Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Sony Cyber-shot DSC-H90
  Sony Cyber-shot DSC-H90 - Frente   Sony Cyber-shot DSC-H90 - Diagonal   Sony Cyber-shot DSC-H90 - Costas
Data da análise: 11/09/2013 Analisada por  B. C. Deiró
Resolução: 16.1 megapixels
Zoom óptico: 16x
Tela de LCD: 3 polegadas
Preço: Até R$ 1.000
Fabricante: Sony
Modelo de Fevereiro, 2012

Overview
C x C
Imagem 1 - 2 - 3 - 4
Conclusão
Especs
F. Opinião
Nível de Ruído
Nos baixos fatores da sensibilidade ISO, como o 100 e o 200, o nível de ruído produzido pela Sony Cyber-shot DSC-H90 é bem baixo, perceptível apenas na análise das fotos com 100% de visibilidade, no computador. No fator 400 a granulação e a ação do redutor de ruído começam a comprometer os detalhes mais delicados das imagens mas se você for modesto no tamanho das cópias impressas ou pensa em reduzir as fotos para publicação na Internet, poderá recorrer até mesmo para o fator 800 em situações de pouca luz. Procure apenas evitar o fator 1600 e, a todo custo, o 3200.
Purple Fringing
Conforme você deve ter percebido no teste da estátua, na página anterior, a lente da Sony Cyber-shot H90 tende a produzir a distorção cromática chamada purple fringing. Trata-se de um contorno por padrão roxeado (daí o nome "purple") nas áreas de contraste.
Em alguns casos o contorno produzido
pela Sony DSC-H90 tende mais para o
azul ou vermelho do que para o roxo.
Foi o que vimos no lado direito da
estátua do teste da página Imagem 3 e
na foto ao lado. Repare no contorno
dos cabelos e na barra da blusa da
garotinha, além da borda da flor.
Dificilmente a distorção será percebida
em fotos reduzidas para publicação na
rede ou nas cópias impressas, sendo
mais observado ao inspecionar a foto
tamanho natural, pelo computador.
Distorção Geométrica
  Ao fotografar através do lado largo da lente, é comum ocorrer a distorção do tipo barril. O efeito é percebido especialmente nas margens laterais de paisagem com edifícios: eles tendem a encurvar para dentro da foto.
Como se pode observar à esquerda, essa distorção é discreta, quase inexistente na Sony DSC-H90.
Exposição Automática
A Sony H90 expõe com precisão os assuntos e dificilmente você sentirá necessidade de recorrer ao EV (compensação da exposição) para forçar a câmera a expor mais (ou menos) os assuntos. Porém, observamos que em algumas situações, como na paisagem do teste acima, a câmera exagera um pouco no contraste sacrificando as áreas escuras que se tornam mais escuras do que o desejado. Soma-se a isto a limitada gama dinâmica de câmeras da categoria da Sony H90, e lá se vão os detalhes nessas regiões.
O recurso DRO, dedicado a clarear áreas de sombra sem alterar as de brilho, cumpre seu objetivo. Porém, observamos que em alguns casos ele tendem a criar contornos serrilhados nas linhas contrastadas, conforme mostramos no item dedicado a essa distorção (página Imagem 3). Use com cuidado.
Suavidade das Bordas
As fotos produzidas pela Sony H90 apresentam agradável nitidez em praticamente toda a sua extensão. Ao analisar as fotos com 100% de visibilidade pelo computador nota-se, sendo muito minucioso, ligeira suavidade apenas na borda esquerda das imagens.
Borda Esquerda Centro Borda Direita
Observe acima os recortes em tamanho natural extraídos de fotos tiradas em alta resolução.
A nitidez se manteve também nas margens superior e inferior das fotografias analisadas.
Conclusão
B. C. Deiró                  
A Sony Cyber-shot DSC-H90 é das poucas compactas que, além de automação de ponta para quem deseja fotografar livre de ajustes, disponibiliza controles manuais da abertura e da velocidade para os que pretendem interferir na exposição em vez de deixar tudo por conta da câmera. Apesar da limitada escala de números f (só dois no wide e dois no telefoto), a brincadeira poderá correr solta para o lado das velocidades do obturador.
