Canon PowerShot G12
23 de janeiro, 2012 | B. C. Deiró
Retratos com a Canon G12

Tirar belos retratos de parentes e amigos costuma ser um dos objetivos quando se compra uma nova digital. A tarefa, nem sempre simples, exige que o fotógrafo saiba tirar o melhor não apenas da pessoa fotografada, como tamnbém da câmera digital. Para ajudá-lo no que se refere à câmera, vamos dedicar uma página do Câmera Review para a avaliação da câmera neste quesito que requer especial habilidade. Observe o comportamento da Canon G12 nos testes dos três diferentes tipos de retratos: com flash, sem flash sob a iluminação residencial e à luz do dia.

Retratos sem flash

Nem sempre a luz padronizada do flash é desejável e muitas vezes preferimos retratar a luz ambiente. Para esse tipo de fotografia lembramos que é recomendável utilizar a câmera apoiada em tripé já que ela deverá aplicar baixa velocidade do obturador, aumentando o risco de fotos tremidas.

Retrato de manequim loira, sob efeito do Bal. do Branco automático da Canon G12
Bal. do Branco Auto
Retrato de manequim loira, coloração fria produzida pela opção manual do Bal. do Branco da Canon G12
Bal. do Branco Manual e abaixo, Tungstênio

Retrato de manequim loira, sob efeito do Bal. do Branco Tungstênio
Ao desativar o flash e fotografar sob a iluminação de lâmpadas residenciais de tungstênio, a Canon G12 produz retratos com forte tendência ao vermelho (ou rosa escuro), selecionando-se o Balanço do Branco automático ou a opção Tungstênio. Esse tipo de coloração costuma embelezar os retratos e ser preferível à versão mais fria, como a criada no modo Manual do Balanço do Branco, demonstrada acima, à direita. Porém, conforme a cor da pele da pessoa retratada, a tinta vermelha adicionada pela Canon G12 poderá ultrapassar a dose e comprometer o sucesso dos seus cliques.

Para evitar o problema sugerimos que você aplique a opção Pele Clara, menu Minhas Cores, ou faça a correção manual do Bal. do Branco, conforme demonstramos no final da página.

Curioso observar como a opção manual do Bal. do Branco reage de forma diferente, conforme a situação. Produziu cast aquecido ao fotografar objetos à luz do dia, como vimos na página anterior. Aqui nos retratos sob luzes residenciais o efeito foi, ao contrário, frio. Mas é bastante realista e particularmente nos agradou muito. Também poderá ser utilizada nos seus retratos.

Mão contra a parede, cor da pele reproduzida pela Canon G12 sem flash, Bal. do Branco automático
Bal. do Branco Auto
Mão contra a parede, Bal. do Branco Tungstênio
Bal. do Branco Tungstênio
Mão contra a parede, coloração obtida por meio da opção manual do Bal. do Branco da Canon G12
Bal. do Branco Manual

Desde o fator ISO 200 notamos nesses retratos granulação formada por pixels amarelos. É discreta e não deverá aparecer nas cópias impressas, mas se intensifica e poderá prejudicar as fotos tiradas nos altos fatores da sensibilidade ISO, apesar de notarmos que a Canon G12 controla melhor que a maioria das compactas a produção de ruído. No fator 100 a imagem é perfeita, mas abaixa muito a velocidade do obturador, dificultando fotos de pessoas: elas terão de ficar imóveis durante o clique ou a foto sairá borrada. Dificuldades comuns enfrentadas quando se deseja reproduzir a luz artificial, em vez do flash.

Detalhe tamanho natural, região de lábios e cabelo da manequim, sem flash, ISO 100
Acima, recorte de foto tirada com ISO 100 e abaixo, com ISO 200
Detalhe tamanho natural, região de lábios e cabelo, teste de retrato da Canon G12, ISO 200
Retratos à luz do dia

Sem flash nem luz artificial, apenas a luz do dia para iluminar nossa modelo, posicionada em ambiente interno, próxima a uma janela.

