próximo
ou distante, elas focam e determinam a exposição
mais adequada. Resolvem se o flash deve ou não ser
disparado, qual abertura,
velocidade
e fator ISO
aplicar, etc. A boa notícia para quem sonha com uma
máquina tão esperta é que praticamente
todas possuem recursos automáticos. Pequenas, grandes,
amadoras ou profissionais, elas sabem muito bem decidir esses
parâmetros, no modo Auto. |
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As opções
começam a se afunilar quando o usuário se incomoda
que a câmera "pense" o tempo todo por ele
e prefere modelos com ajustes manuais. Você até
poderá encontrar câmeras que disponibilizam o controle
total da exposição entre as compactas, mas dificilmente entre as supercompactas. Em sua maioria, estas pequenas câmeras operam automaticamente, permitindo acesso
apenas aos ajustes básicos da exposição
(fator ISO,
EV, métodos
de exposição e Bal. do Branco), sem disponibilizar a abertura
do diafragma e a velocidade
do obturador. |
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Usuários de
nível intermediário ou avançado interessados
em controles manuais sabem que suas chances aumentam entre as
câmeras mais encorpadas e pesadas. Além disso,
deverão observar as escalas de abertura e velocidade
disponíveis, nem sempre amplas como gostariam. |
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. Zoom óptico e zoom digital |
O zoom óptico, uma das mais cobiçadas maravilhas da fotografia, merece atenção especial na hora da compra da câmera digital. Quanto maior o fator de multiplicação da lente, mais impactantes serão as fotos, revelando detalhes distantes que não se consegue enxergar a olho nu. Sugerimos que você
dê preferência às câmeras com o máximo zoom que seu bolso permitir. As de superzoom aproximam mais de 10x os assuntos: quanto mais longe elas enxergarem, melhor! |
Já o fator do zoom digital não deverá ser decisivo na escolha da câmera,
devido às muitas limitações desde recurso. Mesmo assim, não se deixe confundir: alguns fabricantes informam altos fatores do zoom digital porque consideram,
junto, o do óptico. Temos o cuidado de separar o fator desses dois tipos de zoom para que você saiba ao certo a capacidade de cada um. |
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Ampliação
do zoom óptico 15x da Sony H9 |
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Se você se dedica a fotos de amplas paisagens ou de grupos de pessoas, fique de olho nas câmeras equipadas com
lentes de ângulo largo. Graças a elas, você será menos compelido a dar passos em marcha a ré para
que todos
à sua frente "caibam" na foto. Mas fique atento, porque essa especificação não
é comuns entre as digitais, o que irá restringir sua busca. |
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Estabilizador óptico |
Uma das maiores queixas dos usuários
das digitais é a produção de fotos tremidas,
e os estabilizadores
ajudam a evitar esse problema. Alertamos que poucas câmeras
na faixa “Até R$ 1.000” possuem o recurso.
Além do mais, alguns fabricantes rotulam de “estabilizador”
os pouco recomendáveis sistemas de estabilização
digital.
Tiramos a limpo essa questão em todas as câmeras
presentes no site e desconsideramos quando se trata do processo
digital.
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Lembre-se,
ainda, que conforme a luz ambiente diminui, os estabilizadores
perdem seus poderes e será necessário apelar
para o tripé.
Assim, se o investimento que você destinou à
compra da câmera não conseguiu pagar um modelo
com estabilizador, pense em adquirir um tripé, que
ainda é a maior garantia de fotos estáveis...
até no escuro! |
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. Monitor de LCD e visor ocular
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Outro componente das câmeras digitais que muito contribui para o prazer de fotografar é o monitor de
LCD. Não apenas seu tamanho, mas também sua qualidade deverão ser levados em conta. É importante que ele garanta boa visualização em situações como sob sol forte. E se você conseguir esticar um pouquinho seu orçamento, poderá se apoderar de monitores articuláveis ou sensíveis ao toque. Os articuláveis tornam confortável a captura de qualquer tipo de ângulo. Além disso, vários deles facilitam a produção de selfies ou de autorretratos mais elaborados: basta apoiar a câmera em tripé, acionar seu timer, ir para a frente dela, se ver pela telinha e caprichar nas poses. |
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Visores oculares
são muito úteis quando é preciso
economizar baterias (o LCD consome mais energia)
ou quanto a luz ambiente dificulta visualizar pelo monitor. Porém, você vai constatar
que eles são pecinha rara entre as supercompactas.
