Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Dicas de como Comprar a CÂmera Digital
B. C. Deiró              
O diversificado mercado das digitais deixa os consumidores de cabelo em pé na hora de escolher a câmera. Se você já tem alguns modelos em mente, navegue nos reviews do Câmera versus Câmera: eles revelam os Prós x Contras de cada digital para ajudar na sua decisão. Mas se a profusão de câmeras e seus ilimitados recursos o deixam confuso, sem saber quais modelos selecionar ou mesmo como deve ser sua futura máquina, você está na página certa... comece aqui sua pesquisa!
Descrevemos abaixo algumas das mais importantes especificações das digitais e sugerimos que, lápis e papel à mão, você leia e anote o que deseja para a sua digital, pensando no tipo de fotografia que pretende fazer e em como planeja usar a câmera. A definição de suas expectativas é meio caminho andado para encontrar a máquina certa. Depois, basta levar as anotações para a página Câmera - BUSCA e selecionar suas preferências: em segundos localizaremos em nosso banco de dados os modelos mais indicados para você.
           
 
  . Câmera para levar no bolso
Há desde câmeras com menos de 100 gramas até as que passam de 1 quilo. As mais leves e supercompactas, deslizam bolso adentro para estar sempre à mão. Graciosas e multicoloridas são, em sua grande maioria, do tipo "point-and-shoot", traduzindo, repletas de comandos automáticos para os que desejam fotografar livres de ajustes da exposição. Mesmo que você já esteja tentado a se definir por estas supercompactas, aguarde alguns parágrafos para obter mais informações sobre ela.
 
  . Resolução do sensor e tamanho das ampliações
Atualmente, a resolução do sensor da maioria de digitais passa de 10 MP, o que garante cópias de até 24 x 30 cm com qualidade de impressão profissional, igual à praticada pelos minilabs (300 dpi). Mais do que suficiente para o uso doméstico, esse tamanho passa do dobro do popular 10 x 15 cm. Além disso, fotos com boa qualidade de imagem podem até ser impressas com menos de 300 dpi e ainda assim revelar resultados bem aceitos.
Copyright©  Câmera versus Câmera
 
Conclusão: a resolução dos sensores, um dos recursos mais alardeados no mercado das digitais, já pode ser dispensado da lista de exigências do usuário padrão. A menos que seu negócio seja imprimir pôsteres ou você pretenda dar asas à sua criativiade ao recortar as fotos, outros recursos além dos megapixels deverão roubar a cena na escolha da câmera.
 
  . Câmera para fotos em ambientes fechados, festas à noite, etc.
Se você deseja levar a câmera para as baladas, fique atento ao alcance do flash. Supercompactas são ótimas companheiras porque vão no bolso ou encontram espaço em qualquer bolsinha, porém, o alcance de seu flash costuma limitar o usuário a fotos de ambientes de pequeno a médio porte.
Para ganhar maior liberdade nesses eventos, poder circular e registrar todo tipo de ângulo, inclusive tomadas gerais, melhor dirigir seu foco para as compactas um pouco mais encorpadas. Elas exigem mais espaço na bolsa mas oferecem flashes potentes, com alcances que ultrapassam os 6 metros.
Praticamente todas as câmeras possuem flash com redutor de olhos vermelhos, portanto você não precisa se preocupar com esse detalhe. Alguns são mais eficientes que outros, mas lembre-se: para funcionarem as pessoas fotografadas devem olhar na direção da máquina.
Outro item importante nas digitais que irão marcar presença em ambientes fechados ou à noite é a luz assistente, componente que ajuda o sistema de foco nas fotos em locais escuros, aumentando suas chances de produzir imagens bem nítidas, sob qualquer iluminação.
 
  . Automáticas versus Manuais
Câmeras automáticas são as que fazem quase tudo para o fotógrafo: basta ele mirar o assunto e apertar o obturador, faça chuva ou faça sol, esteja o assunto próximo ou distante, elas focam e determinam a exposição mais adequada. Resolvem se o flash deve ou não ser disparado, qual abertura, velocidade e fator ISO aplicar, etc. A boa notícia para quem sonha com uma máquina tão esperta é que praticamente todas possuem recursos automáticos. Pequenas, grandes, amadoras ou profissionais, elas sabem muito bem decidir esses parâmetros, no modo Auto.
         
