Site especializado em análise de câmeras digitais
Pesquisa 

Canon PowerShot G12
Canon PowerShot G12 - Diagonal   Canon PowerShot G12 - Costas   Canon PowerShot G12 - LCD giratório
Data da análise: 23/01/2012 Analisada por  B. C. Deiró
Resolução: 10 megapixels
Zoom óptico: 5x
Tela de LCD: 2,8 polegadas
Preço: Acima de R$ 1.700
Fabricante: Canon
Modelo de Setembro, 2010

Overview
C x C
Imagem 1 - 2 - 3
Conclusão
Especs
Galeria
F. Opinião
Nitidez no ângulo largo x telefoto
  O enquadramento com os vasos mostrado à esquerda, foi capturado por meio do ângulo largo da lente da Canon G12 e depois através do ângulo do telefoto. A mesma nitidez e riqueza de detalhes encontrada nas fotos tiradas pela Canon G12 sem zoom (ângulo largo), se repetiu nas fotos tiradas com zoom (ângulo do telefoto).
Recorte em tamanho original: foto sem zoom Mesmo detalhe, obtido com zoom 5x
É bastante comum as câmeras produzirem imagens mais nítidas num  extremo da lente e menos nítidas no outro. Não é o caso da Canon G12 que mostra a que veio, quer você fotografe com zoom ou sem.
Balanço do Branco, objetos sob luz artificial
O cast avermelhado que a Canon G12 aplicou na pele das pessoas retratadas sob luz de tungstênio selecionando-se o Bal. do Branco Auto não se repetiu neste teste, realizado sob mesmo tipo de iluminação. Ou seja, conforme o assunto você poderá obter cores muito próximas ao real com o Bal. Auto. Apenas se for muito exigente deverá apelar para o Bal. do Branco manual que, maravilha, reproduziu as matizes com perfeição. Tome cuidado com a opção Tungstênio, esta sim, descambou para o vermelho também aqui.
Balanço do Branco Auto Balanço do Branco Tungstênio Balanço do Branco Manual
Nível de Ruído
Observe abaixo recortes de imagens JPEG e RAW convertidas para o formato TIFF, tiradas pela Canon G12 com diferentes fatores ISO. Percebe-se discreta granulação desde o fator 200, como mostramos inclusive nos retratos tirados sem flash, mas ela não deverá aparecer nas fotos impressas. Do fator 400 ao 1600, caso você deseje imprimir grandes cópias, poderá ser mais seguro fotografar no formato RAW. No fator 3200 o ruído é intenso, assim como a perda de detalhes e da saturação das cores. Ele deve ser evitado, porque neste casonem o formato RAW consegue ajudar.
Atuação do estabilizador
É impressionante a atuação do sistema de estabilização da Canon PowerShot G12. Observe abaixo recorte de fotos tiradas em ambiente interno no final da tarde com a câmera na mão e o estabilizador desativado, depois com ele ativado. No terceiro recorte, a imagem ideal, tirada com estabilizador e a câmera sobre tripé. Repare que a foto tirada com a ajuda do estabilizador, sem tripé, está praticamente igual à ideal. E essas fotos foram tiradas com a velocidade do obturador em 0,4 segundo, o que é bastante lento.
Estabilizador OFF Estabilizador ON Estabilizador ON e tripé
Distorção Geométrica
Comum em câmeras de ângulo largo como a da Canon G12, a distorção geométrica do tipo barril cria uma aparência abaloada, como se o que está nas margens laterias da imagem se encurvasse para o centro dela. Essa distorção se revelou um pouco mais intensa na Canon G12 do que seria de se esperar.
  Repare o efeito da
distorção geométrica tipo
barril na foto deste hall.
As paredes e as portas nas
laterais estão visivelmente encurvadas para dentro
da imagem. Veja esta
mesma distorção na página Imagem 1 deste review, em
teste com paisagem repleta
de prédios nas laterais.
Purple Fringing
Purple fringing é a distorção cromática que adiciona contorno roxeado (ou de outras cores) nas áreas de fortes contrastes da imagem. Clique aqui para ver como o problema de revelou neste teste, utilizando-se outras câmeras digitais.
Nem neste teste, nem na grande maioria das fotos tiradas com a Canon G12, encontramos sinais desta distorção que possam ser visíveis em fotos reduzidas para exibição pela Internet, ou em cópias impressas.