Felizmente, elas costumam ter confiáveis telas de cristal líquido. Os visores
são mais facilmente encontrados em compactas maiores. Digitais
de uso avançado possuem, por padrão, visores
oculares eletrônicos (EVF), e as câmeras semiprofissionais ou profissionais (reflex), utilizam os visores ópticos. |
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Câmera para levar aos estádios
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Quem planeja fotografar os melhores lances de seu time favorito
terá de observar a performance do Modo
Contínuo, comando para fotos em sequência. O
ideal é ele ser rápido e não impor severos
limites no número de disparos por sequência.
Você encontrará esse item nos nossos reviews e quadros com as especificações
das câmeras. |
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Cartão de memória e baterias |
Normalmente
as digitais possuem memória
interna para que se possa fotografar
assim que saem do pacote. Porém, o espaço
disponível na memória é quase sempre pequeno e
você deverá se preparar para a compra
de um cartão
de memória que amplie o espaço de armazenagem. Um dos mais populares e de preço
mais competitivo é o cartão SD (Secure Digital), mas
você terá de usar o tipo de cartão compatível
com a câmera, indicado pelo fabricante. |
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Quanto à alimentação,
as baterias
utilizadas pelas câmeras são as de formato
AA ou proprietário. As recarregáveis formato
proprietário e seus respectivos carregadores
costumam vir com as câmeras que as adotam. No
caso do formato AA, salvo raras exceções,
as digitais trazem apenas um par de alcalinas, mas sua
versão recarregável é acessível
e facilmente encontrada, um dos motivos pelos quais
esse formato ganha a preferência da maioria dos
usuários.
Na foto à esquerda vemos a bateria formato proprietário da Sony. |
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O peso da marca |
Se mesmo com digitais de marcas consagradas
estamos arriscados a enfrentar problemas e nos cercamos de
garantias, conforme explicado no item “Cuidados
durante e após a compra” deste guia de compra
da digital, que dirá ao comprar câmeras de fabricantes
menos respeitados. Além de dar preferência às
marcas tradicionais de máquinas fotográficas,
sugerimos que, antes da compra, você clique aqui
para obter o telefone e/ou URL do fabricante da câmera
escolhida, faça contato e procure confirmar se seu
departamento de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou equivalente
se mantém ativo e transmite segurança. É
importante ter uma idéia do que vamos encontrar caso,
no futuro, tivermos de recorrer à assistência
do fabricante, por eventual problema com o produto. |
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Outros recursos |
Você ainda poderá ter outras exigências
para sua futura câmera. Se é interessado na macrofotografia
deverá restringir sua busca aos modelos que se aproximam
ao máximo dos objetos. Faz questão de cores
reais
nas fotos? Inclua a opção manual do Balanço
do Branco na sua futura câmera. Planeja rodar o mundo fotografando sem ter de anotar onde tirou cada foto? Seria interessante que sua máquina tivesse GPS integrado... |
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A seção
Aprenda +
reúne artigos sobre recursos que poderão ser úteis na sua nova câmera, mas também
na seção Câmera
BUSCA, para onde vamos direcioná-lo a seguir, você poderá
acessar links e descobrir atributos para incorporar à
sua digital, como se ela deve ser à prova d'água, capaz de filmar na resolução Full HD,
equipada com sapata para flash externo, etc. |
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Como encontrar a câmera |
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Agora que você sabe o que deseja
para sua nova digital, vamos à página Câmera
BUSCA, motor de busca do Câmera versus Câmera
- o caminho mais rápido e eficiente para encontrar
a máquina que melhor atenda às suas expectativas. Lá você poderá selecionar
suas preferências (zoom, resolução, tipo de câmera, de alimentação, etc.), cruzar com o valor que pretende
pagar e, num clique, conhecer as digitais que correspondem ao modelo idealizado. Caso sua
pesquisa não retorne resultados, flexibilize um pouco as preferências
para encontrar mais facilmente tudo que deseja num só pacote... e
boa sorte! |
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Veja também: Cuidados
durante e após a compra |
E inclua no seu guia de compras da câmera digital a nova seção TOP CÂMERAS
que indica as melhores câmeras digitais
na avaliação do Câmera versus Câmera |
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