Detecção da face e de sorriso
Artigo de B. C. Deiró

Uma das grandes novidades tecnológicas introduzidas pelas câmeras fotográficas digitais é o sistema de detecção de face: basta acionar o recurso e os rostos que estiverem na frente da objetiva são identificados para ajuste de foco e, dependendo do modelo da digital, ajuste também da exposição (incluindo disparo do flash, se necessário) e do Balanço do Branco.

Quatro garotas, moldura verde em torno da face das duas sem óculos - Foto de Carolyn Coles
A tela LCD normalmente destaca com moldura verde o rosto detectado e em foco, como simulamos na foto de Carolyn Coles acima. Ponto fraco do recurso: perfis e óculos. Assim, a câmera poderia encontrar mais dificuldade para detectar os rostos das duas garotas do meio.

Na produtiva disputa pelo mercado, os fabricantes têm se mostrado especialmente criativos com o recurso da detecção da face. Se já era surpreendente a câmera detectar sozinha o rosto mesmo que este estivesse fora da área central do quadro, imagine agora que algumas são capazes de reconhecer mais de 30 faces simultaneamente! E de seguir pelo enquadramento o rosto selecionado pelo fotógrafo, o que é muito útil considerando-se que dificilmente esse tipo de assunto se mantém parado. Alguns fabricantes conseguem inclusive detectar rostos de perfil, grande desafio para as câmeras, já que elas localizam os rostos guiadas pelos dois olhos.

As habilidades das digitais nos retratos parece desconhecer limites. Além dos rostos, várias já detectam sorrisos: podem ser programada para disparar apenas quando o assunto sorri para elas. E na intensidade que você definir. Chega a ser engraçado... mas funciona! Ainda priorizam adultos ou crianças e algumas avisam se a pessoa pisca!

De uma forma geral, dos mais simples ao mais sofisticados, esses sistemas são úteis para o fotógrafo, especialmente aos apreciadores de comandos automáticos. Têm se mostrado eficientes nas câmeras testadas pelo site, respeitados alguns limites quando à distância entre a objetiva e as pessoas. E, claro, contando que o assunto fique de frente para a objetiva e não use óculos.