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Gama dinâmica, nível de detalhes, ruído |
Nesta cena que une áreas de brilho e sombras intensos, além de meios-tons, confirmamos o alto nível de detalhes reproduzidos pela Sony H90, mas quando reduzimos manualmente o ISO. Se deixar por conta da câmera, o fator será alto e a ação do redutor de ruído eliminará os detalhes mais delicados da cena. Se você não planeja recortar a foto ou fazer grandes ampliações, os altos fatores serão oportunos porque reduzem o risco de fotos tremidas, à medida que elevam a velocidade do obturador. Caso contrário, reduza o fator. |
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Recortes de fotos tiradas com o zoom máximo. Acima a Sony H90 aplicou
automaticamente o ISO 320 e abaixo reduzimos este fator para 80. |
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Também essa fileira de carretéis de diferentes tonalidades mostram o colorido, o nível de detalhes e a gama dinâmica reproduzida pela Sony H90. Mais abaixo, nos recortes em tamanho natural, a atuação desta câmera foi comparada com a da Fujifilm FinePix S4500. |
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A Sony Cyber-shot DSC- H90 interpreta as cores com admirável fidelidade, mais do que conseguiu a Fujifilm FinePix S4500 neste teste, mas o nível de detalhes revelado pelas duas câmeras se equipara, apesar do sensor da Sony DSC-H90 ter mais megapixels que o da Fuji S4500. Deslize as barras de rolagem dos quadros abaixo e observe que também no quesito gama dinâmica a performance das duas se assemelha e que, assim como acontece com a maioria das compactas, ambas tiveram dificuldade para revelar detalhes dos retroses de bem escuras ou muito vibrantes. |
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Sony Cyber-shot DSC-H90 - recorte de imagem de 16.1 MP, com visualização 100% |
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Fujifilm FinePix S4500 - recorte de imagem de 14 MP, visualização 100% |
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Contornos Serrilhados |
Durante os testes com a Sony H90 nos deparamos com uma distorção que praticamente impossibilita fotografar na menor resolução, a VGA (640 x 480), disponibilizada pela câmera. Veja o contorno serrilhado que se formou nas pernas do banquinho da foto à esquerda (recortes em tamanho natural). O problema ocorre ao longo de linhas contrastantes, não apenas diagonais como também retas. Tudo volta ao normal nas outras resoluções, como na de 5 MP, que é a próxima disponibilizada pela Sony H90, depois da VGA. |
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Recorte de foto VGA |
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Recorte de foto de 5 MP |
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Só vimos este serrilhado em fotos de alta resolução quando aplicamos o recurso DRO, dedicado a clarear regiões de sombra sem alterar as de brilho. Os recortes abaixo mostram área bastante escura de um edifício que, à esquerda, foi clareada por meio do DRO (a área era ainda mais escura, fotografada no final do dia) e à direita por meio da elevação do EV. Preferimos o resultado obtido por meio do EV que, apesar de clarear também as áreas de brilho, não distorceu os contornos das linhas de alto contraste. |
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DRO Plus, EV 0 |
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DRO Off, EV + 0,3 |
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Observe a linha serrilhada que se formou em torno das árvores e do vidro escuro que se estende verticalmente pela parede lateral deste edifício. Sugerimos usar com parcimônia o DRO disponibilizado pela Sony DSC-H90, a menos que você não planeje inspecionar a foto na visualização 100%, pelo computador. |
Paisagem Noturna |
A maneira mais prática para fotografar paisagens noturnas com as digitais compactas é utilizando o modo de exposição predefinida que na Sony H90 chama-se “Crepúsculo”. Porém, esta câmera não nos entregou bons resultados por meio desse modo. O fator ISO aplicado foi o 80, produzindo baixo nível de ruído, em compensação, a foto ficou muito escura. Apesar do EV estar disponibilizado ele não interfere na foto, mesmo que você coloque o máximo (+ 2.0). |
Como a Sony H90 oferece
controles
manuais, você terá várias
formas para
clarear suas paisagens noturnas. Bastou
aplicar ISO 400 e velocidade pouco
inferior a 2 segundos para conseguirmos
paisagens cheias de luz. Só não planeje
grandes ampliações para a foto: você
encontrará bastante ruído se observar a
imagem com 100% de visualização.
E lembre-se de que essas fotos sempre
deve ser feitas com a câmera apoiada
em tripé para não saírem tremidas. |
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Agora, se você manter o ISO
bem baixo
(como o fator 80 que a Sony H90 aplica
automaticamente
no modo Crepúsculo),
apontar a
objetiva para região iluminada
e utilizar o zoom ou aproximar-se do
assunto,
conseguirá boas fotos, cheias
de
detalhes
e com reduzido nível de ruído,
o que permitirá grandes ampliações
impressas.
Não será recomendável focar
assuntos em movimento: eles poderão
sair borrados devido
à baixa
velocidade do obturador. |
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