Efeitos aplicados pelas digitais
Artigo de B. C. Deiró

Um dos diferenciais da fotografia digital é a possibilidade de aplicar atraentes efeitos nas imagens enquanto elas ainda estão dentro da câmera. Os mais comuns são o Preto e Branco (em algumas câmeras apresentado como "P&B" ou, em inglês, "B/W"), que nunca perde seu espaço especialmente em fotos artísticas, e o Sépia, tom que simula foto antiga, antes só conseguido por meio de programas de edição gráfica (PhotoShop, PhotoPaint e outros).

Recanto com duas poltronas, quadro, mesinha com vaso e porta-retratos: tudo em preto e branco
Preto e Branco
Mesma cena com duas poltronas, quadro, mesinha com porta-retratos, tudo sob coloração sépia
Tom Sépia

A medida que as câmeras se sofisticam, os efeitos que elas disponibilizam para atrair os consumidores se tornam mais complexos e, no mínimo, curiosos. Esse mostrado abaixo, elimina totalmente a saturação da foto: ela passa para preto e branco, mas mantém as cores em área que selecionada pelo fotógrafo. No caso, selecionamos o quadro. A câmera que utilizamos batizou este edeito de "Cor Parcial", mas ele pode se apresentar com outros nomes.

Duas poltronas avermelhadas, quadro, mesinha com vaso e porta-retratos, cores reais
Sem efeito
Mesma cena com duas poltronas, tudo em preto e branco, a não ser a paisagem do quadro
"Cor Parcial"

O "Fisheye", ou "Olho de Peixe", efeito bastante presente nas digitais, simula a distorção causada por superlentes grandes angulares.

Hall social com portas nas paredes, linhas retas
Sem efeito
Mesmo hall social com portas nas paredes, linhas encurvadas
Com o "Fisheye"

Outro efeito muito atraente mas lamentavelmente pouco frequente nos modelos de câmeras que revisamos, é o que cria estrelas em pontos de brilho. No exemplo abaixo, ele foi aplicado por uma Cyber-shot.

Garrafas de bebidas e cálice de cristal em fundo escuro, brilhos estrelados no cálice
 Pequenina árvore de Natal estilizada em tons de verde, com brilhos estrelados nas bolas vermelhas

Veja alguns outros criativos efeitos que podem ser encontrados nas digitais, dependendo de sua marca e modelo:
  • Solarização - distorce de forma impressionante o colorido da foto por meio da sobreposição de uma imagem negativa a uma positiva.
  • Negativo - semelhante ao negativo de filme fotográfico colorido.
  • Cromo - torna a imagem mais contrastante e acentua a saturação de suas cores.
  • Múltiplas Exposições - permite a sobreposição lado a lado numa só foto, de duas ou mais imagens sentido retrato, fotografadas uma após a outra.
  • Troca de cores - com alguns cliques, substitui uma cor da cena por outra. Você conhece jeito mais simples de mudar a cor original de suas roupas, carro, ou de qualquer outro objeto?
  • Cor em destaque - interessante efeito que, com diferentes nomes, tem invadido uma série de câmeras digitais. Ele permite ao fotógrafo escolher uma cor e apenas o que for desta cor, na cena, sairá colorido: todo o restante será mantido em preto e branco.
  • Miniatura - conforme sugere o nome, esse efeito dá o aspecto de miniatura às pessoas e objetos para que tudo pareça parte de uma maquete.
  • Sorrisos - coloca nos lábios da pessoa retratada sorriso de intensidade selecionável.

Alguns efeitos podem ser meramente divertidos, como esse que "força" o sorriso das pessoas: acredite, isso nem sempre dá certo (rss). Mas outros são muito interessantes, podem ser úteis e devem ser levados a sério, como que transforma a foto em P&B ou sépia, o que acrescenta estrelinhas nos pontos de brilho, etc. Assim, o número e a diversidade dos efeitos disponibilizados deve contar quando se escolhe a câmera. Eles vão ajudar você a dar asas à sua imaginação e a desenvolver os seus talentos!