Estabilizador de imagens
Artigo de B. C. Deiró

Basta uma tremidinha da mão que segura a câmera e, droga, a foto sai tremida! Acontece até com fotógrafos profissionais, por isso mesmo a indústria fotográfica se empenha em desenvolver máquinas com estabilizadores que minimizam o impacto do movimento da câmera nas fotos. Mas atenção, há os verdadeiros estabilizadores e aqueles que, apesar de também se intitularem "estabilizadores", deixam muito a desejar.

Estabilizador óptico

Antes privilégio de máquinas profissionais, este é o verdadeiro estabilizador. Representado por siglas como OIS, IS, entre outras, ele é um dos melhores recursos no combate a fotos tremidas causadas pelo eventual movimento da câmera durante o disparo, problema que aflige especialmente os usuários das câmeras compactas.

Os fabricantes adotam diferentes tecnologias, mas no geral o sistema detecta a vibração do sensor e, por meio de processo mecânico, faz a compensação de seu movimento.

Duas fotos, mesma cena de franja branca de tapete estampado, mais nitidez na da direita

As fotos acima foram tiradas em ambiente pouco iluminado e com baixa velocidade do obturador, situação que recomenda o uso de tripé. Para testar a atuação do estabilizador da câmera, fotografamos com a câmera na mão. Por maior que tenha sido nosso esforço em manter uma pegada firme, a foto da direita tirada sem o estabilizador perde em nitidez para a da esquerda, onde o estabilizador “SteadyShot” de câmera Sony Cyber-shot mostrou sua eficiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estabilizadores ópticos eficientes minimizam, de fato, os efeitos do tremor da câmera e possibilitam fotografar com a máquina na mão sob condições de luz um pouco mais precárias do se conseguiria sem ele.

Porém, não se iluda: movimentos bruscos com a câmera dificilmente serão compensados. E conforme a luz ambiente reduz e obriga a aplicação de longas exposições, o bom e velho tripé continua indispensável para preservar a nitidez das imagens. O prazer de fotografar com a câmera na mão recebe forte apoio dos estabilizadores, mas é preciso lembrar que eles não fazem milagres.

Detalhe de tapete com franja, tamanho natural, estabilizador da Canon G12 desligado
OFF
Detalhe de tapete com franja, tamanho natural, estabilizador ligado
ON
Detalhe de tapete com franja, tamanho natural, foto tirada com a Canon G12 sobre tripé, estabilizador ligado
ON + tripé

Outro tapete fotografado nas mesmas condições que o primeiro: pouca luz e baixa velocidade do obturador. Sua franja de fios mais finos intensifica o desafio para o sistema de foco e de estabilização da câmera, no caso, a Canon G1. Adicionamos o tripé neste teste. A foto do primeiro recorte foi tirada sem estabilizador e com a câmera na mão. O estabilizador foi acionado para capturar as fotos do segundo e terceiro recorte, mas na do terceiro, adicionamos o tripé. Repare na eficiência do estabilizador na foto do meio, mas na terceira o resultado foi ainda melhor.

Sistema de estabilização digital

É importante não confundir "estabilizador óptico de imagens" com "estabilizador digital de imagens". Este segundo também se dedica ao combate de fotos tremidas, mas por meio de estratégias menos efetivas. Sua única vantagem é ter custo bem mais acessível que o do estabilizador óptico.

É o caso do sistema de estabilização digital ou eletrônica, definido pela sigla EIS. Para começo de conversa, ele age na foto após ela ter sido gravada. Detecta fotos com imagens tremidas e as submete a processamento digital destinado a atenuar o indesejável efeito do tremor da câmera. Infelizmente, esse processamento não consegue melhorar muito, e pode até piorar o que já está ruim, comprometendo ainda mais a qualidade da imagem, além de reduzir o tamanho das fotos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro sistema de estabilização digital, é o que limita-se a elevar o fator ISO no momento do clique (algumas vezes também a velocidade do obturador) o que, aliás, qualquer usuário pode fazer manualmente, já que a grande maioria das digitais disponibiliza o ajuste deste fator. Além do mais, se por um lado o aumento da sensibilidade ISO permite registro mais rápido da cena e consequentemente reduz o risco dela sair tremida, por outro, eleva o nível do granulação!

Nos reviews, separamos o joio do trigo

Alguns fabricantes confundem os consumidores e batizam o sistema de estabilização digital de suas câmeras com o genérico - e sugestivo - rótulo de “estabilizador de imagem”. Por isso, incluímos esse item nos reviews e nos quadros com as especificações técnicas das câmeras. Investigamos cada uma delas para descobrir se possuem de fato estabilizador ou o “falso” estabilizador. Fique esperto e confira esse item em nossas avaliações antes de comprar sua nova digital.