Equipada com sensor de generosos 16.1 megapixels, lente de ângulo largo e zoom óptico que aproxima 16 vezes os assuntos, estabilizador e flash pop-up, a câmera é uma boa opção para fotógrafos amadores que poderão fazer com ela todo tipo de foto, além de filmar na resolução HD e ver tudo isso em sua tela LCD de qualidade superior ao padrão.
A imagem que ela produz não decepciona: a Sony H90 entrega lindas fotos com cores reais e bem saturadas. A nitidez é natural e o nível de detalhes requer baixos fatores ISO, como é comum entre as compactas mas, graças ao controlado redutor de ruído da câmera, você poderá contar com fatores altos como o 800 para fotos em tamanho reduzido. Já o 1600 e o 3200 não são recomendáveis.
Ela também se destaca nos retratos produzindo belas tonalidades de pele, foco preciso e sem o efeito de olhos vermelhos ao acionar o foco. Você terá a eficiente ajuda do detector de face e do foco de rastreamento. Nas paisagens e nas fotos em geral a Sony H90 expõe adequadamente os assuntos, dispensando ajustes do EV, mas notamos tendência ao alto contraste, o que poderá esconder detalhes das áreas muito escuras ou claras.
A câmera tirou de letra problemas como a distorção geométrica e a suavidade nas bordas, mas apresentou mais purple fringing do que esperávamos encontrar, além de superfícies serrilhadas nas fotos VGA: uma esquisitice que desaconselha o uso dessa resolução.
Entre os recursos da Sony DSC-H90 que se limitam a atender o padrão citamos o modo sequencial que opera no modesto índice de 1 por segundo, macrofotografia a 5 cm do assunto e a produção de 290 fotos por carga da bateria recarregável inclusa. Fabricada nas cores prata, preta e vermelha, a câmera utiliza os cartões Memory Stick (preço pouco competitivo) e os acessíveis SD.
Em suma...
Tanto em relação aos recursos quanto à qualidade da imagem produzida, a Sony Cyber-shot DSC-H90 mostrou ser uma das boas opções do mercado em sua faixa de preço. Entre os pontos contra (Prós x Contras na página Overview) ela vai fazer você brigar com o botão power até pegar o jeito, rebolar para encontrar o manual completo que ajude a explorar todas as funções da máquina... mas, por menos de R$ 1.000, esta pequena e bela maquininha vai conquistar você por meio de muitos recursos e belas fotos.
Para os usuários em geral, o que poderá de fato incomodar nas fotos são as áreas de sombra se revelarem mais escuras que o desejado, devido à tendência ao alto contraste e aos limites da gama dinâmica de câmeras desta categoria. Fora isso, a Sony Cyber-shot DSC-H90 só dá alegria: no colorido das imagens, no foco, nitidez, nos retratos de todo tipo, no nível de detalhes, na estabilidade que protege contra fotos tremidas... Ela se saiu muito bem na maioria dos nossos testes e deverá agradar os usuários, a não ser os que planejam fotografar no tamanho VGA. Esses, decididamente, deverão procurar outra câmera.
Sobre os testes
Os testes aplicados pelo Câmera versus Câmera submetem criteriosamente as câmeras às mesmas condições de cena sempre que isto for necessário para validar a comparação dos resultados de diferentes digitais. Pata melhor aproveitar nossas análises, sugerimos aos leitores abrir o site em duas janelas independentes do browser, redimensioná-las horizontalmente posicionando uma janela na metade superior da tela e outra na metade inferior para, desta forma, comparar como cada câmera responde aos testes.


Voltar para a página Imagem-3

Entre em contato com o site para indicar a URL de suas fotos tiradas com a
Sony Cyber-shot DSC-H90 e colaborar na criação desta Galeria dos Usuários

Página de Especificações da Sony Cyber-shot DSC-H90

Fórum de Opinião: o que os usuários da Sony Cyber-shot DSC-H90
revelam sobre ela... E se você já utiliza esta digital, dê também a sua opinião
Ir ao Topo
 
   
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2017    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados