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Retratos com a Canon G12 |
Tirar belos retratos de parentes e amigos costuma ser um dos objetivos quando se compra uma nova digital. A tarefa, nem sempre simples, exige que o fotógrafo
saiba tirar o melhor não apenas da pessoa fotografada, como tamnbém da câmera digital. Para ajudá-lo no que se refere à câmera, vamos dedicar uma página do Câmera
Review para a avaliação da câmera neste quesito que requer especial habilidade.
Observe o comportamento da Canon G12 nos testes dos três diferentes tipos de retratos: com flash, sem flash sob a iluminação residencial
e à luz do dia.
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Retratos com luz artificial, sem flash |
Nem sempre a luz padronizada do flash é desejável e muitas vezes preferimos retratar a luz ambiente. Para
esse tipo de fotografia lembramos que é recomendável utilizar a câmera apoiada em tripé já
que ela deverá aplicar baixa velocidade do obturador, aumentando o risco de fotos tremidas. |
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Balanço do Branco na opção Auto |
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Acima, opção Manual e abaixo, Tungstênio |
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Ao desativar o flash e fotografar sob a iluminação de lâmpadas residenciais de
tungstênio,
a Canon G12 produz retratos com forte tendência ao vermelho (ou rosa escuro), selecionando-se o Balanço do Branco automático ou a opção Tungstênio. Esse tipo de
coloração costuma embelezar os retratos e ser preferível à versão
mais fria, como a criada no modo Manual do Balanço do Branco, demonstrada acima, à direita. Porém, conforme a cor da pele da pessoa retratada, a tinta
vermelha adicionada pela Canon G12 poderá ultrapassar a dose e comprometer o sucesso dos seus cliques. |
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Para evitar o problema sugerimos que você aplique
a opção
Pele Clara, menu Minhas Cores, ou faça a correção manual do Bal. do Branco, conforme demonstramos no final da página. |
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Curioso observar como a opção manual do
Bal. do Branco reage de forma diferente, conforme a situação. Produziu cast
aquecido ao fotografar objetos à luz do dia, como vimos na página anterior. Aqui nos retratos sob luzes residenciais o efeito foi, ao contrário, frio.
Mas é bastante realista
e particularmente nos agradou muito. Também poderá ser utilizada nos seus retratos. |
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Bal. do Branco Auto |
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Bal. do Branco Tungestênio |
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Bal. do Branco Manual |
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Desde o fator ISO 200 notamos nesses retratos granulação formada
por pixels amarelos. É discreta
e não deverá aparecer nas cópias impressas, mas se intensifica e poderá prejudicar as fotos tiradas nos altos fatores ISO, apesar de notarmos
que a Canon G12 controla melhor que a maioria das compactas a produção de ruído. No fator 100 a imagem é perfeita,
mas abaixa muito a velocidade do obturador, dificultando fotos de pessoas: elas terão de ficar imóveis durante o clique ou a foto sairá borrada.
Dificuldades comuns
enfrentadas quando se deseja reproduzir a luz artificial, em vez do flash. |
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Acima, recorte de foto tirada com ISO 100 e abaixo, com ISO 200. |
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Retratos à luz do dia |
Sem flash nem luz artificial, apenas a luz do dia para iluminar nossa modelo, posicionada em ambiente interno, próxima a uma janela. |
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Neste teste tudo muda de figura
e o desafio do fotógrafo se torna
mais simples. Fotografamos com
o
Bal. do Branco Auto e
deixamos a Canon G12
selecionar
o fator da ISO.
Ela aplicou
o mais baixo deles, fator 80, e deu
um show
de nitidez e detalhes.
O cast na pele continua tendendo
para o rosa, mas de forma menos
intensa, e
mais desejável. A exposição é precisa,
não foi preciso ajustar o
brilho (EV ) da foto. |
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Apesar do aspecto ligeiramente suave da imagem, o recorte abaixo de uma das fotos
tiradas neste
teste mostra
a nitidez e capacidade da Canon PowerShot G12
em capturar os mais delicados detalhes. |
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Retratos com flash |
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O flash da Canon PowerShot G12 alcança 7 metros e ela ainda possui sapata para flash externo, caso você planeje
cobrir eventos em ambientes de grande porte. É possível ajustar a intensidade do brilho por meio de EV dedicado.
No modo Auto a câmera aplica ISO 500 (velocidade 1/60 segundo) e produz imagens com pouco ruído e alto nível de detalhes, como
se pode ver no recorte ao lado. |
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Ficamos bastante satisfeitos com a atuação do flash da Canon G12 nos retratos. A iluminação produzida se distribui de forma homogênea
mesmo que você se aproxime da pessoa fotografada. Porém, como vimos nos retratos sem flash, também aqui esta PowerShot adiciona mais tinta vermelha
aos tons de pele que o desejado. A boa notícia é que ela oferece recursos para se controlar os resultados e obter a coloração desejada.
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Olhos vermelhos |
Tivemos muito pouca incidência do efeito de olhos vermelhos provocado pela luz do flash. No caso dele ocorrer, bastam alguns cliques
para você se livrar desse inconveniente, com a foto ainda na câmera. |
Configurações sugeridas pelo Câmera versus Câmera |
Para atenuar a coloração avermelhada produzida pela Canon G12 nos retratos sob luz residencial com ou sem flash, utilizando-se
o Balanço do Branco
em Auto (ou Tungstênio,
sem flash),
mergulhamos nas diversas opções disponibilizadas pela câmera.
A configuração
mais fácil
de aplicar e que produz bons resultados é a Pele Clara, encontrada no menu Minhas Cores. Neste menu, a opção Neutro "quebra" o vermelho da pele, mas
tende para o monocromático, conforme se pode comparar nos recortes abaixo de fotos tiradas com flash. O "pulo do gato", na nossa opinião, é corrigir
manualmente o Balanço do Branco. Para isso, selecione o Balanço desejado e acione o botão em DISP. Com as flexas de direção determine
menos vermelho, mais amarelo, e assim por diante. |
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Fotos com flash, Bal. do Branco Auto: pele avermelhada |
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Minhas Cores na opção Pele Clara: aspecto mais natural |
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Minhas Cores na opção Neutro: tende ao monocromático |
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Correção manual do Balanço do Branco |
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Para a maioria das pessoas que fotografamos, preferimos o aspecto dourado ou bronzeado conseguido corrigindo manualmente
o Balanço do Branco, do que os resultados obtidos nas outras opções. Faça testes para definir qual dessas configurações mais o
satisfaz. |