Retrato à luz do dia de manequim loira, tirado pela Canon G12 no modo automático
Neste teste tudo muda de figura e o desafio do fotógrafo se torna mais simples. Fotografamos com o Bal. do Branco Auto e deixamos a Canon G12 selecionar o fator da ISO. Ela aplicou o mais baixo deles, fator 80, e deu um show de nitidez e detalhes. O cast na pele continua tendendo para o rosa, mas de forma menos intensa, e mais desejável. A exposição é precisa, não foi preciso ajustar o brilho (EV ) da foto.

Apesar do aspecto ligeiramente suave da imagem, o recorte abaixo de uma das fotos tiradas neste teste mostra a nitidez e capacidade da Canon PowerShot G12 em capturar os mais delicados detalhes.

Detalhe tamanho natural, região de lábios e cabelo, mostra nível de detalhes finos
Retratos com flash
Retrato de manequim morena, cabelo preso, tirado com o flash interno da Canon G12
Ficamos bastante satisfeitos com a atuação do flash da Canon G12 nos retratos. A iluminação produzida se distribui de forma homogênea mesmo que você se aproxime da pessoa fotografada. Porém, como vimos nos retratos sem flash, também aqui esta PowerShot adiciona mais tinta vermelha aos tons de pele que o desejado. A boa notícia é que ela oferece recursos para se controlar os resultados e obter a coloração desejada.
Detalhe tamanho natural, região de lábios da manequim
O flash da Canon PowerShot G12 alcança 7 metros e ela ainda possui sapata para flash externo, caso você planeje cobrir eventos em ambientes de grande porte. É possível ajustar a intensidade do brilho por meio de EV dedicado.
No modo Auto a câmera aplica ISO 500 (velocidade 1/60 segundo) e produz imagens com pouco ruído e alto nível de detalhes, como se pode ver no recorte ao lado.
Olhos vermelhos

Tivemos muito pouca incidência do efeito de olhos vermelhos provocado pela luz do flash. No caso dele ocorrer, bastam alguns cliques para você se livrar desse inconveniente, com a foto ainda na câmera.

Sugestões do Câmera versus Câmera

Para atenuar a coloração avermelhada produzida pela Canon G12 nos retratos sob luz residencial com ou sem flash, utilizando-se o Balanço do Branco em Auto (ou Tungstênio, sem flash), mergulhamos nas diversas opções disponibilizadas pela câmera. A configuração mais fácil de aplicar e que produz bons resultados é a "Pele Clara", encontrada no menu "Minhas Cores". Neste menu, a opção "Neutro" suaviza o vermelho da pele, mas tende para o monocromático, conforme se pode comparar nos recortes abaixo de fotos tiradas com flash. O "pulo do gato", na nossa opinião, é corrigir manualmente o Balanço do Branco. Para isso, selecione o Balanço desejado e acione o botão em DISP. Com as flexas de direção determine menos vermelho, mais amarelo, e assim por diante.

Detalhe tamanho natural, região de lábios da manequim sob efeito do Bal. do Branco automático
Bal. do Branco Auto: pele avermelhada
Detalhe tamanho natural, região de lábios, foto tirada na opção Pele Clara do menu Minhas Cores da Canon G12
"Pele Clara": tom mais natural
Detalhe tamanho natural, região de lábios, foto tirada na opção Neutro do menu Minhas Cores da Canon G12
"Neutro": tende ao monocromático
Detalhe tamanho natural, região de lábios, coloração obtida por meio do ajuste manual do Bal. do Branco
Correção manual do Bal. do Branco

Para a maioria das pessoas que fotografamos, preferimos o aspecto dourado ou bronzeado conseguido corrigindo manualmente o Balanço do Branco, do que os resultados obtidos nas outras opções. Faça testes para definir qual dessas configurações mais o satisfaz.

Review dos Leitores