Performance:
Intervalos e Atrasos da Fotografia Digital |
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B.
C. Deiró
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Na fotografia analógica, só o que
nos põe em "compasso de espera" é a recarga
do flash: após ele disparar somos obrigados a aguardar alguns
segundos antes de bater a próxima foto. Na digital as coisas
não são tão simples e neste aspecto as velhas
máquinas deixam saudades. A partir do momento que você
pressiona o obturador até a foto ser salva no cartão
ou na memória interna da câmera, entram em cena processamentos
que impõem novos intervalos de tempos e constituem o maior
inconveniente da “quase” perfeita fotografia digital. |
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Para garantir a captura do momento desejado, é preciso ter em mãos uma câmera de rápida performance,
porque em fração de segundos tudo pode mudar: veja, por exemplo, quantas
poses estão compreendidas (e quantas ainda
poderiam estar) num único passo completado em 0,75 segundo
por essas garotas. |
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Processamentos mais velozes
levam à melhor performance... e aumentam o preço das
câmeras. Mas nem as top de linha estão totalmente livres
desse inconveniente. Conheça abaixo três importantes
intervalos e entenda como eles poderão interferir no uso
e nos resultados obtidos com as digitais. |
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. Primeira foto |
Trata-se da distância
de tempo entre o momento que a câmera é ligada até
ela sinalizar que está preparada para tirar a primeira foto.
Quanto menor este intervalo, maiores suas chances de registrar as
surpresas do dia-a-dia. |
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. Intervalo entre as fotos |
São os segundos
ou frações de segundos que a câmera leva para
tirar a próxima foto, com ou sem acionar o flash. Esse intervalo varia
bastante inclusive entre máquinas de mesma faixa de preço.
Usuários que planejam frequentar muitas festas à noite ou em
ambientes fechados com suas novas digitais, deverão procurar
as que apresentam curtos intervalos entre as fotos com flash (rápida
reciclagem do flash). Já se o interesse está nas quadras
esportivas, deverão ficar de olho na performance das câmeras
em fotos diurnas e em seus modos
sequenciais, que é para não perderem nenhum lance
quando saírem a campo. |
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. Atraso do Obturador (Shutter Lag) |
É o intervalo entre o
clique e a cena registrada, um dos mais temidos descompassos da
fotografia digital. Também conhecido como "shutter lag",
sua tradução em inglês, este atraso frustra
o fotógrafo quando, por exemplo, ele enquadra o ponto mais
alto da montanha russa, aguarda atento para dar o clique bem no
momento que o carrinho com seus amigos começa a desabar mas,
para decepção geral, a foto só mostra os trilhos:
o carinho já tinha passado quando a câmera concluiu
o registro. |
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O fotógrafo
deverá ser ágil no obturador e sua máquina
rápida no registro, ou então, por uma fração
de segundo, lá se foi o largo passo que ele queria
capturar. |
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Para você não perder
nenhuma boa foto, procure uma câmera digital com o menor atraso do obturador
que seu bolso seja capaz de patrocinar. E aproveite a técnica
do meio-disparo:
ela vai ajudar você a reduzir bastante este problema. |
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