É bastante comum as câmeras produzirem imagens mais nítidas num extremo da lente e menos nítidas no outro. Não é o caso da Canon G12 que mostra a que veio, quer você fotografe com zoom ou sem.
O cast avermelhado que a Canon G12 aplicou na pele das pessoas retratadas sob luz de tungstênio selecionando-se o modo automático do Balanço do Branco não se repetiu neste teste, realizado sob mesmo tipo de iluminação. Ou seja, conforme o assunto você poderá obter cores muito próximas ao real com o Bal do Branco automático. Apenas se for muito exigente deverá apelar para o Bal. do Branco manual que, maravilha, reproduziu as matizes com perfeição. Tome cuidado com a opção Tungstênio, esta sim, descambou para o vermelho também aqui.
Observe abaixo recortes tamanho natural de imagens JPEG e RAW convertidas para o formato TIFF, tiradas pela Canon G12 com diferentes fatores ISO. Percebe-se discreta granulação desde o fator 200, como mostramos inclusive nos retratos tirados sem flash, mas ela não deverá aparecer nas fotos impressas. Do fator 400 ao 1600, caso você deseje imprimir grandes cópias, poderá ser mais seguro fotografar no formato RAW. No fator 3200 o ruído é intenso, assim como a perda de detalhes e da saturação das cores. Ele deve ser evitado, porque neste caso nem o formato RAW consegue ajudar.
É impressionante a atuação do sistema de estabilização da Canon PowerShot G12. Observe abaixo recorte de fotos tiradas em ambiente interno no final da tarde com a câmera na mão e o estabilizador desativado (OFF), depois com ele ativado (ON). No terceiro recorte, a imagem ideal, tirada com estabilizador e a câmera sobre tripé. Repare que a foto tirada com a ajuda do estabilizador, sem tripé, está praticamente igual à ideal. E essas fotos foram tiradas com a velocidade do obturador em 0,4 segundo, o que é bastante lento.
Comum em câmeras de ângulo largo como a da Canon G12, a distorção geométrica do tipo barril cria uma aparência abaloada, como se o que está nas margens laterias da imagem se encurvasse para o centro dela. Essa distorção se revelou um pouco mais intensa na Canon G12 do que seria de se esperar.
Purple fringing é a distorção cromática que adiciona contorno roxeado (ou de outras cores) nas áreas de fortes contrastes da imagem. Clique aqui para ver como o problema de revelou neste teste, utilizando-se outras câmeras digitais.
Nem neste teste, nem na grande maioria das fotos tiradas com a Canon G12, encontramos sinais desta distorção que possam ser visíveis em fotos reduzidas para exibição pela Internet, ou em cópias impressas.
Apesar de filmar na taxa de 24 frames por segundo, inferior aos 30 frames padrão, é boa a qualidade dos videos HD produzidos pela Canon G12 e, de forma geral, as cenas fluem com naturalidade. As cores são bem saturadas, a imagem límpida, nítida, e o som estéreo. A câmera trava o foco no primeiro frame do filme, assim, o zoom deverá ser ajustado antes e não se alterar durante a gravação ou a imagem ficará desfocada.