Fabricada em plástico rígido na cor preta, menor que algumas concorrentes mas ainda assim confortável na pegada, a Kodak EasyShare Z950, com preço em torno de R$ 1.100,00 oferece atraente custo-benefício. Equipada com lente Schneider de superzoom 10x, grande tela LCD, sensor de 12 MP e estabilizador óptico, pode ser operada por usuários que desejam exercitar controle manuais - com o apoio dos modos de prioridades da abertura e da velocidade - além de esbanjar automação para os que preferem fotografar livres de ajustes. Ainda grava vídeos na HD com zoom óptico.
Segundo nossa experiência com essa câmera, a Kodak Z950 é fácil de usar e tira boas fotos tanto de dia quanto em ambientes fechados ou à noite, respeitando-se o alcance de seu flash. Utiliza os acessíveis cartões de memória SD e vem com bateria que recarrega na câmera. Entre os pontos fracos estão os 12 cm que separa a lente dos objetos e praticamente a tiram do páreo na macrofotografia.
Também o intervalo entre as fotos a contra-indica aos fotógrafos mais afoitos, e o alto consumo de energia recomenda a aquisição de uma bateria extra para você levar, abastecida, em seus passeios ou viagens. O visor ocular seria útil para ajudar a economizar energia.
A qualidade de imagem produzida pela Kodak EasyShare Z950 é boa no geral, e você poderá conferir mais detalhes a respeito no quadro mais abaixo. Destacamos o gerenciamento do nível de ruído: mais eficiente do que temos visto na maioria das digitais, ele permite maior liberdade no uso dos fatores ISO, úteis nas situações com pouca luz ou frente a assunto em movimento.
Tomados alguns cuidados, como em relação à eventual superexposição, acreditamos que a Kodak Z950, forte candidata em sua faixa de preço, tem possibilidades de retornar ótimos resultados e agradar bastante o usuário padrão.
- Produz imagens ricamente coloridas com matizes próximas ao real, cuja saturação se beneficiará, em algumas situações, da configuração "Cor Alta"
- Satisfatório nível de detalhes e de nitidez para uma câmera de superzoom, apesar do problema causado pela alta compressão relatado em Contras (acima) e de suavizar as imagens conforme se eleva o zoom. Neste caso, a opção "Nitidez Alta" será útil.
- Gerenciamento do ruído mais eficiente do que em várias câmeras analisadas. Com isso, a Kodak Z950 possibilita maior liberdade no uso de sua escala ISO: até o fator 1600 poderá ser aplicado para pequena ampliações.
- Eventual tendência à superexposição cria imagens mais claras que o ideal, com perda de detalhes das áreas claras e da intensidade dos tons. Para evitar o problema, sugerimos que, de olho no histograma, você reduza o EV e/ou o fator ISO antes do clique, em especial ao fotografar cenas banhadas por luz intensa.
- Retratos com flash revelam tom de pele natural e baixa incidência do desagradável efeito dos olhos vermelhos.
- Suavidade nas bordas das imagens visível pelo computador.
- Presença da distorção geométrica do tipo barril no ângulo largo, comum em câmeras digitais de superzoom óptico.
- Moderada presença de distorções cromáticas como purple fringing.
A câmera digital Kodak EasyShare Z950 é rápida ao focar os assuntos e o atraso do obturador (shutter lag) pouco perceptível utilizando-se a técnica do meio-disparo. Porém, sua performance deixa a desejar nos outros quesitos, como no tempo que leva, após ligada, para se preparar e disparar a primeira foto.
Segundo a Kodak, o intervalo entre as fotos é de 1,5 segundo, mas percebemos que após 3 disparos ela executa processamentos que podem passar de 8 segundos, com ou sem flash. No modo contínuo, o índice de 1,7 foto por segundo, também limitado a 3 fotos por sequência, é capaz de registrar ágeis lances da garotada nas quadras... torça apenas para que nada importante aconteça nos próximos segundos até que a câmera se refaça para disparar novamente a esta velocidade.
- Sensor de 12 MP - fotos de até 26 x 34 cm, qualidade profissional de impressão
- Lente alemã Schneider-Kreuznach de zoom óptico 10x enquanto o padrão é 3x
- Possui estabilizador óptico de imagens para minimizar a produção de fotos tremidas
- Grande monitor LCD de 3 polegadas e de boa qualidade, com brilho ajustável em 5 níveis
- Controle total da exposição e modos de prioridades da abertura e da velocidade
- A Kodak Z950 produz imagens nítidas com belo colorido e boa qualidade no geral; gerenciamento do ruído mais eficiente do que o visto na maioria das concorrentes
- 17 modos programados, entre eles: Flores, Museu, Crianças, Palco, Pôr do sol, etc.
- O Captura Inteligente detecta faces e o modo de cena apropriado, ajusta foco, ISO, e recruta vários recursos para garantir boas fotos automáticas sob diversas condições de luz
- Perfect Touch: num toque de botão ela clareia áreas de sombra, sem alterar as de brilho
- Flash de alcance ligeiramente acima da média entre as compactas: 5,4 m segundo a Kodak
- Recorta fotos gravadas; transforma frames dos vídeos em pequenas fotos, etc.
- Recurso para criação de fotos panorâmicas com 2 ou 3 quadros, unidos na própria câmera
- Grava vídeos HD de até 29 minutos (ou 80 min., formato VGA) com zoom óptico
- Por meio do botão Share facilita o compartilhamento das imagens
- Ângulo menos largo que o desejado em lentes de superzoom (35 mm)
- Desprovida de visor ocular, opção manual do Equil. do Branco e flash de sincronia lenta
- Performance abaixo da média, com longos processamentos entre as fotos
- Impõe 12 cm de distância na macrofotografia, afastando-se dos closes de maior impacto
- Sem opções de qualidade de compressão para as fotos e as submete a alta compressão gerando arquivos leves mas com sinais de degradação visíveis na análise pelo computador
- A Kodak Z950 tira aprox. 180 fotos por carga da bateria, número abaixo da média atual
- Sem corretivo para olhos vermelhos em fotos gravadas, apesar de evitá-los ao fotografa
- Outros: vem sem cabo AV e sem o manual completo que deve ser acessado no site da Kodak; não tira fotos tamanho VGA; não possui saída HDMI; impossível trocar o cartão de memória com a câmera sobre tripé.
Veja no quadro abaixo importantes diferenças entre a Kodak EasyShare Z950 e duas de suas concorrentes diretas, a Canon PowerShot SX120 IS e a Sony Cyber-shot DSC-H20, também equipadas com lente de zoom óptico que amplia 10 vezes os assuntos, estabilizador óptico e tela LCD de 3 polegadas. Assim como a Kodak Z950 elas pesam em torno de 250 gramas e são desprovidas de visor ocular.
- Repare que o modo contínuo Sony passa a perna no das outras, bom para quem se interessa por fotos de ação. Ela perde ponto por não disponibilizar modos de prioridades
- O sensor da Kodak Z950 permite ampliações maiores, mas ela consome mais energia e é contra-indicada se o objetivo for causar impacto na macrofotografia
- Na comparação, o ponto fraco da Canon aparece nos filmes: ela não grava em HD.
Na comparação entre a Kodak EasyShare Z950 e sua irmã, a Kodak EasyShare Z915, quem leva vantagem é a Kodak Z950, a não ser nos quesitos consumo de energia e bateria: muitos preferem digitais alimentadas por pilhas AA. Confira algumas de suas diferenças.