Ruído/granulação (noise)
Artigo de B. C. Deiró

Tanto a fotografia digital quanto a convencional estão sujeitas a diversos tipos de indesejáveis interferências visuais que, quando em grau leve a moderado, passam despercebidas e não comprometem a qualidade das imagens. Porém, dependendo da câmera ou da lente objetiva, sua incidência poderá ser mais intensa e evidente.

Uma das interferências mais comuns é o ruído ("noise", em inglês), que adiciona aspecto granulado às superfícies lisas, aparecendo também em forma de ondas, listas ou pontos coloridos, sempre em prejuízo da beleza das imagens. Assim como acontece com filmes de 35 mm, conforme se eleva a antes denominada "velocidade ASA", hoje conhecida como sensibilidade ISO (sigla de International Standards Organization), maior a tendência à granulação.

As fotos abaixo ilustram os efeitos do fator ISO sobre a imagem.

Comparativo do ruído em 3 fotos de lápis coloridos tiradas com ISO 100, 400 e 1000
Compare esses recortes tamanho original: a imagem da esquerda é a mais límpida. As outras apresentam diferentes níveis de ruído que ocorreram conforme elevamos a sensibilidade ISO.

Dependendo da câmera, também as longas exposições longas podem provocar granulação. Mas de uma forma geral, o que mais contribui para o aparecimento dessa inconveniente textura granulada é a elevação da sensibilidade ISO. Normalmente, os fatores ISO disponibilizados pelas digitais vão de 80 ou 100 a 3200, 6400, podendo ultrapassar 12800. Por sorte, eles costumam ser selecionáveis.

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Para garantir imagens "limpas" o ideal é você selecionar os baixos fatores. O problema é que ao fotografar com pouca luz os fatores mais altos serão necessários para aumentar a sensibilidade do sensor e evitar fotos escuras. Nessa situação, sugerimos que em vez de deixar a câmera aplicar fatores estratosféricos, você selecione manualmente fatores moderados.

Isso será interessante especialmente aos que tiverem condições de, depois, submeter as fotos que ficarem escuras a ajustes básicos de brilho nos programas gráficos que acompanham as câmeras: aplicados com cuidado, esses ajustes poderão clarear as fotos de forma menos destrutiva do que se conseguiria por meio dos altos fatores ISO e seu consequente ruído.

Outra alternativa ao fotografar com pouca luz será apelar para a função do "Redutor de Ruído" frequentemente disponível nas digitais.

Redutor de Ruído

No esforço para produzir imagens límpidas, as câmeras digitais possuem sistemas redutores de ruído que "alisam" a eventual granulação. Do lado negativo, há o risco de, junto com a granulação, os redutores eliminarem os detalhes mais delicados da imagem, como fios de cabelos, das sobrancelhas, textura da pele, dos tecidos, nervuras das folhagens, etc.

Comparativo do ruído em 6 fotos com inscrições, tiradas com ISO de 100 a 3200
Recortes tamanho original de fotos tiradas com a Sony H90. O alto nível de detalhes produzidos pela câmera se perdem com a agressiva ação do redutor de ruído nos altos fatores ISO.

O grande desafio enfrentado por esses sistemas é reduzir a granulação da forma mais efetiva possível, sem que haja perda significativa dos detalhe, também importantes na qualidade final das fotos.