As opções começam a se afunilar quando o usuário se incomoda que a câmera "pense" o tempo todo por ele e prefere modelos com ajustes manuais. Você até poderá encontrar câmeras que disponibilizam o controle total da exposição entre as compactas, mas dificilmente entre as supercompactas. Em sua maioria, estas pequenas câmeras operam automaticamente, permitindo acesso apenas aos ajustes básicos da exposição (fator ISO, EV, métodos de exposição e Bal. do Branco), sem disponibilizar a abertura do diafragma e a velocidade do obturador.
Usuários de nível intermediário ou avançado interessados em controles manuais sabem que suas chances aumentam entre as câmeras mais encorpadas e pesadas. Além disso, deverão observar as escalas de abertura e velocidade disponíveis, nem sempre amplas como gostariam.
 
  . Zoom óptico e zoom digital
O zoom óptico, uma das mais cobiçadas maravilhas da fotografia, merece atenção especial na hora da compra da câmera digital. Quanto maior o fator de multiplicação da lente, mais impactantes serão as fotos, revelando detalhes distantes que não se consegue enxergar a olho nu. Sugerimos que você dê preferência às câmeras com o máximo zoom que seu bolso permitir. As de superzoom aproximam mais de 10x os assuntos: quanto mais longe elas enxergarem, melhor!
Já o fator do zoom digital não deverá ser decisivo na escolha da câmera, devido às muitas limitações desde recurso. Mesmo assim, não se deixe confundir: alguns fabricantes informam altos fatores do zoom digital porque consideram, junto, o do óptico. Temos o cuidado de separar o fator desses dois tipos de zoom para que você saiba ao certo a capacidade de cada um.
Copyright©  Câmera versus Câmera
Ampliação do zoom óptico 15x da Sony H9  
Se você se dedica a fotos de amplas paisagens ou de grupos de pessoas, fique de olho nas câmeras equipadas com lentes de ângulo largo. Graças a elas, você será menos compelido a dar passos em marcha a ré para que todos à sua frente "caibam" na foto. Mas fique atento, porque essa especificação não é comuns entre as digitais, o que irá restringir sua busca.
 
  . Estabilizador óptico
Uma das maiores queixas dos usuários das digitais é a produção de fotos tremidas, e os estabilizadores ajudam a evitar esse problema. Alertamos que poucas câmeras na faixa “Até R$ 1.000” possuem o recurso. Além do mais, alguns fabricantes rotulam de “estabilizador” os pouco recomendáveis sistemas de estabilização digital. Tiramos a limpo essa questão em todas as câmeras presentes no site e desconsideramos quando se trata do processo digital.
Lembre-se, ainda, que conforme a luz ambiente diminui, os estabilizadores perdem seus poderes e será necessário apelar para o tripé. Assim, se o investimento que você destinou à compra da câmera não conseguiu pagar um modelo com estabilizador, pense em adquirir um tripé, que ainda é a maior garantia de fotos estáveis... até no escuro!
 
  . Monitor de LCD e visor ocular
Outro componente das câmeras digitais que muito contribui para o prazer de fotografar é o monitor de LCD. Não apenas seu tamanho, mas também sua qualidade deverão ser levados em conta. É importante que ele garanta boa visualização em situações como sob sol forte. E se você conseguir esticar um pouquinho seu orçamento, poderá se apoderar de monitores articuláveis ou sensíveis ao toque. Os articuláveis tornam confortável a captura de qualquer tipo de ângulo. Além disso, vários deles facilitam a produção de selfies ou de autorretratos mais elaborados: basta apoiar a câmera em tripé, acionar seu timer, ir para a frente dela, se ver pela telinha e caprichar nas poses.
Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera
Visores oculares são muito úteis quando é preciso economizar baterias (o LCD consome mais energia) ou quanto a luz ambiente dificulta visualizar pelo monitor. Porém, você vai constatar que eles são pecinha rara entre as supercompactas. Felizmente, elas costumam ter confiáveis telas de cristal líquido. Os visores são mais facilmente encontrados em compactas maiores. Digitais de uso avançado possuem, por padrão, visores oculares eletrônicos (EVF), e as câmeras semiprofissionais ou profissionais (reflex), utilizam os visores ópticos.
 
