Pontos e pixels
Artigo de B. C. Deiró

As fotografias são formadas por minúsculos pontos dispostos em colunas e linhas que, encostados uns aos outros, formam a imagem que você vê. Usa-se o termo "ponto" para a imagem impressa (ou seja, no papel) e "pixel" para a imagem digital (na tela). Há uma tendência de simplificar, chamar tudo de “ponto” e dispensar o termo “pixel”, mas artistas gráficos certamente terão muita dificuldade em chamar pixel de ponto!

Foto de Paul Schultz

Terminologia à parte, é bem fácil visualizar os pixels (ou pontos) da fotografia e, desta forma, sanar eventuais dúvidas sobre tão essencial conceito. Vamos procurar por eles nesse lindo e vasto campo de tulipas da foto "Little Kids in Tulips" de Paul Schultz. Trata-se de uma foto de 10 megapixels, composta por 3.888 pixels de largura e 2.592 pixels de altura, que teve seu tamanho reduzido para "caber" no espaço acima.

Sequência de zoom, recorte com detalhe de tulipas pink - Foto de  Paul Schultz

Observe a "reveladora" sequência de recortes desta foto. Na imagem da esquerda exibimos, na visualização 100%, recorte de uma pequenina área da imagem original sem qualquer redução de tamanho. Em seguida, submetemos progressivamente esse recorte ao zoom dos programas de visualização de imagem e o ampliamos até que os pixels que o constituem fossem detectados, como mostra a imagem da direita.

Você poderá inspecionar os pixels das suas fotos, basta abri-las num programa gráfico e aplicar o "zoom" (CTRL+ também costuma funcionar) para ampliar a imagem até atingir seus pixels. Quanto maior a capacidade do programa gráfico de ampliar a imagem, maiores as chances de você ficar cara-a-cara com cada um dos pixels da sua foto. E nada como vê-los para entender exatamente do que se trata!