Gravação de videoclipes
Apesar de filmar na taxa de 24 frames por segundo, inferior aos 30 frames padrão, é boa a qualidade dos videos HD produzidos pela Canon G12 e, de forma geral, as cenas fluem com naturalidade. As cores são bem saturadas, a imagem límpida, nítida, e o som estéreo. A câmera trava o foco no primeiro frame do filme, assim, o zoom deverá ser ajustado antes e não se alterar durante a gravação ou a imagem ficará desfocada.
Conclusão
B. C. Deiró            
Definimos a Canon PowerShot G12 como uma DSLR-like disfarçada de compacta. Fácil de transportar na bolsa, a câmera vem repleta de recursos para fazer a festa tanto de usuários com maior conhecimento técnico, quanto dos que pretendem apontar e disparar, deixando os ajustes por conta da câmera. Ela traz tudo o que se espera de uma câmera top de linha, além de recursos só vistos nas digitais avançadas: sapata para flash externo, ajuste de dioptrias para que seu visor ocular possa ser utilizado sem óculos, produção de arquivos RAW, etc. Equipada com lente de ângulo largo, seu zoom óptico é modesto e aproxima 5 vezes os assuntos, porém, ela aceita lentes intercambiáveis - outra característica de câmera bridge - para ampliar os poderes desta compacta.
A Canon G12 é fisicamente muito semelhante ao modelo anterior, a Canon PowerShot G11, mas um botão na área frontal (canto superior) facilita a aplicação dos controles manuais e diferencia a Canon G12. A quantidade de pixels de seu sensor pouco se destaca - 10 MP - mas  a qualidade da imagem que eles produzem impressiona, tanto nas fotos à luz do dia quanto em situações de pouca luz, como nas paisagens noturnas. Com ou sem a aplicação do zoom óptico, no modo macro ou normal, a nitidez e a saturação de cores se revelam nas fotos de borda a borda, dando maior liberdade para se fazer e imprimir recortes. Tudo isso, somado à sua ampla gama dinâmica, fazem com que a câmera digital Canon G12 reproduza nível de detalhes superior ao de máquinas equipadas com sensores de mais alta resolução
Nos retratos, os resultados à luz do dia são excelentes. Sob luzes residenciais notamos tendência em avermelhar o tom da pele, porém, em sua vasta gama de recursos, a Canon G12 oferece ajuste não só para corrigir esse cast como para obter a exata tonalidade de pele (ou de qualquer outro assunto) que se deseje. A câmera ainda possui excelente sistema de estabilização de imagens e grava bons vídeos em HD (sem zoom óptico).
Por tudo isso, consideramos que a Canon PowerShot G12 vale o peso (351 gramas!) e o preço (em torno de R$ 2.500,00) que ostenta, representando uma opção intermediária, antes dos usuários se decidirem por sua primeira DSLR.
Sobre os testes
Os testes aplicados pelo Câmera versus Câmera submetem criteriosamente as câmeras às mesmas condições de cena sempre que isto for necessário para validar a comparação dos resultados de diferentes digitais. Pata melhor aproveitar nossas análises, sugerimos aos leitores abrir o site em duas janelas independentes do browser, redimensioná-las horizontalmente posicionando uma janela na metade superior da tela e outra na metade inferior para, desta forma, comparar como cada câmera responde aos testes.


Voltar para a página Imagem-2

Galeria dos Usuários da Canon PowerShot G12: 39 fotos
para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida

Especificações da Canon PowerShot G12

Veja no Fórum de Opinião o que os usuários da Canon PowerShot G12
revelam sobre ela... E se você já utiliza esta digital, dê também a sua opinião
Ir ao Topo
 
   
Todo o conteúdo deste website é de autoria e propriedade do Câmera versus Câmera e está protegido
pela lei dos direitos autorais. Sua reprodução é proibida e sujeita às penalidades da lei. Saiba mais...
Copyright  ©  2006 - 2017    Câmera versus Câmera    Todos os direitos reservados