Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Tipos de Foco
B. C. Deiró                      
O tipo de foco mais comum nas digitais compactas é o automático central: para qualquer lado que você dirija a máquina, ela irá calcular o foco do assunto que estiver no meio do enquadramento. Mas a maioria das câmeras atuais oferece diversos modos de foco além do central, como o que abrange uma região maior do quadro, permitindo ao fotógrafo maior liberdade ao criar suas composições e posicionar o assunto principal. De qualquer forma, lembre-se que para garantir o foco sobre o objeto desejado e deslocá-lo para qualquer parte da foto você poderá utilizar a técnica do meio-disparo.
     
Copyright©  Câmera versus Câmera   Copyright©  Câmera versus Câmera
Colchetes ou molduras costumam indicar pelo LCD e visor ocular as áreas em foco.
Estas ilustrações dão uma idéia do que se vê através dos monitores de digitais que, à esquerda, concentram o foco no meio do quadro. À direita, área maior está no alvo de câmeras com sistemas multidirecionais.
Cada vez mais populares são os sistemas de foco que não só romperam os limites do centro estendendo-se pelo enquadramento, como possuem a capacidade de detectar e se concentrar naquele que é um dos mais importantes assuntos em cena: os rostos. Do lado oposto desta automação, também são cobiçadas especialmente por usuários de nível avançado, digitais com foco manual: elas deixam tudo a cargo do usuário que deverá determinar exatamente qual objeto deverá ser focado, em vez de deixar essa leitura por conta da câmera.
  . Foco Simples e Contínuo
O padrão entre as digitais é a câmera calcular o foco apenas quando o usuário pressiona pela metade ou inteiramente o botão do obturador, o que costuma ocasionar um ligeiro atraso entre o momento do disparo e a foto registrada. Para reduzir este atraso a maioria das máquinas disponibiliza também o sistema em que o foco se dá continuamente para, assim, já estar calculado quando o fotógrafo acionar o obturador. É indicado para agilizar a captura e evitar que se perca os melhores lances, especialmente de assuntos em movimento. Seu inconveniente é consumir mais energia.
Veja também: Detecção da Face
 
Voltar
 
 
 
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2016    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados