Olhos vermelhos nas fotos com flash
Artigo de B. C. Deiró

Os “olhos vermelhos” que comprometem a beleza dos retratos tirados tanto por câmeras analógicas quanto digitais, são causados pela luz do flash que entra através da pupila dos seres vivos e se reflete para fora, tingida pelo vermelho do sangue contido nos vasinhos. As câmeras digitais disponibilizam modos de flash dedicados a evitar este inconveniente e nós os testamos em nossos reviews.

Basicamente, os sistemas redutores de olhos vermelhos emitem curtos e rápidos flashes que induzem a retina a se contrair, evitando que ela reflita o vermelho quando a câmera emitir o disparo definitivo do flash que vai gravar a foto. Por isso, é sempre aconselhável manter a pessoa fotografada olhando na direção da máquina para que seus olhos recebam o impacto dos curtos disparos preliminares e as pupilas se contraiam, antes do disparo final.

Duas fotos, recorte do olho esquerdo da modelo, o da direita com o efeito do olho vermelho
Bastou desviar um pouco o olhar para se ver o indesejável

Ao testar a eficiência dos sistema redutores de olhos vermelhos das câmeras digitais, sempre fotografamos com a modelo olhando para a câmera, como na foto da esquerda, em que o problema foi bem controlado. Na mesma sessão, quando nossa modelo dirigiu o olhar para outras direções, foto da direita, o sistema naturalmente não funcionou.