  . Câmera para levar aos estádios
Quem planeja fotografar os melhores lances de seu time favorito terá de observar a performance do Modo Contínuo, comando para fotos em sequência. O ideal é ele ser rápido e não impor severos limites no número de disparos por sequência. Você encontrará esse item nos nossos reviews e quadros com as especificações das câmeras.
 
  . Cartão de memória e baterias
Normalmente as digitais possuem memória interna para que se possa fotografar assim que saem do pacote. Porém, o espaço disponível na memória é quase sempre pequeno e você deverá se preparar para a compra de um cartão de memória que amplie o espaço de armazenagem. Um dos mais populares e de preço mais competitivo é o cartão SD (Secure Digital), mas você terá de usar o tipo de cartão compatível com a câmera, indicado pelo fabricante. Cortesia do fabricante - Edição Câmera versus Câmera

Cortesia do fabricante - Edição Câmera versus Câmera
Quanto à alimentação, as baterias utilizadas pelas câmeras são as de formato AA ou proprietário. As recarregáveis formato proprietário e seus respectivos carregadores costumam vir com as câmeras que as adotam. No caso do formato AA, salvo raras exceções, as digitais trazem apenas um par de alcalinas, mas sua versão recarregável é acessível e facilmente encontrada, um dos motivos pelos quais esse formato ganha a preferência da maioria dos usuários. Na foto à esquerda vemos a bateria formato proprietário da Sony.
 
  . O peso da marca
Se mesmo com digitais de marcas consagradas estamos arriscados a enfrentar problemas e nos cercamos de garantias, conforme explicado no item “Cuidados durante e após a compra” deste guia de compra da digital, que dirá ao comprar câmeras de fabricantes menos respeitados. Além de dar preferência às marcas tradicionais de máquinas fotográficas, sugerimos que, antes da compra, você clique aqui para obter o telefone e/ou URL do fabricante da câmera escolhida, faça contato e procure confirmar se seu departamento de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou equivalente se mantém ativo e transmite segurança. É importante ter uma idéia do que vamos encontrar caso, no futuro, tivermos de recorrer à assistência do fabricante, por eventual problema com o produto.
 
  . Outros recursos
Você ainda poderá ter outras exigências para sua futura câmera. Se é interessado na macrofotografia deverá restringir sua busca aos modelos que se aproximam ao máximo dos objetos. Faz questão de cores reais nas fotos? Inclua a opção manual do Balanço do Branco na sua futura câmera. Planeja rodar o mundo fotografando sem ter de anotar onde tirou cada foto? Seria interessante que sua máquina tivesse GPS integrado...
A seção Aprenda + reúne artigos sobre recursos que poderão ser úteis na sua nova câmera, mas também na seção Câmera BUSCA, para onde vamos direcioná-lo a seguir, você poderá acessar links e descobrir atributos para incorporar à sua digital, como se ela deve ser à prova d'água, capaz de filmar na resolução Full HD, equipada com sapata para flash externo, etc.
 
  . Como encontrar a câmera Copyright©  Câmera versus Câmera
Agora que você sabe o que deseja para sua nova digital, vamos à página Câmera BUSCA, motor de busca do Câmera versus Câmera - o caminho mais rápido e eficiente para encontrar a máquina que melhor atenda às suas expectativas. Lá você poderá selecionar suas preferências (zoom, resolução, tipo de câmera, de alimentação, etc.), cruzar com o valor que pretende pagar e, num clique, conhecer as digitais que correspondem ao modelo idealizado. Caso sua pesquisa não retorne resultados, flexibilize um pouco as preferências para encontrar mais facilmente tudo que deseja num só pacote... e boa sorte!
Veja também: Cuidados durante e após a compra

E inclua no seu guia de compras da câmera digital a nova seção TOP CÂMERAS
que indica as melhores câmeras digitais na avaliação do Câmera versus Câmera
 
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados