Velocidade do obturador
Artigo de B. C. Deiró

A velocidade do obturador corresponde ao tempo em que a máquina fotográfica mantém o diafragma aberto para a luz da cena penetrar através da lente e impressionar o filme das câmeras analógicas ou o sensor das digitais, produzindo a fotografia. Velocidades mais rápidas "congelam" a imagem de assuntos em movimento: com o obturador a 1/2000s, um carro da Fórmula 1 em plena corrida sai nítido na foto, como se estivesse imóvel na pista. Para imprimir sensação de movimento, basta reduzir a velocidade e deixar os objetos "borrarem" a foto. Câmeras digitais com ajuste manual da velocidade possibilitam a aplicação desses efeitos.

Duas fotos, avenida extensa de várias pistas e muitos carros, ângulo superior
Na foto da esquerda, a velocidade do obturador “congelou” os carros que parecem estacionados no meio da avenida. Ao reduzir para 1/8s eles saíram “borrados”, imprimindo a sensação de movimento, na foto da direita. Em câmeras que disponibilizam o controle da velocidade, um ou outro efeito poderá ser aplicado.

Os valores da velocidade são indicados por segundos, como 1s, 2s, 30s, etc.
Ou em frações de segundos: 1/2s, 1/4s, 1/8s, 1/15s, 1/30s, 1/60s, 1/125s, 1/500s, 1/1000s, etc.
Velozes, câmeras top de linha passam de 1/4000s, 1/8000s.

Duas fotos lado-a-lado de chafariz com jardim ao fundo
Outro exemplo dos efeitos da alta e baixa velocidade na fotografia. À esquerda, a rapidez com que o obturador registrou o chafariz (1/800s) permite ver detalhes em cada jato de água que, ao contrário, na foto ao lado tirada em baixa velocidade (1/27s), mais parecem pinceladas de quadro impressionista

Em situações de pouca luz, na tentativa de evitar fotos escuras devemos aplicar velocidades baixas que é para o diafragma ficar aberto por mais tempo e a fraca luz ambiente agir prolongadamente sobre o sensor. Porém, conforme se estende a exposição, aumenta o risco da câmera ou do assunto se moverem e a foto sair tremida ou borrada. Para evitar esse inconveniente, é recomendável utilizar a máquina apoiada em tripé e dar preferência a assuntos imóveis.

Três fotos noturnas com diferentes luminosidades, andares baixos de edifício e jardim
Resultados da aplicação de diferentes tempos de exposição em fotos noturnas

A combinação entre a velocidade do obturador, a abertura do diafragma e o fator da sensibilidade ISO possibilitarão, aos que possuem câmeras com controle total da exposição, aplicar técnicas que vão acrescentar ainda mais criatividade às fotos.