Construída em plástico rígido com design que proporciona agradável empunhadura, a Canon PowerShot SX120 IS traz diferenciais como lente que aproxima 10x os assuntos e grande tela LCD de 3 polegadas. Munida de controles manuais e automáticos, atende tanto quem deseja decidir sobre a exposição quanto os que preferem fotografar livres de ajustes.
O sensor de 10 MP a diferencia da irmã mais velha, a Canon PowerShot SX110 IS, de 9 MP. É alimentada por 2 pilhas AA e utiliza os cartões de memória SD, de preço competitivo. Possui flash pop-up de alcance padrão, 4 metros, indicado para ambientes de pequeno a médio porte. Sua reciclagem é mais demorada do que gostariam os fotógrafos de eventos sociais, eles ainda terão de cuidar do número de pessoas nas fotos a curta distância, devido ao ângulo pouco largo de sua lente, mais favorável a capturas do que está distante.
Conforme nosso estudo sobre a qualidade da imagem produzida pela Canon PowerShot SX120 IS (veja quadro abaixo), as fotos tiradas com essa câmera impressionam pelo colorido, nível de detalhes e pela precisa exposição, mesmo ao fotografar no modo automático. A ação do redutor de ruído, mais agressiva do que em outras Canon analisadas, é uma das razões que obrigam a limitar o tamanho das fotos impressas para manter sua qualidade, conforme diminui a luz ambiente e se eleva o fator da sensibilidade ISO. Mas em condições normais os resultados são bons, satisfazem seus usuários e fazem desta câmera uma boa opção em sua faixa de preço.
- A Canon SX120 IS produz colorido natural e exposição precisa. Disponibiliza o ajuste da saturação para os que preferem cores mais intensas (5 níveis) e o eficiente iContrast que dosa a luminosidade de fotos de alto contraste.
- No geral as imagens são nítidas e com alto nível de detalhes. A análise minuciosa pelo computador revela que esta nitidez torna-se menos afiada quando o zoom entra em cena, e que o redutor de ruído é mais agressivo que o habitual em câmeras Canon. Isso tudo suaviza os detalhes delicados da imagem, mas não chega a prejudicar a qualidade das fotos impressas tiradas com fator de sensibilidade ISO 200 ou mesmo 400.
- Excelente macrofotografia a 1 cm do assunto, com distorções abaixo da média.
- Bons retratos com flash, baixa incidência de olhos vermelhos - facilmente removíveis na câmera - e agradáveis tons de pele.
- O ruído e os efeitos do redutor nas fotos tiradas com o fator 800 recomendam reduzir pela metade o tamanho das ampliações para manter sua qualidade. Granulação, perda de detalhes e da saturação das cores desaconselha o uso do fator 1600 da sensibilidade ISO.
- Presença de purple fringing (roxeada e esverdeada) e da distorção tipo barril.
O atraso do obturador é imperceptível na Canon PowerShot SX120 IS utilizando-se a técnica do meio-disparo. Após ligada, em aproximadamente 3 segundos ela se prepara para a primeira foto e o intervalo entre elas fica em torno de 2 segundos. O índice do modo sequencial chega a 1,3 fps, modesto mas suficiente para o registro a agilidade da garotada nas quadras. A câmera é capaz de ajustar o foco a cada disparo ao índice de 0,9 fps. Não há limite no número de disparos por série, mas a velocidade cai conforme esse número aumenta
O que deverá impacientar os usuários é a reciclagem do flash, que chega a 12 segundos. Porém, a Canon SX120 IS é das poucas câmeras digitais compactas que possibilita o uso do modo de sequencial em fotos com flash, o que irá ajudar a apressar os disparos, mesmo que com índice inferior ao apresentado nas sequenciais sem flash.
29 fotos para você se inspirar e observar a qualidade da imagem produzida pela câmera digital Canon PowerShot SX120 IS
- Lente de zoom óptico aproxima 10x os assuntos enquanto o padrão é 3x
- Possui estabilizador de imagens para minimizar a produção de fotos tremidas
- Produz boa qualidade de imagem no geral, especialmente em fotos nos baixos fatores ISO
- Grande tela LCD de 3 polegadas, com brilho ajustável em 5 níveis
- A Canon SX120 IS possibilita impressionante macrofotografia a 1 cm do objeto
- Disponibiliza total controle da exposição, com modos de Prioridades
- Foco manual para assegurar a nitidez de objetos a partir de 1 cm de distância da lente
- Detecta até 35 rostos para otimizar ajustes; segue o que for selecionado pelo fotógrafo
- Auto-retrato, aguarda e detecta o novo rosto diante da objetiva, faz ajustes e dispara
- i-Contrast, recurso dedicado a clarear áreas de sombra sem alterar as de brilho
- Reconhece e aplica automaticamente o modo de cena apropriado para diferentes situações
- A câmera detecta e corrige olhos vermelhos na revisão pelo LCD das fotos gravadas
- Vídeos sonoros (640 x 480, 30 fps) de até 4 GB ou 1 hora de duração com zoom digital
- Econômica, tira até 370 fotos por carga de 2 pilhas AA NiMH, segundo a Canon
- Vem com cartão de 128 MB, o que torna menos urgente a compra de um mais robusto
- Aceita o flash externo opcional de Alta Potência HF-DC1 da Canon
- Nitidez suave e ação do redutor de ruído reduzem o nível de detalhes nos altos fatores ISO
- Lente de 36 mm, ângulo pouco favorável a fotos de amplos assuntos a curta distância
- Desprovida de visor ocular, item útil e esperado em câmera do porte da Canon SX120 IS
- A reciclagem do flash pode chegar a 12 segundos
- Não produz fotos na proporção 3:2 que gera impressões no popular formato 10 x 15 cm
- Não exibe histograma ao vivo, apenas para fotos gravadas
- Não dispõe de recursos para a criação de imagens panorâmicas
- Não grava vídeos HD e o zoom óptico só pode ser aplicado antes de iniciar a gravação
- É preciso lembrar de erguer manualmente o flash pop-up para que dispare
- Não possui bracketing, função que aumenta as chances de conseguir fotos bem expostas
- Outros: manual completo apenas em CD; impossível trocar o cartão com a câmera no tripé.
Para facilitar sua pesquisa, confira importantes diferenças entre a Canon PowerShot SX120 IS e suas mais diretas concorrentes, a Sony Cyber-shot DSC-H20 e a Kodak EasyShare Z950, também equipadas com lente de zoom óptico 10x, estabilizador, LCD de 3 polegadas, além de serem desprovidas de visor ocular e pesarem em torno de 250 gramas, assim como a Canon SX120 IS.
- Repare que o modo contínuo Sony passa a perna no das outras, bom para quem se interessa por fotos de ação. Ela perde ponto por não disponibilizar modos de prioridades da abertura do diafragma e da velocidade do obturador.
- O sensor da Kodak permite ampliações maiores, mas ela consome mais energia e é contra-indicada se o objetivo for causar impacto na macrofotografia.
- Na comparação, o ponto fraco da Canon SX120 IS aparece nos filmes: ela não grava na resolução HD, como fazem as outras duas.